Início » CÂMARA APROVA MP QUE ABRE CAMINHO PARA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

CÂMARA APROVA MP QUE ABRE CAMINHO PARA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

  • por
Compartilhe esse post

Câmara aprova MP que abre caminho para privatização da Eletrobras
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Texto foi assinado por Bolsonaro em fevereiro

O plenário da Câmara aprovou, na noite desta quarta-feira (19), o texto que abre caminho para privatização da Eletrobras. Foram 313 votos favoráveis e 166 contrários. Agora, cabe ao Senado analisar a proposta.

O texto aprovado foi um projeto substitutivo à medida provisória do governo. O conteúdo analisado é praticamente o mesmo do projeto que o governo Bolsonaro enviou em 2019 para privatizar a estatal (PL 5.877/19) — e que não foi apreciado pelos deputados — e reciclou em forma de MP.

Por exemplo: pela proposta, a privatização será executada por meio do aumento do capital social. Novas ações serão vendidas no mercado sem a participação da empresa, até que a União deixe de ser acionista majoritária.

Mesmo assim, o governo ainda terá uma ‘ação preferencial’, também chamada de golden share, que lhe garante poder de veto em decisões consideradas estratégicas.

Eletronuclear e Itaipu permanecerão sob controle da União. O BNDES será esponsável pela execução e acompanhamento do processo de desestatização, e poderá contratar serviços técnicos com esse objetivo.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *