Início » DIA DO JORNALISTA É CELEBRADO COM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

DIA DO JORNALISTA É CELEBRADO COM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Idealizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil, o Dia do Jornalista é comemorado no dia 07 de abril. Para celebrar a data, a Câmara Municipal de Natal, por iniciativa do vereador Anderson Lopes (Solidariedade), realizou uma sessão solene nesta quinta-feira (07) para entrega da Comenda Senador Carlos Alberto de Sousa em homenagem aos profissionais da notícia. A solenidade destacou personalidades da imprensa, de diversos veículos de comunicação, com a entrega da honraria pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Em seu discurso, o vereador Anderson Lopes destacou que a solenidade entrará para os anais da Câmara Municipal como a primeira na qual a Comenda Senador Carlos Alberto de Sousa foi entregue. “Esta honraria surgiu por meio de um Projeto de Decreto Legislativo do ex-vereador Dinarte Torres, justamente durante a pandemia. E como, durante este período os eventos estavam suspensos, a sessão solene não aconteceu. Após a liberação, o nosso mandato decidiu – com muita honra – assumir esta homenagem pelo respeito e admiração que temos pelo Jornalismo”, pontuou. 

“Profissional que não “desliga”, pois escolheu – por amor e vocação – exercer uma função na qual é impossível viver alheio aos fatos. Profissional que não só transforma acontecimentos em notícias, mas que escreve hoje a história. Isso é um pouco do que é ser jornalista. Acredito que discutir a importância do jornalista em uma sessão que homenageia jornalistas é desnecessário. O que nós precisamos – e aqui falo enquanto vereador e enquanto cidadão – é de valorização da profissão e da relevância dela para nossa sociedade”, afirmou o parlamentar. 

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Alexandre Othon, disse que a lembrança do nome do senador Carlos Alberto de Souza na comenda é justa e oportuna. “Ele foi um grande comunicador que contribuiu para o acesso da população à comunicação. E hoje, no Dia do Jornalista, nada mais simbólico do que recebermos uma distinção que nos incentiva a continuar na busca da informação, que deve ser verdadeira e bem trabalhada”, avaliou.

A jornalista Juliana Manzano, uma das homenageadas da noite, contou que escolheu a profissão na infância. “O jornalismo é apaixonante, dinâmico, enriquecedor. Nos faz conhecer pessoas e oferece a oportunidade de contar histórias. Ainda criança, escolhi seguir essa profissão que muito me honra. E hoje,14 anos depois de receber meu diploma, sigo feliz com minhas escolhas. Então, receber esse reconhecimento do Legislativo natalense, instituição que tão bem me acolheu há oito anos, e por escolha do vereador Anderson Lopes, é muito gratificante”.

Presente na solenidade como uma das homenageadas, a coordenadora de comunicação institucional da Câmara Municipal de Natal, Fernanda Souza, aproveitou para parabenizar os jornalistas que atuam na Casa através da Assessoria de Imprensa , TV Câmara Natal e redes sociais.  “Eu quero dividir esta honraria com todos aqueles que estiveram ao meu lado durante minha trajetória no Jornalismo, especialmente os meus colegas de profissão deste parlamento. Não é fácil transformar leis e projetos complexos em notícias atrativas para a população. Mas com amor e dedicação em meio a essa vida tão corrida e desafiadora, somos reconhecidos pelo profissionalismo.”

Ao fazer uso da palavra, Edesiane Moreno, repórter da TV Câmara Natal, ressaltou a função social dos profissionais da notícia. “Esta homenagem da Câmara Municipal é muito significativa porque representa o reconhecimento do povo natalense ao nosso trabalho. O Jornalismo é uma das bases da democracia e eu tenho muito orgulho por fazer parte desse processo tão importante”, concluiu.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *