O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou apoio federal para construção do Hospital Municipal de Natal. A declaração foi dada durante o lançou o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 em Natal, rezalizado na manhã desta sexta-feira (17), na praça Gentil Ferreira, bairro do Alecrim.
Queiroga anunciou que o Governo Federal tem interesse em garantir a totalidade dos recursos para viabilizar a obra. “Em breve nós traremos o Hospital Municipal de Natal, para que essa capital possa melhorar mais a assistência à saúde. Então, Álvaro, fica o nosso compromisso aqui”, destacou o ministro. “O prefeito Álvaro Dias (PSDB) tem sido incansável nessa luta e vamos seguir, dialogando com a equipe econômica do Ministério e do Governo Federal para obtermos os recursos necessários”.
O projeto para a construção do hospital está orçado em R$ 100 milhões. Segundo a Prefeitura de Natal, até o momento, estão garantidos R$ 26 milhões em recursos de uma emenda coletiva dos deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte para a obra. Esses recursos, provenientes da emenda coletiva da bancada do Rio Grande do Norte serão utilizados para iniciar o projeto. O prefeito Álvaro Dias informou que buscará o complemento dos investimentos para executar a obra no Ministério da Saúde, bem como indicará recursos do Município.
O Hospital Municipal de Natal deverá ser construído em um terreno da Prefeitura, com 17.976,92m², situado em quadra definida pela Av. Omar O’Grady, Av. dos Xavantes e Rua Lago da Pedra, no bairro Pitimbu.
A unidade será destinada ao atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal, podendo abranger usuários de outros municípios do Estados, com as devidas pactuações previstas pelo sistema.