Início » DATAFOLHA: SEM GRANDES MUDANÇAS, LULA SEGUE COM VANTAGEM SOBRE BOLSONARO

DATAFOLHA: SEM GRANDES MUDANÇAS, LULA SEGUE COM VANTAGEM SOBRE BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

Fotos: Charles Platiau/Reuters e Marcelo Camargo/Agência Brasil

A corrida eleitoral para a Presidência em 2022 está estagnada, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantendo larga vantagem sobre Jair Bolsonaro (sem partido) na dianteira da disputa.

Para essa projeção, foram introduzidos novos nomes de candidatos, buscando uma possível “terceira via”, mas não alteraram significativamente o quadro. 

A pesquisa foi feita pelo Datafolha nos dias 13 a 15 de setembro e divulgada nesta sexta-feira (17). Foram ouvidos 3.667 eleitores em 190 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Projeções do DataFolha

O cenário geral sugere que o avanço de Lula nas pesquisas, registrado após uma série de pesquisas, pode ter sido estancado. Da mesma forma, Bolsonaro pode ter estagnado em seu declínio. 

Cenário A

Lula oscila de 46% para 44% e Bolsonaro, de 25% para 26%, numa hipótese em que o candidato tucano é João Doria (SP), que passa de 5% para 4%. Nesse cenário, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro (de 8% para 9%), tudo dentro da margem de erro.

Divulgação/Folha de São Paulo

Cenário B

Quando locado o nome do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o petista vai de 46% para 42%, e Bolsonaro se mantém em 25%. Eduardo Leite (RS) oscila de 3% para 4%. A diferença no cenário com o gaúcho é que Ciro Gomes (PDT) pula de 9% para 12%.

Divulgação/Folha de São Paulo

Cenário Geral 

Os quatro primeiros colocados do cenário fechado ficam onde estão, e um pelotão de nomes ventilados por partidos e políticos recentemente se forma empatado tecnicamente com Doria.

São eles o apresentador José Luiz Datena (PSL, 4%), a senadora Simone Tebet (MDB, 2%), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM, 1%), e o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido, 1%). O senador Alessandro Vieira (Cidadania), que como Tebet tenta a sorte a partir do palanque obtido na CPI da Covid, não pontuou.

Divulgação/Folha de São Paulo

Segundo Turno 

Neste momento, o petista segue sem concorrência nas simulações de segundo turno. Lula supera Bolsonaro por 56% a 31%. No último levantamento, em julho, 58% a 31% foram anotados. Algo que chama a atenção é que o atual presidente, Jair Bolsonaro, perde em todas as projeções de segundo turno, feitas com Ciro Gomes e João Doria.

Divulgação/Folha de São Paulo

*Com informações da Folha de São Paulo


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *