Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte definiu, nesta terça-feira (14), que as eleições suplementares do município de Guamaré serão realizadas no próximo dia 7 de novembro.
Atualmente, a Prefeitura da cidade é comandada de forma interina pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Eudes Miranda (MDB), após o indeferimento do registro da candidatura do irmão dele, Hélio Willamy Miranda da Fonseca (MDB), o Hélio de Mundinho.
Hélio tentou burlar a Justiça Eleitoral duas vezes, sendo derrotado em ambas. Na primeira tentativa, chegou a tomar posse e exercer mais da metade do mandato devido a uma liminar. Tentava o terceiro mandato, proibido pela Legislação.
Candidato novamente em 2020, chegou a vencer a eleição, mas a Justiça impediu a posse, pois havia indeferido o registro de sua candidatura na Comarca de Macau. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato de Hélio e determinou nova eleição, posicionamento mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).