Início » Arquivos para 9 de abril de 2024, 20:11h

abril 9, 2024


PROJETO QUE CRIA O PROGRAMA POLUIÇÃO ZERO NAS PRAIAS DE NATAL É APROVADO

  • por
Compartilhe esse post

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (09), a Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei n° 238/2022, apresentado pelo vereador Milklei Leite (PV), que institui o Programa Poluição Zero nas praias de Natal. A matéria segue agora para sanção do Executivo. 

O programa disposto tem por finalidade principal combater a poluição nas suas diversas formas e, consequentemente, à degradação paisagística. “Esse nosso projeto veio no momento oportuno, tendo em vista o acontecido neste último final de semana na praia de Miami. Uma quantidade de lixo preocupante. Então, nesse sentido, o projeto simplesmente quer regular, fiscalizar e também dar uma atenção para que as pessoas possam cuidar do próprio lixo”, disse o vereador.

O tema e as consequências do lixo jogado nas praias, especificamente o acontecido pós-evento em Areia Preta, também foram abordados no pequeno expediente pelos vereadores Robson Carvalho (União Brasil), Felipe Alves (União Brasil) e Robério Paulino (PSOL). 

Em seguida, o plenário deu parecer favorável, também em segunda discussão, ao PL Nº 621/2022, de autoria do vereador Preto Aquino (PODEMOS), que cria a avaliação da qualidade da água armazenada em caixas d’água, cisternas e bebedouros nos estabelecimentos de ensino municipal. 

“Acredito que é muito difícil, independentemente da prefeitura, ter dentro do seu cronograma esse trabalho específico, de inspecionar os locais que são realmente usados diariamente para armazenamento da água. Então, através da Secretaria Municipal de Saúde, queremos expandir, fiscalizar e cuidar de todos os locais onde são armazenados a água para o uso diário dos alunos”, destacou o vereador. 


Compartilhe esse post

CÂMARA PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE PARA SERVIDORES

  • por
Compartilhe esse post

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Câmara Municipal de Natal promoveu nesta terça-feira (9) uma ação de promoção e prevenção à saúde para os servidores e colaboradores, na Escola do Legislativo Wilma de Faria.

Na ocasião, foram oferecidos serviços de práticas Integrativas, como acupuntura, auriculoterapia, massagem, ventosas, Teste de Glicemia (HGT), aferição de pressão arterial e orientações de saúde.

“Com o apoio do presidente da Casa, vereador Eriko Jácome, buscamos trazer uma manhã de saúde para os funcionários e colaboradores, visando aliviar a tensão do dia a dia no ambiente de trabalho para se sentirem estimulados a desenvolver suas funções com mais equilíbrio”, disse a coordenadora do ambulatório da Câmara, Jurema Marinho.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares – Cerpic. “É importante esse tipo de cuidado integrativo com os profissionais, que precisam ter o físico e o emocional equilibrados. Por isso trouxemos terapias manuais, acupuntura e florais”, explicou a diretora do Centro, Magda Dantas.

Os servidores elogiaram a ação e demonstraram satisfação com os serviços oferecidos. “Foi um momento que nos trouxe tranquilidade em meio à correria do trabalho, das nossas funções. Estamos gratos por a Câmara nos proporcionar momentos como esse que nos trazem paz interior e espiritualidade”, destacou a servidora Islana Victória.


Compartilhe esse post


+POLÍTICA POR TÚLIO LEMOS

  • por
Compartilhe esse post

DECISÃO
A cada diz que passa, o silêncio do prefeito Álvaro Dias parece incomodar muita gente. O pai de Adjuto não fala, mas tem uma ‘reca’ de gente querendo falar por ele sobre a posição que o prefeito vai tomar em relação ao pleito de outubro.

FATO NOVO
A realidade é que a ansiedade de muitos em relação ao apoio do prefeito Álvaro Dias é porque é o fato novo da presente pré-campanha eleitoral, com força para definir rumos e impactar o quadro.

DEFINIÇÃO
A posição de Álvaro Dias impacta duas candidaturas já postas, a de Carlos Eduardo e a de Paulinho Freire. Com Álvaro Dias no palanque de Carlos Eduardo, o filho de Agnelo ganha combustível para levar a parada no primeiro turno.

