Em live nesta quinta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a pedir que a população brasileira economize energia para ajudar a enfrentar a crise hídrica. Ele sugeriu que seja evitado o uso de elevador e ar-condicionado e que, quando possível, as pessoas tomem banhos frios.
“Aqui [no Palácio da Alvorada] são 3 andares. Quando tem que descer, mesmo que o elevador esteja aberto na minha frente, eu desço pela escada. Se puder fazer a mesma coisa no seu prédio… Ajude a gente. Quanto menos mexer no elevador, mais economia de energia nós temos”, afirmou. “Tomar banho é bom, mas se puder tomar banho frio, é muito mais saudável. Ajude o Brasil”, acrescentou o líder do Executivo Federal.
Bolsonaro ainda pediu que população apague as luzes e desligue ou reduza o uso do ar-condicionado. “Está com 20ºC, passa para 24ºC, gasta menos energia”, disse.
Crise hídrica
O país vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos diante de uma escassez de chuvas, baixos níveis dos reservatórios e maior demanda por energia devido à reativação da economia para patamares pré-pandemia em diversos setores.
*Com informações do poder 360 e da Agência Brasil