
A deputada estadual Isolda Dantas (PT) e a vereadora de Natal Samanda Alves (PT) anunciaram uma candidatura coletiva à presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte. O movimento busca fortalecer o modelo de “direção compartilhada” que vem ganhando espaço internamente no PT. A proposta das duas é organizar uma estrutura mais conectada com as bases e com a militância, refletindo a experiência e o acúmulo de duas militantes históricas do partido.
A proposta de Isolda e Samanda é descentralizar a direção partidária e representar melhor as regiões do estado. “A nossa ideia é construir não só essa nova estrutura de ter candidatura coletiva, como também organizar o que o PT está fazendo a nível nacional. A ideia é que pelo menos uma liderança de cada região esteja representada através de vice-presidentas”, explicou a atual presidente do PT Mossoró em entrevista ao Diário do RN.
A candidatura enfrenta a deputada estadual Divaneide Basílio, também histórica do partido. Apesar disso, Isolda reforçou que a candidatura não nasce com caráter de enfrentamento. “Ontem mesmo a gente estava junto com Diva numa atividade. A imprensa tenta forçar esse enfrentamento, mas nossas energias de disputa são para fora, não para dentro. Aqui é fortalecimento”, disse se referindo ao fortalecimento do partido para enfrentamento da oposição em 2026, quando a direita vai focar estrutura para tentar derrotar os candidatos do PT, principalmente na disputa majoritária.
Isolda e Samanda defendem uma chapa unificada em todos os níveis: estadual, municipal e nacional. “Nós votamos no mesmo candidato a presidente nacional. Em Mossoró, por exemplo, vamos ter a mesma chapa e o mesmo presidente. Em Natal, também”, confirmou Isolda. A chapa delas apoia Rui Falcão para a presidência nacional do PT.
A eleição ocorrerá no dia 6 de julho, por meio de votação unificada, quando os filiados escolhem simultaneamente suas direções municipais, estaduais e nacional. “Acho que isso é a grandeza do processo. É uma consulta tranquila. Vai ser uma disputa que passa muito rápido”, avaliou Isolda.
Isolda Dantas exalta Cadu Xavier e desafia adversários
Na conversa com o Diário do RN, a deputada Isolda Dantas reafirmou apoio à pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Rio Grande do Norte em 2026 e sinalizou que o PT está disposto a enfrentar o favoritismo do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), nome provável na disputa.
Ao ser questionada sobre o crescimento do nome de Allyson nas pesquisas, Isolda evitou menções diretas ao adversário, mas traçou um perfil que compara, indiretamente, com o do prefeito mossoroense: “Eu quero comentar sobre o meu candidato. Sobre o meu candidato que não está envolvido em nenhum escândalo, que não está usando a máquina para as eleições. […] Que conhece o estado e que não tem nenhum histórico de corrupção. É dele que eu quero falar”, disse se referindo ao secretário da Fazenda do Estado.
A fala de Isolda reforça que o PT pretende imprimir na disputa a defesa da continuidade do governo Fátima Bezerra (PT). “Tenho certeza de que, pelo que o povo diz, ele quer que a gente continue esse projeto. E eu estou desafiando qualquer pessoa – deputado federal, senador, o que for – a comparar. Comparar comigo o Rio Grande do Norte de 2018 com o de dezembro de 2024.
Nós fizemos a melhor gestão que o Rio Grande do Norte já teve nos últimos 20 anos”, garante a deputada.
Sem citar nomes, Isolda fez críticas a práticas que atribui à gestão adversária: “Eu acho que o povo do Rio Grande do Norte, na hora que for avaliar, vai pensar: ‘Sou servidor público… vou votar em quem vai pagar meu salário ou em quem vai perseguir o servidor?”.
Zenaide e Fátima ao Senado
“Não é porque agora ela está aliada a Allyson que eu vou dizer que ela não presta. Muito pelo contrário. Zenaide é uma senadora de muito respeito […] Ela é muito próxima, é vice-líder do governo no Senado”, observa a deputada, que é entusiasta da composição de da chapa entre Fátima Bezerra e Zenaide Maia (PSD) ao Senado Federal.
Isolda acredita que, mais adiante, a senadora – que já foi convidada pelo PT – tomará uma decisão “com muito cuidado” e que, apesar das atuais movimentações, Zenaide permanece próxima do campo governista. “Zenaide é uma pessoa muito sábia. Tem um jeito muito próprio de lidar com isso. Mas, mais para a frente, eu tenho certeza que ela vai fazer o que for correto”, afirma ela, apontando que “o correto” é permanecer ao lado do PT.