O ex-deputado Fernando Mineiro é o secretário Extraordinário para gestão de Projetos e Metas do Governo Fátima Bezerra. É o responsável pela execução do Governo Cidadão, projeto que recebe dinheiro do Banco Mundial para projetos de desenvolvimento no RN.
No Diário Oficial do final de março desse ano, Mineiro assinou contrato com RCI CONSULTING – CONSULTORIA ADMINISTRACAO E PARTICIPAÇÕES LTDA, no valor quase 9 milhões de reais (R$ 8.894.000,00 (oito milhões e oitocentos e noventa e quatro mil reais). Inevitavelmente, o valor chama a atenção. Afinal de contas, mesmo sabendo que são recursos do Banco Mundial e não do Tesouro Estadual, são quase 9 milhões de reais.
Outro detalhe chama a atenção: O objeto do contrato milionário: “Aquisição de Solução integrada de Informação Analítica, composto por Appliance para data Analitics e Ferramenta de Mineração de Dados e Análise Preditiva”. Entendeu? Nem eu. Na verdade, essa ‘reca’ de palavra esquisita deve realmente valer os 9 milhões. Será? Sherloquinho perguntou a um curioso de tecnologia e ele disse que todo esse palavreado bonito e esquisito, pode ser traduzido por Tecnologia da Informação, que poderia ser contratada no Instituto Metrópole Digital, braço tecnológico da UFRN. Mas, Sherloquinho pode estar enganado. Mineiro é muito sabido e não se enganaria num contrato tão elevado.
A empresa de Consultoria que vai receber 9 milhões do Governo Fátima Bezerra funciona em quatro salas de um prédio comercial de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.