“Não é verdade. O ex-prefeito tem faltado com a verdade constantemente. Ele não fez nada com relação a engorda”, afirma o prefeito Álvaro Dias (Republicanos). O gestor de Natal rebate duras críticas que o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), tem aproveitado para fazer ao atual prefeito e à gestão atual sobre o projeto que, segundo ele, deixou pronto quando renunciou à Prefeitura, em 2018, para se dedicar à campanha ao Governo do RN.
Segundo Carlos Eduardo, a gestão atual fez uma tentativa “atrasada, oportunista e improvisada” de começar a engorda da praia de Ponta Negra.
“Esses incompetentes tiveram seis anos para começar a engorda de Ponta Negra e nada fizeram.
Eles chegaram ao cúmulo de desprezar um projeto que deixamos pronto. E quando começaram, começaram atrasados, de maneira errada e tosca. Não é só incompetência, é desprezo pelos natalenses”, afirmou Carlos sobre toda a polêmica da obra e sobre o novo episódio de paralisação da engorda de Ponta Negra.
Ainda complementou, durante agenda eleitoral: “Quando a gente revê as imagens da invasão recente do IDEMA, fica claro que o deputado Paulinho Freire perdeu a noção do ridículo ao tentar terceirizar a responsabilidade dele e do padrinho dele até agora nesta novela da engorda de Ponta Negra. Arrogantes como são, eles apostam que o povo de Natal é bobo”, destacou Carlos Eduardo citando, também o candidato apoiado pelo prefeito.
Segundo Álvaro, no entanto, quando assumiu a prefeitura de Natal, o projeto que Carlos alega ter deixado pronto estava arquivado. E que agora, segundo o gestor, está pronto para ser iniciado.
“Ele não fez nada com relação à engorda e inclusive o projeto estava arquivado. Nós reiniciamos, convocamos as audiências públicas, tomamos todas as providências, refizemos o projeto, inclusive está aí pronto para ser iniciado”, garante o gestor municipal.
Conforme publicado pelo Diário do RN nesta segunda-feira, 09, durante a gestão de Carlos Eduardo, a empresa Tetra Tech foi contratada para fazer os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da obra de engorda da Praia de Ponta Negra entre 2015 e 2016.
Na ocasião, a empresa garantiu condições para retirada do material da jazida para dragagem da praia. Posteriormente, em 2021, foi realizado novo levantamento que confirmou as informações sobre a jazida levantadas no primeiro estudo. Porém, a obra só foi licenciada em agosto deste ano.
Álvaro Dias garantiu, em conversa com o Diário do RN, que vai iniciar a obra ainda nesta gestão, após um novo estudo encontrar uma nova jazida e reiniciar o trabalho.
Com mais uma paralisação, a engorda de Ponta Negra se tornou tema propaganda eleitoral e dos discursos de rua não só de Carlos Eduardo, mas também de Natália Bonavides (PT). “Álvaro Dias mentiu pro povo de Natal! É um absurdo o que está acontecendo com a obra milionária da engorda de Ponta Negra”, afirmou nas redes sociais.