
Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal participaram, na manhã desta segunda-feira (17), de um encontro com a diretoria e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RN. Realizado na sede da Agência Sebrae Grande Natal, o evento teve como objetivo apresentar aos gestores municipais oportunidades de parceria com a instituição para estimular o crescimento dos negócios locais.
A iniciativa integra uma agenda estratégica do Sebrae-RN em todo o estado, com encontros já realizados nas regiões do Trairi, Agreste e Seridó Oriental. Com a eleição de novos prefeitos e a renovação de alguns mandatos, o Sebrae busca fortalecer a aproximação com as prefeituras para apoiar diretamente os cidadãos que desejam empreender.
O evento contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Itamar Manso; do superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; do diretor técnico, João Hélio Cavalcanti; e do diretor de operações, Marcelo Toscano, além da equipe do Sebrae-RN e dos representantes municipais.
As reuniões têm como foco apresentar aos gestores públicos soluções que o Sebrae oferece para fortalecer a administração municipal, incluindo projetos da Agência Sebrae na região, iniciativas para aprimorar a gestão pública e ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas pelo IALab, hub de inteligência artificial do Sebrae-RN.
“O Sebrae-RN tem como missão impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios e, consequentemente, fortalecer a economia dos municípios. Nossa iniciativa de aproximação com os prefeitos da Grande Natal, apresentando ações que possam contribuir com a gestão, reforça esse compromisso, criando um canal direto para oferecer soluções, programas e oportunidades capazes de transformar a realidade local”, afirmou Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN, na abertura do evento.
Entre as iniciativas apresentadas, destacam-se o papel estratégico das Salas do Empreendedor como ponto de apoio para a formalização e o crescimento dos pequenos negócios, além de projetos voltados à gestão pública, como o Cidade Empreendedora, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e o Sebrae Pro Catadores.
De acordo com Cátia Lopes, gerente da Unidade de Políticas Públicas, o programa Cidade Empreendedora, objetiva transformar a gestão municipal por meio do incentivo ao empreendedorismo. Em 2024, o projeto atendeu 50 municípios e impactando 20 mil pessoas com treinamentos e ações voltadas ao desenvolvimento local.
Outro tema de destaque foi a oportunidade de capacitação gratuita em inteligência artificial para servidores municipais e agentes de desenvolvimento. Também foram apresentadas soluções tecnológicas como o Engajaí, chatbot de IA que opera no WhatsApp para auxiliar a gestão pública na identificação de problemas que impactam a população, e o Datalab, estrutura voltada à análise de dados e apoio à tomada de decisão das prefeituras.