Início » A 11 DIAS DO FIM, MAIO SE TORNA O MÊS COM MAIS CASOS DE COVID DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA NO RN

A 11 DIAS DO FIM, MAIO SE TORNA O MÊS COM MAIS CASOS DE COVID DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA NO RN

  • por
Compartilhe esse post

A 11 dias do fim, maio de 2021 se tornou o pior mês da pandemia em registro de casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN) divulgados nesta quinta-feira (20). Foram 31.504 novas infecções por coronavírus no estado somente neste mês, o que representa uma média de 1.575 diagnósticos por dia. Até então, o recorde era de março de 2021, quando o RN contabilizou 30.401 casos de Covid-19 (detalhes no gráfico abaixo).

Com a divulgação do último boletim epidemiológico da Sesap nesta quinta, o RN atingiu a marca de 254.479 casos da doença desde o início da pandemia, sendo 1.378 confirmados nas últimas 24 horas. Os óbitos também seguem em um patamar elevado: em média, 23 pessoas morreram diariamente de coronavírus no estado em maio. Ao todo, 5.923 potiguares perderam a vida por causa do vírus.

“O Rio Grande do Norte fez a opção de liberalizar a vida social e a economia para além do parâmetro estabelecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 80% dos leitos ocupados, para justificar essa abertura, essa volta à normalidade. Por outro lado, as pessoas têm cada vez mais confiança de se aglomerar, de ir a locais sem máscara. É o que nós temos visto todos os dias”, detalha o médico epidemiologista Ion de Andrade.

Com alta nas infecções e um platô no número de mortos, a pandemia não dá sinais de arrefecimento no Rio Grande do Norte. A taxa de ocupação de leitos críticos para tratamento da doença varia de 89% a 96% há um mês, de acordo com a plataforma Regula RN. Ainda segundo o monitoramento da Secretaria de Saúde, 669 pessoas permanecem internadas nas unidades públicas do estado. Outras 75 estão na fila para receber o tratamento em um leito crítico.

Dados da pandemia no RN

  • Mortes: 5.923
  • Casos: 254.479
  • Internados (redes pública e privada): 930
  • Suspeitos: 82.191
  • Mortes sob investigação: 1.217
  • Recuperados: 127.103
  • Vacinados: 623.239

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN).

Fonte: Novo Notícias.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *