O senador pelo Rio Grande do Norte Jean Paul Prates (PT) criticou o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Assembleia Geral das Nações Unidas, realizado nesta sexta-feira (21), classificando como uma “vergonha”. “Bolsonaro usou a ONU como palanque eleitoral e abusou das Fake News”, declarou.
Segundo Prates, o líder do Executivo Federal “vendeu” a imagem de um Brasil “maravilhoso” enquanto o país “vive sua maior crise hídrica, tem aumentado o desmatamento na Amazônia, feito duros ataques aos povos indígenas e tem milhares de desempregados”.
O parlamentar criticou ainda o fato de Bolsonaro ter defendido o tratamento precoce contra covid-19, afirmou que as falas dele foram direcionada à sua “bolha” e disse que agora o presidente “sai de NY para o cercadinho do Palácio do Planalto”, em Brasília.
“É vergonhoso para o Brasil ter que sustentar a tradição de abrir o encontro de líderes com o discurso do Bolsonaro, que mente descaradamente sobre o país que ele incompetentemente governa”, opinou. “Osvaldo Aranha, presidente da primeira sessão especial da Assembleia das Nações Unidas, deve estar se revirando em seu túmulo”, completou o petista.