DEFINIÇÃO II
Caso Álvaro Dias resolva apoiar Paulinho Freire, juntamente com 20 vereadores, desidrata Carlos Eduardo e garante vaga para o marido de Nina no segundo turno.

DEFINIÇÃO III
Com Carlos Eduardo, se ganhar, foi o candidato que venceu e Álvaro só apoiou porque não tinha outra alternativa viável. Com Paulinho, se vencer, só ocorreu porque Álvaro apoiou. São duas situações diferentes para o prefeito definir. A terceira, é Álvaro apoiar Joanna Guerra com chapa puro sangue. Se ganhar, foi o grande vitorioso; se perder, a candidata era desconhecida e novata.

COMÉRCIO
Sherloquinho diz que há uma candidata na grande Natal que fez um verdadeiro comércio para atrair candidatos a vereador. O preço da filiação era R$ 200 mil e envolvia dois deputados estaduais como patrocinadores e um empresário da limpeza.

COMÉRCIO II
A candidata se empolgou tanto com os patrocínios que já está loteando a Prefeitura. A iluminação de led vai para uma empresa do Rio Grande do Sol, o lixo fica com o rapaz das abelhas que ajudou a pagar a conta dos vereadores, as secretarias são divididas entre parlamentares, um do ouro, outro dos alegres montes.

NEGOCIAÇÃO
Ainda segundo Sherloquinho, os dois deputados visitam empresários com uma pesquisa batizada debaixo do braço e pedem o real em forma de apoio, com compromisso de ser retribuído generosamente no futuro. É um povo corajoso e a candidata tá feliz da vida com o progresso das atividades que podem virar trampolim para sua possível vitória.

DECIFRA-ME
A coluna recebeu um texto em código sobre a eleição de Natal: “Jogador bateu o tiro de meta…(A). Meio de campo dominou com serenidade consciente de sua capacidade, deu uns dribles necessários e lançou na cara do gol (C). O zagueiro atordoado estimula a sua torcida invadir o campo… e o goleiro desestimulado apenas assiste… Aí o jogador que veio da defesa com segurança.. tem a bola aos seus pés!! Vitória!!”

BILIONÁRIO
Eita Brasil vei de ponta cabeça. Um bilionário de extrema-direita que abriga todo tipo de criminoso em sua rede social para ganhar dinheiro, resolve peitar a Justiça do Brasil como se aqui fosse o quintal de sua empresa. O pior é que imediatamente ganha admiradores que pensam igual a ele e ainda ousam falar em liberdade de expressão.


Compartilhe esse post

GIANN, IRMÃO DE BG SE FILIA AO PL E VEM FORTE NA NOMINATA PARA VEREADOR

  • por
Compartilhe esse post

Na reta final das filiações dos candidatos que vão concorrer ás eleições de outubro, um nome chamou atenção, o de Giann Oliveira, irmão do comunicador Bruno Geovani (BG), que teve a ficha de filiação abonada pelo presidente do partido no RN, o senador Rogério Marinho.

“O Partido Liberal busca soluções inteligentes para os desafios que enfrentamos com transparência, a ética e compromisso com a justiça social e acredito que é isso que buscamos para nossa cidade”, disse Giann.

Ao longo de sua vida profissional, Giann Oliveira teve experiências bem-sucedidas no ramo empresarial, nas áreas de medicamentos, materiais de limpeza e escritório, onde desenvolveu habilidades de liderança e inovação.

Há alguns anos, Giann resolveu se dedicar exclusivamente à gastronomia, que sempre foi uma grande paixão. Chef na Pimenteria Gourmet, Giann é reconhecido regionalmente por seu talento e dedicação.

A família tem um papel muito importante para Giann. Filho do ex-vereador Assis Oliveira e de dona Zilma, Giann é irmão de Flávio Pisca, do comunicador Bruno Giovanni (BG), e de Rodrigo (Bocão). Casado há duas décadas com Luciana Coutinho, Giann é pai de João Vítor e Giovanna.

“Minha família e meu principal combustivel em tudo que faço. Acho que isso também contribuiu para que eu me juntasse a um time que promove igualdade e busca construir um mundo melhor para todos nós” finalizou Giann.


Compartilhe esse post

WALTER ALVES QUER VICE DO MDB NA CHAPA COM NATÁLIA BONAVIDES EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) conversou com a equipe de reportagem do Diário do RN, sobre a organização do partido para as eleições municipais de 2024 e alianças questão sendo formadas para chapa majoritária. Leia a entrevista na íntegra:

DIÁRIO DO RN: Como está o trabalho do MDB para as eleições de outubro aqui em Natal?
WALTER ALVES: “Olha está caminhando muito bem. O vereador Luis Carlos vem como aquele velho ditado que ‘o bom filho a casa torna’. É uma nominata muito forte que a gente está montando com Júlio Protásio, ex-vereador, que é o presidente do MDB em Natal e a vereadora Ana Paula, que está se filiando ao MDB. Uma candidata forte e estamos conversando com a pré-candidata a prefeita Natália Bonavides”.

DIÁRIO: Existe a possibilidade o MDB compor com o PT na majoritária indicando um (a) vice para Natália?
WALTER: “Nós estamos conversando. Já aconteceram umas duas conversas com a governadora e não entramos ainda em detalhes com relação a isso. Estamos na fase de debates, vamos ouvir o partido, ouvir a deputada, ouvir a todos para que a gente possa ter um nome para compor para caminharmos juntos”.

DIÁRIO: Em alguns municípios, como Apodi, o MDB não anda ao lado do PT. Como os partidos convivem com essa realidade?
WALTER: “É, na maioria dos municípios nós estamos caminhando juntos. É claro que na eleição municipal prevalece muito a realidade local. Então, ‘aqui ou acolá’ existe uma certa dificuldade, mas no contexto geral é uma relação muito boa com o MDB, com o PSDB, com o PT, com o PP do deputado João Maia, com o PDT”.

DIÁRIO: Por que o senhor não concordou com a desfiliação do deputado estadual Adjuto Dias do MDB?
WALTER: “Adjuto Dias ele, repentinamente, quer sair do partido. Inclusive, houve a decisão da justiça, do TRE, negando essa desfiliação porque ele foi eleito pelo MDB, com o apoio do prefeito MDB, no horário eleitoral do MDB, com todo apoio do MDB e, de repente, ele quer mudar para outro partido para o projeto pessoal dele”.

DIÁRIO: Isso funciona também como estratégia do MDB para doutor Tadeu terminar vencendo por W.O por não ter oposição em Caicó?
WALTER: “A gente vai estar ajudando aquele que nos ajudou. Doutor Tadeu, em Caicó, foi correto conosco na eleição passada e a gente vai retribuir numa parceria com o presidente da Assembleia, com o deputado e com a nossa governadora”.

DIÁRIO: Pensando em 2026, o senhor pretende (pensa) em disputar para o governo?
WALTER: “É muito cedo para falar nisso. A gente ainda está na pré-campanha de 2024 e vai ter a pré-campanha 2026 para conversar”.


Compartilhe esse post

APÓS JANELA PARTIDÁRIA, UNIÃO BRASIL GANHA CHAPÃO EM NATAL E MOSSORÓ

  • por
Compartilhe esse post

O período de permissão para mudanças partidárias dos vereadores que pretendem disputar as eleições, chamada janela partidária, foi iniciada no dia 7 de março e se encerrou nesta sexta-feira (5). De acordo com o calendário eleitoral, conforme legislação, a janela eleitoral é aberta em anos eleitorais e se fecha a exatos seis meses do pleito. É nesse espaço que o parlamentar pode mudar o destino partidário sem correr o risco de perder o mandato.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, ela é válida somente em pleitos proporcionais e que estão em fim de mandato. Em 2024, é o período que os vereadores alteram seu abrigo partidário em busca de mais afinidade ou viabilidade eleitoral. As câmaras municipais de Natal e Mossoró passaram por grandes mudanças.

Natal
Na capital, 15 vereadores permanecem na mesma sigla. Os petistas Brisa Bracchi e Daniel Valença permanecem no partido, assim como Júlia Arruda (PCdoB), como parte da Federação Brasil da Esperança. O PSDB perde quatro nomes, mas ainda mantém outros três vereadores: Aldo Clemente, Anderson Lopes, Klaus Araújo.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Hermes Câmara, passa a integrar os quadros do Cidadania.

Tércio Tinoco (União) não muda de partido. Eribaldo Medeiros, filiado recentemente ao REDE, também não muda.

O Bispo Francisco de Assis continua no Republicanos, mas não será candidato à reeleição.
Por outro lado, quatorze nomes mudam de partido. Os vereadores Aroldo Alves, Chagas Catarino, Dickson Júnior, Nina Sousa, Nivaldo Bacurau e Raniere Barbosa devem formar o chapão do União Brasil, junto com os outros quatro que já compunham os quadros da legenda. Destes, Dickson Júnior é o único que não deve se candidatar à reeleição.

O vereador Ériko Jácome, presidente da Casa, agora comanda o PP em Natal. Ele saiu do MDB, que agora recebe Ana Paula Araújo, esposa do ex-vereador Júlio Protásio.

Já Herberth Sena se filia ao PV, se tornando um dos quatro vereadores da Federação Brasil da Esperança.

O Republicanos, comandado em Natal pela secretária Joanna Guerra e no RN pelo prefeito Álvaro Dias, recebe Kleber Fernandes, Margarete Régia e Peixoto. Luciano Nascimento se filia ao PSD, Ana Paula Araújo ao MDB e Preto Aquino ao Podemos.

Em Mossoró, migração não atinge maioria da bancada do prefeito Allyson

Em Mossoró, dos 23 parlamentares da atual legislatura, 19 devem trocar de sigla.
Só quem vai permanecer no mesmo partido são os vereadores Marleide Cunha (PT), Ozaniel Mesquita (União Brasil), Isaac da Casca (MDB) e Carmem Júlia (MDB). Esses últimos dois não serão candidatos à reeleição.

O União Brasil é a sigla que mais vai receber parlamentares. Serão 14, no total. Da bancada governista, só quem não vai para o União é Lawrence Amorim, presidente da Câmara, que assinou ficha de filiação ao PSDB, para sua candidatura à reeleição.

Já a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) terá três vereadores: Pablo Aires, que sai do PSB e se filia ao PV, Omar Nogueira, deixa o Patriotas e vai para o PV e Marleide Cunha (PT).

Fica sem nenhum vereador com mandato o Progressistas, da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

O Avante, presidido pelo engenheiro Jorge do Rosário, perdeu o Professor Francisco Carlos, que segue para o União, mas recebe Tony Fernandes, líder da oposição na Casa.


Compartilhe esse post

ÉRIKO ESPERA QUE ÁLVARO ANUNCIE APOIO AO NOME DE PAULINHO PARA PREFEITO

  • por
Compartilhe esse post

O presidente do Partido Progressista (PP) em Natal e presidente da Câmara Municipal de Natal, o vereador Ériko Jácome, conversou com a equipe de reportagem do Diário do RN, analisando sobre o cenário político municipal e os possíveis apoio para a sucessão para a Prefeitura.

Ériko Jácome espera ansioso e torce para que o prefeito anuncie, já nos próximos dias, o apoio ao candidato Paulinho Freire, por acreditar que é uma boa opção pra Natal. Leia na íntegra a entrevista concedida a repórter Carol Ribeiro.

DIÁRIO DO RN: Como o senhor analisa a importância de Álvaro nesse palanque, no apoio ao projeto de Paulinho Freire, já que o senhor tem essa forte ligação com ambos?
ÉRIKO JÁCOME: “Sem sombra de dúvida, nas últimas entrevistas que o prefeito deu, sempre elogiando muito o trabalho que Paulinho vem fazendo não só como vereador, como presidente da câmara e também como deputado federal. Sempre ele e o prefeito Álvaro Dias tiveram amizade de longas datas, sempre o deputado federal Paulinho Freire apoiou as candidaturas de Álvaro Dias. Essa união é um desejo não só meu, como da maior parte dos vereadores de Natal, que o prefeito Álvaro Dias venha anunciar o mais breve possível o apoio ao deputado federal Paulinho Freire”.

DIÁRIO: É possível que Álvaro Dias anuncie o apoio nos próximos dias?
ÉRIKO: “Pela amizade que os cerca, pela confiança que os dois têm. É isso que a gente vem trabalhando. E de fato a gente não só está trabalhando como acredita, como torce, para que isso aconteça o mais breve possível, para que a gente possa entrar numa pré-campanha sabendo dessas definições”.

DIÁRIO: O Diário do RN recebeu informação de que o senhor estaria fazendo essa mediação e que Álvaro anunciará nesta semana o apoio ao Paulinho Freire. O senhor confirma?
ÉRIKO: “Não, eu desconheço. Eu confirmo que eu sempre participo das conversas, as conversas estão muito boas, mas eu desconheço data, previsão e continuo na torcida”.

DIÁRIO: O senhor vem conversando com Álvaro Dias nesse sentido?
ÉRIKO: “Existem conversas, mas estamos aguardando ansiosamente por esse anúncio, que certamente e só poderá ser feito através do prefeito. Quando ele se sentir apto, que sua gestão tiver concluída da forma que ele já vem falando na imprensa, que nesse momento não vai fazer política, vai administrar Natal fazendo as grandes obras e, logo em seguida, certamente vai anunciar o seu pré-candidato e a torcida do PP é que seja Paulinho Freire como a melhor opção pra Natal”.

DIÁRIO: Qual a opinião do senhor sobre as demais pré-candidaturas a prefeito de Natal, inclusive sobre o destaque para o nome de Joana Guerra na última pesquisa divulgada. O senhor acredita que é uma possibilidade?
ÉRIKO: “Sem sombra de dúvida que Joana Guerra é um grande nome que surgiu, uma pessoa muito responsável, mas hoje eu torço que haja um entendimento da parte do Executivo e que o nome de Joana seja bem aproveitado para uma vice (candidatura) ou para fazer parte de um plano de governo, de novas expectativas e crescimento pra Natal. Hoje eu sei do resultado e do respeito que Carlos Eduardo está tendo dos eleitores e acredito que ele realmente tenha uma votação expressiva, mas acredito também no crescimento de Paulinho e que ele possa chegar ao segundo turno e certamente ter uma votação tanto do segmento evangélico, como do crescimento da direita e também das lideranças, suplentes de vereadores, 70% da Câmara Municipal de Natal que já o apoia, e sem sombra de dúvida isso ainda não chegou nas pesquisas. Quando chegar, o pré-candidato Paulinho Freire vai crescer e vai ter um grande avanço nas pesquisas da capital do Estado”.

DIÁRIO: Como foi a formação da nominata do PP em Natal?
ÉRIKO: “Fizemos um trabalho árduo de um ano de conversas com diversos líderes e suplentes de vereadores e fizemos uma grande nominata com boa perspectiva. Temos primeiros e segundos suplentes e também candidatos a vereadores que estão saindo pela primeira vez, mas já têm uma história pautada por relevantes serviços prestados em Natal. Também candidaturas como a de Daniel; Dickson Junior não é mais candidato, e ele assume esse legado para manter acesa uma militância que é dele. Temos a candidatura do ex-vereador Cícero Martins, do ex-vereador César de Adão Eridan e diversas candidaturas de primeiros suplentes como Claudio Custódio, Pedro Henrique, como Márcio Gomes e outros nomes que também são suplentes de vereadores. Todos que se unem num projeto único, que vem para fazer história. Mesmo sabendo que o PP é o quarto maior partido, tanto a nível nacional, quanto no estado do Rio Grande do Norte, sem sombra de dúvida vai ser um grande partido na capital do estado”.

DIÁRIO: Todos esses nomes estão apoiando o projeto a majoritária de Paulinho Freire?
ÉRIKO: “A princípio, o PP sob o comando do presidente da câmara, que sou eu, estamos apoiando o pré-candidato a prefeito, deputado federal Paulinho Freire. Mas não teve ainda conversa com todos os candidatos (à prefeito) ainda, a gente não teve oportunidade, mas o sentimento e também a declaração da maioria é em apoio à candidatura do pré-candidato a prefeito da nossa cidade, deputado federal Paulinho Freire”.

DIÁRIO: O senhor falou em conversar com outros candidatos. Os candidatos têm procurado o PP para conversar e o senhor vai conversar com os demais?
ÉRIKO: “Não, não. O PP já está fechado com o candidato a prefeito Paulinho Freire”.


Compartilhe esse post