Início » CAMPANHA OUTUBRO ROSA NO RN TERÁ SEMANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER

CAMPANHA OUTUBRO ROSA NO RN TERÁ SEMANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

No mês de outubro, tradicionalmente, as atenções voltam-se para a campanha que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce na prevenção do Câncer de Mama. Pensando nesse mês, o governo do Rio Grande do Norte preparou uma série de ações sobre o tema. A programação do Outubro Rosa no estado inclui uma Semana para Prevenção e Promoção da Saúde da Mulher.

Sobre a programação, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) farão Cirandas Regionais de 13 de outubro a 16 de novembro. O objetivo é realizar uma escuta qualificada das mulheres; mapear suas necessidades em saúde, além de estimular os municípios a elaborarem os seus Planos Municipais de Atenção Integral a Saúde da Mulher.

A quarta região de saúde, com sede em Caicó, será a primeira a receber a Ciranda, no dia 13 de outubro, encerrando com a 1ª região de saúde, em São José de Mipibu, no dia 16 de novembro.

Semana da Prevenção e Promoção da Saúde da Mulher

Para ampliar o acesso do público feminino e estimular a realização de exames preventivos e orientações às mulheres, acontece a Semana da Prevenção e Promoção da Saúde da Mulher, de 22 a 29 de outubro.

O obejtivo é garantir, em todo o estado,  a equidade nas atividades, pensando em todas as especificidades do público, mulheres quilombolas, indígenas, trans, bissexual, em situação de rua e privadas de liberdade.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS), serão 1.130 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022 em todo o Estado do RN, com um risco estimado de 61,85 casos para cada 100 mil mulheres. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Outubro Rosa em Natal

A Câmara Municipal de Natal, em parceria com o grupo Reviver, lançou nesta quinta-feira (30), a campanha Outubro Rosa. Na ocasião, foram anunciadas as ações que serão desenvolvidas pela Frente Parlamentar da Mulher ao longo do mês, que incluem mutirão gratuito de mamografias e campanha de arrecadação de lenços, que acontecerão na casa.

OUTUBRO ROSA: CÂMARA DE NATAL LANÇA CAMPANHA E RECEBE MUTIRÃO DE MAMOGRAFIAS


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *