Diretoria da agência deve decidir sobre pedido na semana que vem
Na tarde desta sexta-feira (11), a Anvisa teve reunião com a Janssen, do grupo Johnson & Johnson, para discutir o pedido de extensão do prazo de validade da vacina contra a Covid que será exportada para o Brasil.
Hoje, o prazo de validade aprovado pela Anvisa é de três meses. A proposta da empresa é ampliar para quatro meses e meio. A FDA, dos Estados Unidos, aprovou essa extensão ontem (10).
Por se tratar de vacina com autorização para uso emergencial no Brasil, a decisão sobre a extensão da validade caberá à Diretoria Colegiada da Anvisa, que deve se reunir na semana que vem.
Marcelo Queiroga disse que a Janssen exportará vacinas para o Brasil já neste mês, em vez de a partir de julho como está acertado em contrato. A Janssen ainda não confirmou.
A vacina da Janssen é aplicada em dose única, em vez de duas doses como as outras vacinas aplicadas no país hoje.
Em março, ainda na administração Pazuello, o Ministério da Saúde informou que o contrato com a Janssen prevê a entrega de 38 milhões de doses a partir de julho, sendo 16,9 milhões de julho a setembro e os 21,1 milhões restantes de outubro a dezembro.
*Com informações de O Antagonista.