Nesta segunda-feira (16), o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM/MG) emitiu uma nota afirmando que o Congresso não permitirá retrocessos e que os verdadeiros patriotas são aqueles que querem unir o país e não dividir.
“Portanto, é recomendável, nesse momento de crise, mais do que nunca, a busca de consensos e o respeito às diferenças. Patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo”, declarou Pacheco.
A declaração acontece em meio à crise institucional entre o Poder Executivo e Judiciário. O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Ele até ameaçou pedir o impeachment dos dois no Senado Federal.
A ofensiva de Bolsonaro sobre o STF começou depois de defender o voto impresso nas eleições de 2022, que foi uma proposta derrotada no plenário da Câmara dos Deputados. Pacheco já se disse contra a essa proposta e ressaltou na nota de hoje.
“Os avanços democráticos conquistados têm a vigorosa vigilância do Congresso, que não permitirá retrocessos”, apontou.
Na visão do presidente do Senado, é fundamental, neste momento, diálogo entre os poderes e não é possível abrir mão disso. “Fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao país”, concluiu.