Início » LULA LIDERA CORRIDA PRESIDENCIAL COM 55,21%. FLÁVIO BOLSONARO TEM 25,44%

LULA LIDERA CORRIDA PRESIDENCIAL COM 55,21%. FLÁVIO BOLSONARO TEM 25,44%

  • por
Compartilhe esse post

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança isolada da corrida pela Presidência da República entre os eleitores do Rio Grande do Norte, segundo a mais recente pesquisa do Instituto DataVero, realizada em parceria com o Diário do RN, divulgada nesta quinta-feira (10).

No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula registra 55,21% das intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado, o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 25,44%.

Na sequência, Escritor Augusto Cury (Avante) soma 5,44%, seguido por Ronaldo Caiado (PSD), com 1,81%, Renan Santos (Missão), com 1,30%, e Romeu Zema (Novo), com 0,50%.

Também foram citados Samara Martins (UP) e Clariana Barão (DC), ambos com 0,16%; Rui Costa Pimenta (PCO), com 0,10%; Veterinária Wilson Grassi (Democracia Cristã), com 0,06%; e Edmilson Costa (PCB), com 0,05%. Hertz Dias (PSTU) e Leonardo Avalanche (PRTB) não pontuaram.

Entre os entrevistados, 4,02% disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 5,77% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto.

Flávio Bolsonaro é o nome mais rejeitado entre os eleitores com 49,71%
A pesquisa também aferiu a rejeição dos possíveis candidatos à Presidência. Nesse cenário, Flávio Bolsonaro lidera com 49,71%, sendo o nome em que os eleitores afirmam que não votariam “de jeito nenhum”.

Lula aparece em segundo lugar, com 31,01% de rejeição.

Os demais candidatos registram índices inferiores a 1%: Ronaldo Caiado (0,74%), Escritor Augusto Cury (0,69%), Edmilson Costa (0,31%), Clariana Barão e Rui Costa Pimenta (0,16% cada), Renan Santos (0,15%), Zema (0,11%), Hertz Dias (0,10%) e Leonardo Avalanche (0,09%).

Veterinária Wilson Grassi não registrou rejeição.

Outros 8,30% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder, enquanto 7,91% disseram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados. Já 0,52% afirmaram que votariam em qualquer um dos candidatos.

Pesquisa mostra crescimento de Escritor Augusto Cury
Na comparação com o levantamento divulgado pelo Instituto DataVero em 28 de agosto, o cenário eleitoral no Rio Grande do Norte permaneceu praticamente estável, com oscilações dentro da margem de erro de 2,53 pontos percentuais para os dois principais candidatos.

Lula passou de 54,38% para 55,21%, crescimento de 0,83 ponto percentual. Já Flávio Bolsonaro variou de 25,60% para 25,44%, oscilação negativa de 0,16 ponto percentual.

Entre os demais candidatos, Ronaldo Caiado passou de 1,99% para 1,81%, enquanto Renan Santos manteve estabilidade, variando de 1,31% para 1,30%. Romeu Zema recuou de 1,80% para 0,50%.

O principal movimento do levantamento foi o crescimento de Escritor Augusto Cury, que passou de 0,95% na pesquisa anterior para 5,44% nesta rodada.

Também houve redução no percentual de eleitores que disseram votar em branco ou anular o voto, índice que caiu de 9,42% para 5,77%. Já os que não souberam ou não responderam oscilaram de 4,36% para 4,02%.

dados da pesquisa
A pesquisa DataVero/Diário do RN entrevistou 1.500 eleitores em municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 6, 7 e 8 de setembro de 2026. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-00919/2026 e RN-08285/2026.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *