Início » VARÍOLA DOS MACACOS SE ESPALHA POR PELO MENOS 10 PAÍSES

VARÍOLA DOS MACACOS SE ESPALHA POR PELO MENOS 10 PAÍSES

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: Roger Harris/Science Photo Library/Getty Images


De acordo com levantamento realizado e divulgado pela CNN nesta sexta-feira (20), ao menos dez países confirmaram casos da varíola dos macacos até o momento: Reino Unido, Espanha, Itália, Portugal, Austrália, Bélgica, França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos. A Holanda investiga casos suspeitos.

Casos doença em humanos têm se espalhado principalmente pela Europa após a confirmação do primeiro paciente com a doença no Reino Unido, no dia 7 de maio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), diante do cenário epidemiológico, convocou uma reunião de emergência sobre o assunto.

O paciente primeiro paciente identificado viajou do Reino Unido para a Nigéria, desenvolveu uma erupção cutânea no dia 29 de abril e retornou ao Reino Unido em 4 de maio. A suspeita de varíola dos macacos levou o paciente imediatamente para o isolamento.

Sobre a doença

A doença é causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence à família dos ortopoxvírus, e pode ser transmitido por contato com animais silvestres e exposição a gotículas exaladas. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

Embora uma vacina tenha sido aprovada para a prevenção da varíola, e a vacina tradicional contra varíola também forneça proteção, esses imunizantes não estão amplamente disponíveis no mundo.

Com informações da CNN


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *