Início » Arquivos para 21 de março de 2025, 15:00h

março 21, 2025


FORÇA FEMININA DO RN É EXALTADA EM EXPOSIÇÃO DE CORDÉIS E XILOGRAVURAS

  • por
Compartilhe esse post

Mulheres que fizeram e fazem história no Rio Grande do Norte serão tema de uma exposição de cordéis e xilogravuras que será lançada neste sábado (22), em Natal. O evento “Coleção Dez Mulheres Potiguares”, que está em sua oitava edição, contará com artes totalmente feita por mulheres para exaltar a força e a beleza femininas do estado. A abertura do evento será às 16h, na Casa do Cordel, localizada na Cidade Alta, com show musical de Dani Negro.

De acordo com a idealizadora do projeto, a cordelista Vani Fragosa, o projeto, além de pautar o empoderamento feminino através de artes da cultura popular predominadas por homens, visa recontar a história do estado destacando o protagonismo feminino, por mulheres.

“A cultura popular é eminentemente masculina, então, o espaço do cordel, da xilogravura, é eminentemente ocupado por homens. Por isso, o projeto é retomado num viés de ocupação mesmo, de contar a história, recontar a história do Estado a partir do viés feminino, do protagonismo feminino, e por mulheres”, explica.

A cada edição, são selecionadas dez mulheres que fizeram e fazem história no Rio Grande do Norte e, a partir disso, são confeccionados perfis biográficos por poetisas e xilogravuristas.

Este ano, serão homenageadas Alice Carvalho – atriz, roteirista, dramaturga e escritora, cuja arte ganha vida nos versos de Sâmara Carvalho; Célia Albuquerque – artista plástica de múltiplos talentos, da caligrafia à xilogravura, imortalizada na poética de Jussiara Soares; Érica Canuto – promotora de justiça, farol no combate à violência doméstica, nos versos de Vani Fragosa; Joanita Torres Arruda Câmara – liderança política que moldou o agreste potiguar, celebrada por Cláudia Borges e Khrystal – voz potiguar que ecoa nacionalmente, entoada nos versos de Marcelange Brito.

Ainda receberão homenagem Maria de Chão – mestra potiguara de Azeite Tradicional, na poesia de Amanda Simpatia; Nalva Nóbrega – pianista que transforma notas em emoção, retratada por Isabel Firmino; Natália Bonavides – deputada federal mais votada do RN, a mais jovem e a única mulher eleita da bancada potiguar em 2022, nos versos de Rita Catita; Nati Cortez – pioneira da literatura infanto-juvenil potiguar, na poética de Tereza Custódio e Tony Silva – atriz destacada na cena teatral potiguar, celebrada por Guadalupe Segunda.

As capas dos cordéis foram desenhadas em xilogravuras pelas mãos de Amanda Fagundes, Carol Fraga, Cecília Guimarães, Cowmila Wanderley, Eliane Melo, Gesca, Goreti Santos, JanaWan Wanderley, Kerous e Socorro Araújo.

Representatividade, incentivo e resistência
Além das questões das mulheres, segundo Vani, a exposição também busca abarcar a representatividade das pessoas com deficiência, LGBTQIA+, negras. “A gente sempre está trazendo esses recortes, essas discussões”, afirma. O projeto busca dar visibilidade a diferentes artistas a cada edição, além de abrir espaço para que novas mais mulheres iniciem no cenário do cordel.

“A gente sempre procura também incentivar novas no sentido de pessoas que estão iniciando, mulheres que estão iniciando no cordel, iniciando na xilogravura. Então, por exemplo, este ano, a maior parte das xilogravuristas são novas”, afirma a idealizadora do projeto. “Neste ano, por exemplo, a gente tem uma cordelista mirim, uma adolescente que também está iniciando no cordel”, conta, se referindo a Sâmara Carvalho.

Para Vani, reunir tantas mulheres em torno dessa ideia é muito gratificante. “Porque, a cada ano que passa, mostra mais que é um espaço que pode ser ocupado por nós, é só querermos. Apesar de ter muita resistência – a gente encontra muita resistência -, a aceitação [das mulheres nas áreas do cordel e na xilogravura] já está sendo maior que a resistência, digamos assim”, diz.

“Não é fácil porque, geralmente, as mulheres acumulam várias tarefas na nossa sociedade, e a mulher não é só cordelista. Muitas têm outras tarefas, tanto profissionais quanto pessoais, como dona de casa, mãe de família. Então essas barreiras permanecem, e é onde a gente encontra mais dificuldade. No entanto, por outro lado, quando nos encontramos, e quando conseguimos ultrapassar essas barreiras, o resultado é sempre muito bom”, completa.


Compartilhe esse post

65% DAS MULHERES DESCOBREM CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM ESTÁGIO AVANÇADO

  • por
Compartilhe esse post

O câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de mama. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que entre 2023 e 2025, cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com o tumor, causado pelo papilomavírus humano (HPV). De acordo com o Ministério da Saúde cerca de 65% das pacientes só recebem a confirmação da doença quando já está em estágio avançado, o que pode reduzir significativamente as chances de cura. Os dados alertam para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Se diagnosticado na fase inicial, as chances de cura da doença são de 100%”, afirma Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS Natal.

Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), está realizando a Campanha Março Lilás, oferecendo serviços de saúde e informações sobre a doença.

“Temos o mês de março voltado especialmente para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados que podem ser tomados para prevenir a doença”, explica Ana Paula Magalhães.

CAUSAS E PREVENÇÃO
Também chamado de câncer cervical, a doença pode ser causada por vários fatores, sendo um dos principais a infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser combatida com o uso de preservativos durante as relações sexuais, e por meio da vacinação. A vacina, disponível gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 19 anos e meninos da mesma faixa etária, protege contra os principais tipos do vírus que podem levar ao câncer de colo do útero – os tipos virais 6, 11, 16 e 18. Sendo esses dois últimos os responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer do colo do útero e por mais da metade dos casos de outros cânceres relacionados ao HPV.

DIAGNÓSTICO
O citopatológico (também conhecido como papanicolau ou preventivo) é um exame que serve para prevenir diversas lesões no colo do útero e detecção do câncer cervical. Realizado por meio da coleta da secreção uterina, é um exame simples, rápido e geralmente não provoca nenhum incômodo.

No ano de 2024, em Natal, apenas cerca de 30% do público apto à realização do exame procurou uma unidade de saúde para se prevenir contra a doença. “O aceitável é que no mínimo 40% das pessoas com útero, que têm ou já tiveram relações sexuais, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos, realizem pelo menos uma vez por ano o preventivo”, comenta Ana Paula, reforçando que mulheres grávidas também podem realizar o exame.

Ainda segundo a técnica, o citopatológico está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município e o resultado está disponível, em média, dentro de 15 dias.

Rastreio do câncer de colo do útero ganha novo aliado

O papanicolau é um exame que previne diversas lesões no colo do útero e detecção do câncer cervical – Foto: Reprodução

No último ano, o Ministério da Saúde anunciou mudanças importantes no rastreamento do câncer de colo do útero. O tradicional exame preventivo (Papanicolau) ainda é ferramenta essencial para a preservação da saúde da mulher, mas ganhou um novo aliado, o teste molecular para detecção do HPV, indicado para mulheres entre 25 e 64 anos. Segundo Robinson Dias, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn), essa mudança representa um avanço significativo.

“O novo exame identifica o DNA do HPV e tem maior precisão na detecção de infecções persistentes pelo vírus, que são o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero. Com essa abordagem, conseguimos identificar e tratar lesões antes mesmo de se tornarem um câncer”, esclarece o ginecologista.

Atualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Rio Grande do Norte se configura como o segundo estado com menor taxa de mortalidade feminina por câncer de colo do útero no Nordeste. A Sogorn alerta que a melhor forma de manter esse número controlado e longe da média nacional é a prevenção, o rastreamento adequado e, principalmente, a vacinação contra o Papilomavírus Humano, o HPV.

“A vacinação em massa pode reduzir drasticamente os casos da doença no futuro. Países que adotaram programas de vacinação robustos já registram queda expressiva na incidência do câncer de colo do útero. É fundamental que pais e responsáveis entendam a importância da imunização precoce”, finaliza Robinson Dias.


Compartilhe esse post

JUSTIÇA CONDENA PARTE DA FAMÍLIA TAVEIRA POR ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

  • por
Compartilhe esse post

O ex-prefeito de Parnamirim Rosano Taveira (Republicanos), o deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil) e mais dois parentes foram condenados pela Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) em um caso sobre contratação de “servidores fantasmas” na Câmara de Parnamirim. De acordo com o TJRN, Taveira Júnior, um irmão do deputado e uma tia foram nomeados para o gabinete de Taveira entre 2001 e 2004, quando esse era vereador, mas não cumpriam expediente.

A justiça aponta que Rosano Taveira da Cunha Júnior e o irmão Rodrigo Torres Taveira foram designados para o cargo de Assessor de Nível Médio. Já a tia deles, irmã de Taveira, foi nomeada Consultora Legislativa. Além desses, o TJRN aponta que Hipólito Alexandre Lopes também integrava formalmente a equipe como Assessor Parlamentar, mas, igualmente, era “funcionário fantasma”.

A defesa dos demandados alega que eles exerciam suas atividades fora do ambiente da Câmara Municipal, que não havia controle de frequência no órgão à época dos fatos, e nem mesmo um gabinete no qual pudessem desempenhar suas funções. Para o juiz João Henrique Bressan de Souza, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, no entanto, os requeridos poderiam comprovar o exercício da função por outros meios. “Tais como relatórios de atividades, documentos por eles assinados ou até registros fotográficos”, disse. “No entanto, não ocorreu no caso dos autos”, completou.

Portanto, segundo o magistrado, inexistem no processo provas de que os referidos nomeados tenham exercido atividades relativas ao trabalho técnico legislativo para os quais foram contratados. “Restou comprovado o dolo dos demandados consistente na consciência e vontade de receber a remuneração do cargo sem a devida contraprestação do serviço”, declarou.

Para o juiz, os ditos “funcionários fantasmas”, além de enriquecerem ilicitamente e causarem dano ao erário, também afrontam vários princípios da administração pública, como a moralidade, a eficiência, a impessoalidade e a transparência. “Trata-se, portanto, de prática reprovável tanto para a autoridade que nomeia e corrobora com a situação como para a pessoa que aceita ser beneficiado pela referida conduta ilícita”, declarou.

Quanto a Taveira, ele analisou que, na “qualidade de Vereador da Câmara Municipal de Parnamirim/RN, contratou parentes para exercer a função de assessor legislativo, facilitando a incorporação de dinheiro público ao patrimônio de terceiros que se enriqueceram ilicitamente, vez que, consoante acima explicitado, não prestaram o serviço para o qual foram nomeados”.

Assim sendo, o ex-vereador nomeante e os nomeados foram condenados por improbidade administrativa. Como sanções, João Henrique Bressan de Souza determinou a cada um dos quatro servidores a devolução dos valores pagos pela Câmara no período em que foram nomeados, acrescidos de atualização monetária e de juros de mora de 1% ao mês, contados a partir do dano ao erário.

A Taveira, não foi aplicada sanção, para evitar o enriquecimento sem causa da administração pública. “Deixo de impor ao demandado a obrigação de ressarcir ao erário, uma vez que o prejuízo suportado pelos cofres públicos se confunde com os valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos demais réus”, pontuou o magistrado.


Compartilhe esse post

JUSTIÇA NEGA RECURSO DE GIRÃO SOBRE A DECISÃO PARA APAGAR POSTAGENS

  • por
Compartilhe esse post

A decisão é referente à Ação Civil Pública nº 0803686-05.2023.4.05.8400, que condenou o deputado federal General Girão (PL) ao pagamento de R$ 2 milhões por danos morais coletivos por ter incitado manifestações por intervenção militar e golpe de Estado com tomada ilegítima do Poder. Na decisão sobre o processo impetrado pelo Ministério Público Federal, além da multa, a 4ª Vara da Justiça Federal de Natal condenou o deputado a apagar 10 postagens nas redes sociais num prazo de dez dias. Girão entrou com um Embargo de Declaração para alterar decisão, o que não foi acatado pela Justiça. Além disso, o magistrado responsável pelo caso estabeleceu prazo para que a União promova um curso de formação aos militares de todo o país.

A decisão sobre o processo foi publicada em janeiro. No entanto, as postagens com teor golpista e de questionamento dos Poderes constituídos permanecem nas redes sociais do parlamentar bolsonarista, que entrou com Embargo de Declaração sobre a decisão.

O Embargo – recurso jurídico que permite solicitar ao juiz ou tribunal que esclareça ou corrija uma decisão judicial – questiona determinação para que o parlamentar exclua as postagens. Girão alega que o pedido do MPF na Ação destaca que a exclusão deve ser realizada pelas redes Instagram, Facebook e X, e não por ele.

O juiz Janilson Bezerra de Siqueira, em nova sentença do dia 09 de março, não acata o recurso.
“Como se observa, entendeu o Juízo que a obrigação de desfazer, como a de postar, fora imputada ao réu, sem prejuízo de isso poder ser redirecionado ao Instagram, Twitter e Facebook. A imputação, contudo, não configura erro material, mas entendimento do Juízo, passível, no máximo, de interpretação como erro de julgamento, não passível de correção por via dos embargos de declaração”, alegou o magistrado.

Portanto, se mantém a decisão para que o deputado General Girão exclua, em 10 dias, as postagens. Segundo a Justiça, “o réu utilizou-se das redes sociais com abuso à liberdade de expressão e à imunidade parlamentar para conspirar contra o Estado Democrático de Direito”.

Em um dos exemplos citados na decisão, o General postou, no dia 11 de novembro de 2022, nota emitida pelas Forças Armadas na íntegra. Um dos trechos incitava o uso das Forças contra as instituições democráticas. Já em uma postagem de 12 de dezembro de 2022, o deputado postou no Instagram uma charge que representa o Planalto insatisfeito, com uma multidão em frente sugerindo a manifestação e a iminência invasão dos manifestantes à sede do Poder.

Negados também Embargos do Município, Estado e União

Já o Estado Do Rio Grande Do Norte e o Município de Natal entraram com Embargos de Declaração alegando não haver justificativa a respeito do que os entes deveriam ter feito para que os atos antidemocráticos fossem contidos. Os atos referidos na Ação se tratam das manifestações golpistas que aconteceram em novembro e dezembro de 2022, em Natal, em frente ao 16.° Batalhão de Infantaria Motorizada, onde concentravam-se algumas dezenas de militantes que protestavam contra o resultado da eleição que, cerca de dois meses antes, elegera Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presidente da República.

A União, por sua vez, pede o desprovimento de Embargos do MPF.

O recurso do Ministério Público Federal pede a fixação de prazo para o curso de formação aos militares de todo o país, com a finalidade de revisitar os atos golpistas “para enfatizar o necessário respeito dos integrantes das Forças Armadas aos princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito”. A Justiça estabelece o prazo de 180 dias, a contar do trânsito em julgado da sentença, para que os militares sejam submetidos à formação em todo o país.

“Note-se, inclusive, que o local das reuniões e dos acampamentos era justamente em frente aos quartéis das Forças Armadas, reforçando – se mais fosse preciso – a ideia de conivência da União com as intenções e atitudes levadas a efeito”, argumenta o magistrado na sentença, alegando responsabilização da União no caso.


Compartilhe esse post

APESAR DO PEDIDO DE LULA, WALTER MANTÉM DESISTÊNCIA DA CANDIDATURA AO GOVERNO

  • por
Compartilhe esse post

Foi na presença do ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sugeriu que Walter Alves (MD) reconsiderasse sua decisão de não disputar o Governo do Rio Grande do Norte em 2026. O episódio aconteceu durante a inauguração da barragem de Oiticica, em Jucurutu, nesta quarta-feira (19).

Apesar do gesto de Lula, o vice-governador e presidente estadual do MDB manteve a posição já consolidada dentro do partido e do grupo governista. Ele conversou com o Diário do RN sobre o chamado da maior autoridade do país para que dispute o cargo eletivo majoritário no Estado.

“Nossa posição já está tomada há um certo tempo, como já inclusive conversamos, mas é um gesto de muita lealdade do nosso presidente. E essa parceria que temos com ele, a nível nacional e a nível estadual, continua firme”, afirmou Walter Alves, se referindo à parceria entre o MDB e o PT, consolidada em âmbito federal e estadual.

Não é de hoje a sinalização de Lula para que Waltinho represente o sistema governista nas eleições próximas. Em outubro do ano passado, quando esteve em Natal para participar de evento de campanha eleitoral de Natália Bonavides à Prefeitura, Lula fez o apelo a Garibaldi. Em evento administrativo, na Escola de Governo do RN, o presidente da República utilizou parte de seu espaço de fala para se dirigir ao ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB), sentado nas primeiras filas da platéia.

“O Garibaldi sabe que ele já plantou um fruto e uma boa árvore produz bom fruto. E o filho dele é vice-governador e eu tenho certeza que vai seguir a mesma carreira vitoriosa do pai”, afirmou o presidente, no palanque.

Depois disso, em conversa com o Diário do RN, o pai de Waltinho, afirmou que a fala se tratou “de um vaticínio alvissareiro”, apontando para uma profecia positiva do presidente.

Já em fevereiro deste ano, antes de decidir pelo nome do secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (PT), o PT tentou consolidar a candidatura de Walter Alves ao governo. O partido via no filho de Garibaldi uma escolha natural, já que ele preside o MDB no estado, sigla que comanda 45 prefeituras e é parceira política do Governo estadual e federal. Além disso, Walter assumirá o Governo do Estado até abril de 2026, quando a governadora Fátima Bezerra (PT) renunciar para disputar o Senado.

Mesmo com esse cenário favorável, Walter optou por não entrar na disputa eleitoral. “Realmente, não vou disputar a reeleição. Devo ficar no governo até o final. O projeto é fortalecer o MDB para 2026”, declarou em conversa com o Diário do RN em fevereiro. A decisão mantém o vice-governador fora da polarização política e lhe garante margem para fortalecer seu grupo sem os desgastes de uma campanha.

Enquanto isso, Carlos Eduardo Xavier permanece como o nome do PT para a sucessão de Fátima Bezerra, com a garantia de apoio do MDB. A inauguração da barragem de Oiticica marcou a primeira aparição pública de Xavier como pré-candidato do grupo, ao lado das lideranças do PT.


Compartilhe esse post

ALLYSON SINALIZA BOA RELAÇÃO COM PT DE LULA E DA GOVERNADORA FÁTIMA

  • por
Compartilhe esse post

No dia anterior, o prefeito Allyson Bezerra (UB) já tinha anunciado “toda a logística necessária” para a passagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por Mossoró. O aeroporto Dix-Sept Rosado, na cidade oesteana, foi base para desembarque das lideranças políticas para inauguração da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, nesta quarta-feira (18).

Durante a visita, o prefeito não só ofereceu a logística, mas foi pessoalmente recepcionar e cumprimentar o chefe do Executivo Federal e a governadora do Estado. O momento foi registrado nas redes sociais de Allyson e de Fátima Bezerra (PT). O movimento é inédito na trajetória do prefeito.

Ocupando a cadeira principal da Prefeitura há pouco mais de quatro anos, Allyson não fez um gesto semelhante durante as visitas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em uma das passagens do líder do PL, Allyson estava em Brasília. Em outra, preferiu participar de agenda da Prefeitura na comunidade rural da Maisa.

Já quando encontrava com Fátima Bezerra em algum compromisso comum entre os dois, a falta de sintonia do prefeito com a governadora era visível. Nas fotos, eram raros os sorrisos. Allyson não costumava participar agendas do governo Fátima em Mossoró, ainda que para projetos importantes para a segunda cidade do RN, gerida por ele.

Agora, exibe uma proximidade de quem hasteou a bandeira branca. Em janeiro, na inauguração do residencial Mossoró III, realizado com recursos do Minha Casa, Minha Vida, o prefeito e a governadora posaram para fotos com sorrisos e fizeram visitas às unidades habitacionais lado a lado. A entrega dos apartamentos teve a presença do Ministro das Cidades, Jader Filho.

A recíproca é verdadeira. Fotografia postada pela governadora Fátima Bezerra ao lado de Allyson, do vice-prefeito Marcos Medeiros e do vereador Thiago Marques no Instagram e no Twitter reforça essa nova dinâmica política. A postagem sugere que a composição dos registros divulgados foi cuidadosamente planejada. Curiosamente, as vereadoras do PT não apareceram nas publicações da governadora.

Thiago Marques foi levado pelo próprio prefeito Allyson Bezerra. O parlamentar municipal entregou documento solicitando construção de Hospital Universitário em Mossoró. Apesar do projeto ser da Ufersa, o reitor Rodrigo Codes não estava presente e nem a solicitação tinha assinatura de demais vereadores mossoroenses. O prefeito produziu vídeo falando sobre a entrega pelo vereador, mas não esclareceu por que ele mesmo não fez o requerimento.

O gesto do prefeito ocorre em um momento em que as articulações para 2026 começam a ganhar corpo. Nos bastidores, há indicações de que Allyson trabalha para viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado. Sem um grupo político consolidado e enfrentando dificuldades para se encaixar no projeto da oposição de direita, a aproximação com o PT pode ser um caminho.

Já a governadora, apesar de ter lançado o nome de Cadu Xavier (PT) à disputa, não descarta um nome com maior capital eleitoral para fortalecer o projeto petista no Rio Grande do Norte e, principalmente, viabilizá-la ao Senado.

Depois que o presidente desembarcou rumo a Jucurutu, onde fica a Barragem de oiticica, Allyson fez um vídeo nas redes sociais alegando que esteve com Bolsonaro pelo menos em três eventos diferentes. Ele não esclareceu, no entanto, quais os eventos, já que não há registros de recepção ao ex-presidente em suas efusivas passagens pelo Oeste potiguar.

Agora, com o presidente Lula, Allyson diz que aproveitou a oportunidade, “enquanto prefeito”.

“Em todos os momentos fiz questão de dizer aos dois, independente de questão política ou partidária, nós queremos aqui olhar para Mossoró porque é isso que a gente faz enquanto mossoroense, olha para a cidade e pede investimento para a nossa terra”, afirmou, no vídeo, o prefeito do União Brasil.

Apesar da tentativa de justificativa do prefeito, e de resistência por alas mais radicais do PT, o diálogo nos bastidores existe, e o encontro sinaliza que a relação, antes indiferente e distante, pode significar mais um passo na direção de um diálogo rumo ao projeto de 2026 em diante.


Compartilhe esse post