Início » JOVENTINA SIMÕES É A PRIMEIRA MULHER ELEITA PARA PRESIDIR O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN

JOVENTINA SIMÕES É A PRIMEIRA MULHER ELEITA PARA PRESIDIR O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN

  • por
Compartilhe esse post

Na imagem, da esquerda para a direita: Alberto Cortez, Rosélia Cristina de Oliveira, André Felipe Pignataro, Joventina Simões e Carlos Gomes.

Nesta sexta-feira, 12, A comissão eleitoral do Instituto Histórico e Geográfico (IHGRN) realizou eleição para escolher a diretoria administrativa do Instituto a partir do ano que vem. Pela primeira vez na história, o IHGRN será comandado por uma mulher, a advogada Joventina Simões, integrante da chapa “Renovção”.

A eleição foi conduzida por André Felipe Pignataro Furtado de Mendonça e Menezes e formada também pelos membros Carlos Roberto de Miranda Gomes e Antônio Alberto Cortez. A posse está prevista, como de hábito, para a data do aniversário da instituição, em 29 de março de 2022 e a gestão dura três anos, até 2025.

A chapa Renovação apresentou, dentre outras propostas para o Instituto, as seguintes:
– Reabertura do Museu do IHGRN até o primeiro semestre de 2022, desde que permitido por meio de decretos ou leis em âmbito municipal, estadual ou federal, em virtude da pandemia e em consonância com os protocolos de biossegurança estabelecidos pela instituição;

– Atrair o investimento público e privado para os projetos e as necessidades que se fizerem necessárias para a manutenção, preservação, salvaguarda e digitalização dos itens de nosso acervo, como também da própria existência da instituição e de seus prédios;

Joventina Simões, a primeira mulher presidente 
Joventina Simões nasceu em Boquim, Sergipe, em 6 de abril de 1946, filha de Percílio Alves de Oliveira e de Esmeralda Lima Simões de Oliveira.    Os primeiros estudos foram em casa, com professoras particulares, seguindo para o primeiro  ginasial no Ginásio Santa Águeda, em Ceará-Mirim/RN, para onde a família havia se mudado quando ela era criança. O segundo grau cursou no Colégio Nossa Senhora das Neves em Natal, onde passou a residir.

Graduada em Direito/Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRN e especialista em Direito Imobiliário e Habitacional, graduada em Língua e Civilização Francesa, com título concedido pela Université de Nancy I, França.    Em 2015, recebeu o título de cidadã ceará-mirinense. É membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Ceará-mirinense de Letras e Artes “Pedro Simões Neto” – ACLA, da qual, foi por dois mandatos presidente. É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte desde 2016 e ocupa atualmente a vice-presidência. 

Informações: IGHRN


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *