O Consórcio Nordeste e o Banco do Nordeste do Brasil estão criando, em conjunto, um grupo de trabalho com o propósito de alavancar alternativas que facilitem meios de financiamento de projetos que tenham como base o desenvolvimento tecnológico na região Nordeste. Para isso, o foco é inovação.
A ideia foi discutida nesta semana durante evento realizado em Fortaleza, no Ceará, com o presidente do BNB, Paulo Câmara, e representantes da Câmara Técnica de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste.
Presidente do Consórcio Nordeste, a governadora Fátima Bezerra destaca a importância de investimentos e financiamentos de pesquisas para a promoção da inovação tecnológica, especialmente no Nordeste do país, que historicamente é visto como um centro de captação de mão de obra, mas que há alguns anos vem se firmando enquanto região que produz muita pesquisa.
“Temos algumas das melhores universidades e institutos de pesquisa do país, cujos pesquisadores produzem muita ciência e tecnologia, oferecendo aos mais diversos segmentos da sociedade não apenas a tecnologia, mas algo que seja até mesmo inclusivo e com elevado potencial para levar essas ferramentas de maneira mais plural possível”, disse a presidente do Consórcio Nordeste.
“O Banco do Nordeste tem todo interesse em colaborar com os estados e municípios nessa agenda. Precisamos de um trabalho conjunto focado no desenvolvimento da região para que as oportunidades cheguem. Essa agenda não se faz sem ciência, inovação e tecnologia”, acrescenta o presidente do BNB.
Durante o encontro, o diretor do BNB, Aldemir Freire, enfatizou iniciativas do banco em apoio à ciência e à inovação, como o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), que disponibiliza recursos financeiros não reembolsáveis para projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e difusão tecnológica. Os recursos são anuais e possuem ênfase nos setores produtivos. No último edital, lançado em 2023, foram disponibilizados R$ 20 milhões por meio do fundo.
“O Consórcio Nordeste trabalha exatamente para, através dessas parcerias, criar um ambiente capaz de atrair empreendedores e investimentos. A região vem se destacando e a chegada de um parceiro como o Banco do Nordeste se soma, inclusive, a incentivos que alguns dos nossos estados já oferecem”, disse Fátima.
“E não é apenas isso. A expertise do Banco do Nordeste também pode ajudar a enxergar quais devem ser as prioridades e direcionar de forma mais eficiente os investimentos”, destaca a governadora do RN. Ela ainda acrescentar o papel do Consórcio Nordeste na articulação para a convergência de interesses de cada um dos nove estados, sem com isso perder de vista as necessidades inerentes a cada estado.
Fátima Bezerra ainda falou sobre a importância de a ciência poder contar com o Banco do Nordeste enquanto agente financeiro. “O BNB tem ampla visão estratégica de desenvolvimento econômico e de mercado. Essa parceria trará mais desenvolvimento à região, projetando os estados à condição de emissores de inovação tecnológica às demais regiões do Brasil”, pontuou.
Sobre o Consórcio Nordeste
Criado em 2019, o Consórcio Nordeste é um instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil. A iniciativa visa atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, funcionando como uma ferramenta de gestão e articulador de pactos de governança.
Entre suas atividades estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação em nível internacional.