Nesta segunda-feira (13), a vereadora em Natal Brisa Bracchi (PT) comentou sobre a agressão praticada contra um homem, que teve os pés e as mãos amarrados, e foi atingido com chutes na cidade de Portalegre, interior do Rio Grande do Norte, no último sábado (11). As cenas foram registradas pela população.
“No sábado (11), um quilombola em situação de rua foi amarrado, arrastado e espancado por um bolsonarista na cidade de Portalegre/RN. É um absurdo que o linchamento continue sendo prática cotidiana, ainda mais como política de violência contra corpos negros.”
Segundo a Polícia Civil do RN, o caso foi registrado na Delegacia de Pau dos Ferros, antes do vídeo com as agressões ser divulgado.
“O relato que chegou à delegacia é que uma pessoa embriagada teria jogado pedras em um comércio. O dono do estabelecimento teria chegado ao local, visto os danos causados ao seu comércio e teria prendido o causador do dano até a chegada da polícia. A situação foi levada para a Delegacia de Plantão e o caso foi registrado. Mas, no dia de hoje (segunda-feira, 13), surgiram novas informações, inclusive o vídeo que mostra uma possível tortura”, disse o delegado de Portalegre, Cristiano da Costa.
“Sem ter ouvido ninguém, só pelo vídeo, a gente já vê um crime de tortura porque o homem está preso, amarrado, e é agredido de forma covarde”, esclareceu o delegado.
O delegado sinalizou que o caso será investigado. “Vamos apurar para que cada um responda dentro da lei pelos seus atos”, explicou.