A imprensa internacional ocupou grandes espaços para noticiar o movimento popular registrado pelas ruas de várias cidades cubanas, inclusive Havana, com repercussão por todo o mundo, pois desde que o revolucionário Fidel Castro derrubou o regime de Fulgencio Batista através do Movimento 26 de julho, não havia mobilização do povo em Cuba para contestar qualquer insatisfação.
Na movimentação desse domingo (11), a população foi às ruas gritando palavras de ordem “Abaixo a ditadura! ”, “Não temos medo”, enquanto exigiam vacinas, comidas e o fim dos constantes apagões registrado por todo o país. Segundo a revista Crusoé, o ditador Miguel Diaz acusou os Estados Unidos de serem responsáveis pelos atos: “Estamos convocando todos os revolucionários do país, todos os comunistas, a irem às ruas onde existirem esforços para produzir essas provocações”.
Enquanto o movimento cubano tomava conta da imprensa internacional, em sua mensagem espiritual de hoje, com pouco mais de 3 minutos de duração o padre Antônio Murilo, vigário de Parnamirim, fala do povo oprimido, em estratégias e até assegura que os norte-americanos estão dominando a América Latina.