As manifestações a que o presidente Jair Bolsonaro vem participando tem deixado autoridades brasileiras preocupadas. Em entrevista à colunista Carolina Brígido do UOL, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que nos últimos meses tomou para si o papel de defesa do STF que tem sido cada vez atacado por Bolsonaro e seus apoiadores demonstra sua preocupação com a situação atual.
Na videoconferência com a colunista, “Fachin diz que está preocupado com o ressurgimento do populismo no Brasil. Acredita que o momento é difícil e grave. E considera lamentável a participação de Bolsonaro em manifestações que pedem o fechamento do Supremo”.
Na matéria publicada pelo UOL diz “Para Fachin, é um atentado contra a democracia a fala de Bolsonaro de que não aceitará qualquer resultado nas urnas que não seja a sua vitória. Mas o ministro não reserva apenas críticas ao mandatário. Ele concorda com a proposta de Bolsonaro de restringir à Justiça o poder de remover conteúdos e usuários de redes sociais”.
Sobre a situação atual, declarou que
“Creio que o Brasil vive uma hora difícil e grave. Nós teremos um bom teste para as instituições democráticas nos próximos meses e nos próximos tempos”,
Fachin.