A rede Uncle Vanya’s, que deve assumir os mais de 800 restaurantes que antes eram da McDonald’s e agora estão abandonados na Rússia por causa do boicote à guerra, divulgou uma logomarca que virou piada nas redes sociais por sua semelhança com os arcos dourados da empresa norte-americana de fast food.
Segundo o jornal britânico The Indpendent, a foto da logo foi divulgada pelo serviço federal de propriedade intelectual da Rússia, que cuida de patentes, e mostra um “b” no alfabeto cirílico, que se pronuncia como um “v”, de “Vanya’s”.
A semelhança apontada nas redes é que o B é formado pelo tradicional “M” ostentado nos restaurantes da McDonald’s mundialmente, só que deitado.
“Eles literalmente só viraram o logo da McDonald’s de lado e o colocaram em um retângulo. Isso é brincadeira, certo?”, questionou um dos internautas ao comentar o assunto no Twitter.
“Eles não conseguiram nem chamar um design gráfico para recriar o logo? Dá para ver que eles baixaram a imagem online e fizeram umas adições”, disse outra.
De acordo com a agência de notícias ucraniana Nexta, um pedido de registro de marca para a rede Uncle Vanya’s foi feito na semana passada junto às autoridades russas. Um grupo de empresários do país comandado por Putin estaria liderando a implementação do restaurante na nação. A expectativa é de que os produtos sejam “100% russos”.
Segundo um site de franquias com o endereço da lituana, o restaurante Uncle Vanya’s trabalha com “cozinha clássica russa com uma interpretação moderna” e foi fundado em 2013. Não há mais informações sobre a marca.
Procurado pelo The Independent e pelo jornal Daily Star, o McDonald’s não se pronunciou sobre o caso.
Com informações do UOL