Início » EMATER E FUNCITERN DIVULGAM RESULTADO FINAL DO PROGRAMA GENTE DO CAMPO

EMATER E FUNCITERN DIVULGAM RESULTADO FINAL DO PROGRAMA GENTE DO CAMPO

  • por
Compartilhe esse post

A Emater-RN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) divulgaram nesta terça-feira (28/06) a lista final dos selecionados no Edital 001/2022 do Programa Gente do Campo, referente ao preenchimento das vagas remanescentes do processo seletivo realizado no ano passado. A assinatura do termo de compromisso será entre 29/06 e 05/07/2022.

A publicação foi feita no Diário Oficial de hoje, como também nos sites oficiais das instituições: www.emater.rn.gov.br e www.funcitern.org

São sete vagas remanescentes, sendo cinco para técnico agrícola, técnico em agropecuária ou técnico em agroecologia; uma para médico veterinário; e uma para Assistente Social ou Cientista Social ou Sociólogo ou Educador do Campo ou Pedagogo.

Além dessas, foram oferecidas 66 para formação de cadastro de reserva nas seguintes áreas: Assistente Social ou Cientista Social, ou Sociólogo, ou Educador do Campo ou Pedagogo; Engenheiro Agrônomo ou Tecnólogo em Agroecologia ou Ciências Agrárias; Engenheiro de Pesca ou Tecnólogo em Aquicultura; Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária ou Técnico em Agroecologia; Técnico em Cooperativismo; Tecnólogo em Cooperativismo ou Tecnólogo em Gestão de Cooperativismo; Médico Veterinário; Zootecnista; Analista de Sistemas; Audiovisual; e Secretário Executivo.

As vagas são distribuídas entre os Núcleos Estratégicos de Ater (NEAs) pelo Rio Grande do Norte e o Escritório Central de Natal, a depender da formação do candidato.

Para as sete vagas remanescentes, os aprovados como educandos-bolsistas de nível médio serão matriculados no curso superior em Tecnólogo em Agroecologia pela Uern, desenvolvendo as atividades acadêmicas pelo período de 38 (trinta e oito) meses, onde cursarão e deverão fazer jus ao título de Graduação de Tecnólogo em Agroecologia pela UERN.

Os selecionados com formação em nível superior terão atividades durante 14 meses, realizando o curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar também pela Uern.

O valor mensal da bolsa para o nível médio será de R$ 1.200,00 e, para o nível superior, de R$ 2.000,00. A seleção ocorreu por meio de análise curricular e entrevista.

FORMAÇÃO – O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *