Na busca por votos do Nordeste, região onde registra a maior rejeição Jair Bolsonaro (PL), o presidente cometeu gafe ao falar de Padre Cícero e usou um termo preconceituoso para se referir aos nordestinos em live na noite desta quinta-feira, 3.
“Dadas as nossas revogações, feitas há pouco tempo, falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero, lá de Pernambuco“, disse Bolsonaro, errando o estado onde nasceu o líder religioso – o Ceará.
Em seguida, Bolsonaro usou o termo “pau de arara” para se referir aos nordestinos. A expressão preconceituosa era usada para se referir aos nordestinos que viajavam em caçambas de caminhões – o “pau de arara” – para outras regiões do Brasil em décadas passadas.
“É isso mesmo? De que cidade fica lá? Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?“, emendou o presidente, sendo corrigido por assessores, que responderam que Padre Cícero nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará.
No próximo dia 9, o presidente estará no Rio Grande do Norte, visitando o município Jardim de Piranhas com o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho para a programação que vai marcar a “chegada das águas da transposição do rio São Francisco”.