Início » CPI DA ARENA: “PROPOSTA MUITO ALTA PARA A GENTE ENTENDER COMO CHEGARAM ÀQUELA QUANTIA”, DIZ AUDITOR DO TCE

CPI DA ARENA: “PROPOSTA MUITO ALTA PARA A GENTE ENTENDER COMO CHEGARAM ÀQUELA QUANTIA”, DIZ AUDITOR DO TCE

  • por
Compartilhe esse post

João Gilberto

Em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arena das Dunas nesta terça-feira (21), os depoimentos foram marcados pelo valor da obra e a comparação com outros estádios construídos pelo país.

O primeiro a ser ouvido foi o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Vladimir Sérgio de Aquino Souto. Ele afirmou que desde 2011, quando o Ministério Público Federal pediu informações sobre o contrato com a empresa construtora, a OAS, ele teve dificuldade para obter os documentos solicitados pela equipe.

O ponto principal era como a empresa havia chegado a um orçamento de R$ 400 milhões para demolir o estádio Machadão e o ginásio Machadinho e construir da Arena das Dunas. “Era uma proposta muito alta para a gente entender como chegaram àquela quantia, para a construção em três anos e um prazo de mais 17 anos de concessão. A única coisa era uma planilha que não dava a entender que tinham vários valores quebrados e no final dava um total de R$ 400 milhões. Isso era muito misterioso para nós”, afirmou.

O auditor afirmou também que em comparação realizada com a Arena Grêmio, localizada em Porto Alegre, e construída pela mesma empresa, o preço do metro quadrado na Arena da Dunas ficou 54,9% mais alto. Já em relação às algumas arenas do Nordeste, o custo em Natal foi 40,9% mais elevado.

O auditor José Rosenilton de Araújo ressaltou que a estrutura da Arena do Grêmio tem qualidade melhor e é toda coberta. “A Arena do Grêmio é a única na América do Sul que recebeu nota 5 da UEFA, que é mais exigente do que a Fifa”, afirmou.

Para o deputado Tomba Farias (PSDB), que presidiu a reunião, o método de fazer comparações não foi satisfatório. “Comparações em construções são muito perigosas quando não se tem memória de cálculos. Conheço a Arena Pernambuco. Lá o piso é todo rachado. Preço de metro quadrado existe para todos os gostos. Você pode fazer uma construção numa mesma área, numa usando material mais barato e noutra material de primeira qualidade”, disse.

Ao final do encontro, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) solicitou que seja convocado o perito Erick Caldas para falar sobre cálculos e interpretação sobre receita líquida. 

A CPI da Arena das Dunas foi instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para apurar possíveis irregularidades no contrato para construção e administração da Arena das Dunas, em Natal.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *