A pesquisa DataFolha divulgada na última quinta-feira (28) pelo jornal “Folha de S. Paulo” aponta para vitória de Lula em primeiro turno. Além disso, o levantamento mostrou a reprovação do governo Bolsonaro.
Na estimulada, Lula (PT) aparece com 47% dos votos, enquanto que Bolsonaro (PL) marca 29%, em comparação com a pesquisa anterior de junho, houve um crescimento de 1%. Em seguida, Ciro Gomes (PDT) segue com 8% e Simonete Tebet (MDB) com 2%.
André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) atingiram 1%. Diferentemente, Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Segundo o levantamento, pelos números de votos válidos do Datafolha, Lula poderia vencer com 52% no primeiro turno, caso o pleito fosse hoje.
A pesquisa está registrada sob o nº BR-01192/2022 no Tribunal Superior Eleitoral e ouviu 2.556 eleitores em 183 cidades nos dias 27 e 28 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Reprovação de Bolsonaro
Ao avaliar o atual governo, 45% dos entrevistados consideraram a gestão ruim ou péssima. Na última pesquisa feita pela Folha em junho, Bolsonaro tinha 47% de avaliação negativa, o que mostra uma queda tímida da reprovação do governo. Mesmo assim, entre os candidatos à Presidência da República, Bolsonaro é o mais rejeitado com 53%.
Com informações da Folha de São Paulo.