Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Natal suspendeu a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que a suspensão ocorreu por falta de vacinas. Cerca de quatro mil pessoas seguem com a imunização incompleta na capital potiguar.
Além disso, a Prefeitura de Natal afirmou ter solicitado ao Governo do Estado novas doses para imunizar o público que recebeu a primeira dose a partir do dia 7 de maio.
A SMS afirma que os frascos da Coronavac chegam a apresentar até duas doses a menos que o volume previsto. Segundo informações do Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante, cada frasco deveria conter 10 doses.
Por meio de nota, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclareceu que entregou ao longo dos últimos dias todo o quantitativo de doses da Coronavac/Butantan solicitado pelo município de Natal, via formulário, para completar o esquema vacinal dos moradores da cidade.
“A respeito de uma nova solicitação feita pelo município nesta quinta-feira (20) para mais 2.210 doses, alegando uma quantidade menor de doses nos frascos que o indicado pelo fabricante, a Sesap informa que está avaliando como fazer a reposição desta perda técnica apresentada”, detalhou a Sesap.