
O Governo do Rio Grande do Norte lançou nessa segunda-feira, 28, a Plataforma do Atlas Eólico e Solar do RN. O atlas é investimento de R$ 2,6 milhões e foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a Federação das Indústrias do RN (Fiern), através do Instituto Senai de Inovação (ISI). O Atlas mapeia as áreas disponíveis para novos investimentos em usinas eólicas e solares, mede a velocidade do vento, irradiação solar, correntes migratórias da fauna, identifica áreas já ocupadas e disponíveis para orientar novos investimentos.
Além do atlas, a governadora Fátima Bezerra anunciou o Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e a conclusão dos estudos para instalação de um porto-indústria no estado para dar suporte à indústria eólica offshore (no mar) – que exige a fabricação de aerogeradores no local – que poderá ser executado por meio de parceria público-privada (PPP).
“Atuar para o desenvolvimento e defender as energias renováveis é defender e construir, hoje, o futuro”, afirmou a governadora Fátima Bezerra na solenidade na sede da Fiern, em Natal. Ela lembrou que o RN é o estado líder em produção de energia eólica com 6,5 gigawhats e com potencial para produzir equivalente a capacidade de 10 usinas hidroelétricas como Itaipu, a segunda maior do mundo. “Nosso Governo é centrado em fazer essa área avançar.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Jaime Calado pontuou “o trabalho da equipe de governo liderada por Fátima Bezerra que atua em parcerias com setor o empresarial, universidades, instituições, e órgãos financeiros, ouvindo a todos e buscando convergências”.
No evento no auditório da Fiern, também foi lançada a “Carta Aberta das Energias Renováveis para o Brasil”. O deputado Danilo Forte, presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis da Câmara Federal, considerou o momento como “histórico e diferenciado para o RN e para a região Nordeste que enfrenta o desequilíbrio econômico. Hoje damos uma aula ao Brasil por abastecer o país com o conforto da energia limpa, moderna e barata. Parabéns ao Governo do RN pela luta em abrir espaços para os investimentos.
Acesse aqui o Atlas Eólico e Solar do RN: http://atlaseolicosolarn.com.br