
O município de Acari, situado na região Seridó está celebrando nesta segunda-feira, 11 de abril, os seus 189 anos de sua emancipação com a expectativa de se transformar em um dos municípios mais próspero do estado.
Tudo começou com a implantação do projeto “PRÓ-SERTÃO” que teve o objetivo de criar novos empregos na região do Seridó, principalmente atravessa indústria têxtil e há uma expectativa grande quanto ao aumento do número de empregos com a implantação do projeto “CIDADE DA MODA”, que estará sediada na quase bi-centenária Acari.
O Pró-Sertão foi criado por Rogério Marinho em 2013 e se transformou no maior projeto voltado para geração de emprego e renda do Rio Grande do Norte dos últimos 30 anos. O objetivo era levar indústrias para o interior do Estado. Hoje, cerca de 4,5 mil empregos diretos foram gerados por pequenas oficinas têxteis.
E a expectativa é que esses números cresçam ainda mais com a Cidade da Moda, em Acari, idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O empreendimento, que integra a Estratégia Rotas de Integração Nacional, tem como objetivo fortalecer os arranjos produtivos têxteis na região do Seridó, que se destaca pelas confecções de roupas, tecelagens e vendas de produtos do setor.
Os recursos de R$ 19 milhões foram alocados por Rogério Marinho, quando ainda era o ministro do Desenvolvimento Regional e serão usados na construção de dez galpões industriais, um centro de convenções, uma praça de convivência, lojas e salas de capacitação. A previsão é que sejam gerados quatro mil empregos diretos e indiretos em Acari e municípios próximos.