Início » ROSMARINUS: RECEITA FEDERAL APREENDEU 8 TONELADAS DE PRODUTOS FALSIFICADOS NO BAIRRO DO ALECRIM, EM NATAL

ROSMARINUS: RECEITA FEDERAL APREENDEU 8 TONELADAS DE PRODUTOS FALSIFICADOS NO BAIRRO DO ALECRIM, EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

A Receita Federal deflagrou nesta quinta-feira (30) a Operação Rosmarinus, com o objetivo de repreender o contrabando e descaminho no Alecrim, maior bairro comercial de Natal. A ação contou ainda com apoio da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com informações da Receita, 15 lojas foram alvo da operação. Os estabelecimentos encontram-se nas avenidas Presidente Quaresma, Coronel Estevam, Leonel Leite e Presidente Bandeira

Nesta sexta-feira (1º) foi divulgado o balanço da operação. Foram apreendidos 8 toneladas de produtos falsificados, avaliados em cerca de R$ 3 milhões.

Segundo a Receita Federal, as lojas alvo da operação são de médio porte que se dedicam essencialmente à comercialização de mercadorias falsas. Descaminho é a prática de fraude ao pagar tributo nos atos de entrada, saída ou consumo de mercadorias não proibidas no país, mas de origem estrangeira. Já o contrabando, é a importação de mercadorias proibidas no país, ambos considerados crimes.

“A ação evita a circulação em território nacional de produtos potencialmente nocivos à saúde, inibindo a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalado”, informou a Receita, que divulgou também que as as principais irregularidades encontradas foram a falta de selo de garantia do Inmetro nos brinquedos e importações ilegais.

O nome da operação, Rosmarinus, faz referência  a um gênero botânico da família Lamiaceae, que inclui o alecrim, em alusão ao nome do bairro.

*Com informações do G1 RN


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *