Início » FÁTIMA BEZERRA DEFENDE “TRANSPOSIÇÃO JÁ: O RN NÃO PODE MAIS ESPERAR”

FÁTIMA BEZERRA DEFENDE “TRANSPOSIÇÃO JÁ: O RN NÃO PODE MAIS ESPERAR”

  • por
Compartilhe esse post

Nesta sexta-feira (21), a governadora Fátima Bezerra fez uso de seu perfil nas redes sociais para defender o movimento “Transposição já: o RN não pode mais esperar”. Na ocasião, ela escreveu:

Faltam apenas 5% para conclusão da obra de transposição do rio São Francisco. Boa parte do trecho que falta está no Rio Grande do Norte e por isso estamos reunidos com a Caravana das Águas, coordenada pelo deputado @franciscodopt, para clamar pela conclusão.


“Transposição já: o RN não pode mais esperar.” Vamos sensibilizar o Governo Federal pela retomada da obra que vai garantir segurança hídrica às regiões mais castigadas pela seca no estado potiguar.

SOBRE A OBRA

No último dia 19 deste mês, o Governo Federal inaugurou o trecho 4 do Canal do Sertão Alagoano da transposição do Rio São Francisco. Com 30 quilômetros de extensão, o empreendimento vai abastecer cerca de 113 mil famílias em quatro municípios.

Ao todo, o Canal do Sertão Alagoano terá cerca de 250 quilômetros de extensão e abrangerá 42 municípios, atendendo mais de 1 milhão de famílias no Estado (Créditos: divulgação/ Ascom Seinfra)

Ao todo, o Canal do Sertão Alagoano terá cerca de 250 quilômetros de extensão e abrangerá 42 municípios, atendendo mais de 1 milhão de famílias no Estado. O sistema adutor (transporte da água) capta água no reservatório da Usina Hidrelétrica de Moxotó, no município de Delmiro Gouveia, e segue até a cidade de Arapiraca. O canal tem cerca de 15 metros de largura e 3 metros de profundidade.

PROJETO DO SÃO FRANCISCO

O Projeto do São Francisco possui 477 quilômetros de alcance e tem por objetivo garantir a segurança hídrica a 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, que sofrem com a seca frequente.

Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 12 bilhões.

O Eixo Leste do Projeto foi entregue em 2018 e beneficia cerca de 1,4 milhão de habitantes em 46 cidades dos Estados da Paraíba e de Pernambuco. Já o Eixo Norte tem 260 quilômetros de extensão e 97,84% das obras físicas concluídas.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *