COBRA CRIADA
O ex-deputado Federal Henrique Alves sabe que está sendo traído pela cúpula do MDB, trairagem protagonizada pelos primos Garibaldi e Waltinho. Mesmo assim, usou as redes sociais neste sábado para declarar apoio e voto a Garibaldi, se este for candidato ao Senado. Tapa de luva do filho de Aluízio.
CPI NO RN
A possibilidade real de instalação de uma CPI na Assembleia para investigar gastos da governadora Fátima Bezerra durante a Pandemia, não é agradável à cúpula petista no Estado. Afinal, CPI geralmente é palanque para oposição e desgaste para o Governo.
ORIGEM
A governadora Fátima Bezerra não nasceu ontem em Nova Palmeira. Como diz o matuto, ‘é passada na casca do alho’ e sabe a origem da criação de uma CPI contra sua gestão. Tem nome e sobrenome: Ezequiel Ferreira, o presidente dupla face, que comanda o partido cobra de duas cabeças.
ORIGEM II
Fátima Bezerra começou sua carreira política na Assembleia, como deputada Estadual. Portanto, sabe como as coisas funcionam na Casa do Povo. Ela conhece os movimentos e suas origens. Ezequiel é o grande alimentador da CPI para se valorizar e pressionar o Governo. A irmã de Tetê sabe disso e muito mais.
VETERANO
Um dos deputados que mais entende de CPI é Getúlio Rêgo. Excelente argumentador, perspicaz e destemido, o pai de Leonardo tirou o sono de Garibaldi Filho em pelo menos duas CPIs que foram instaladas na Assembleia: Das Almôndegas e da Cosern.
COVID
Por falar em CPI, a da Covid está rendendo contra o Governo Bolsonaro. O ‘recado’ de Flávio Bolsonaro ao chamar Renan Calheiros de ‘vagabundo’, na lata, não foi à toa. O Planalto quer esfriar os trabalhos da Comissão na marra.
FORTE
O presidente Bolsonaro é realmente muito forte e corajoso. O Brasil com mais de 400 mil mortes por Covid, a CPI fuçando as falhas do Governo na compra das vacinas e o presidente vai a Alagoas, é recebido por uma multidão e ainda faz coro chamando Renan Calheiros de vagabundo. Não tem ‘parea’ não.
TRATORAÇO
O futuro político do ministro potiguar Rogério Marinho depende de como o assunto do Tratoraço, o chamado orçamento secreto de 3 bilhões de reais vai ser tratado daqui para frente. Se houver CPI, há um sério risco de Marinho ser atropelado pelos tratores superfaturados.
MUDANÇA
O ministro Fábio Faria anunciou que está de malas prontas para deixar o PSD. O motivo seria o fato do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, migrar do barco Bolsonarista para a oposição. O genro de Sílvio Santos prefere perder a legenda e o amigo, mas não o cargo.
MUDANÇA II
A grande dúvida em relação à mudança de Fábio Faria, do PSD para o PP é sobre a situação do partido no RN. Não há informação confirmada se o pai de Fábio, ex-governador Robinson Faria acompanha o filho na migração partidária.
REAJUSTE
Negativo para o Governo Fátima Bezerra o reajuste de 12% no salário dos auditores fiscais. Independente de ser justo ou não o aumento, a entrada do TCE determinando o recuo do Governo, ganhou ares de ilegalidade. O que já era ruim, piorou.
TRANSPARÊNCIA
Está na hora do Ministério Público cobrar mudanças no Portal da Transparência da Assembleia. O formato atual é feito para dificultar qualquer consulta pública sobre os gastos da Assembleia e dos deputados.
CONFUSO
O deputado Estadual Tomba Farias, líder do PSDB na Assembleia, assume a candidatura ao Governo e diz que não tem medo de enfrentar Fátima nas urnas. O problema é que o presidente de seu partido, Ezequiel Ferreira, aparenta ser da base de apoio à Fátima. E agora? Para onde vai o PSDB na hora da ‘onça beber água’?
MORDAÇA
O deputado Federal General Girão parece não conviver bem com a democracia. Quem pensa diferente dele, recebe ameaça. Foi o caso dos jornalistas Bruno Barreto e Eugênio Bezerra. Aos dois, nossa irrestrita solidariedade.
MORDAÇA II
O efeito mordaça ao contrário, quando o próprio entra na Justiça para ficar calado. É o caso do ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que busca um papel que garanta seu silêncio durante depoimento na CPI da Covid.
URBANA
Além das denúncias de falta de EPIs e protetor solar vencidos, a Urbana vai enfrentar investigação a respeito do formato da licitação, que gerou um prejuízo de mais de 10 milhões de reais aos cofres públicos. Vai feder.
CABO ELEITORAL
A governadora Fátima Bezerra conta com o apoio do ex-presidente Lula para a renovação do mandato. Será seu principal cabo eleitoral. Na verdade, é inegável a força eleitoral e o apelo popular de Lula no RN.