Início » MAIS DE 170 MIL POTIGUARES SERÃO IMPACTADOS COM REAJUSTE NOS PLANOS DE SAÚDE

MAIS DE 170 MIL POTIGUARES SERÃO IMPACTADOS COM REAJUSTE NOS PLANOS DE SAÚDE

  • por
Compartilhe esse post

Depois de autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o reajuste nos planos de saúde, o consumidor vem fazendo contas para tentar encaixar mais essa despesa no orçamento.

Aqui no Rio Grande do Norte, mais de 171 mil beneficiários de planos individuais e familiares sentirão o impactado do reajuste de 15,5%.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) e vale para todo o país, afetando 8,9 mihões de pessoas.

Em 2021, a ANS aprovou deflação de -8,19%, o que resultou na redução nos valores vigentes. O reajuste atual é válido para o período de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023.

Este é o maior índice de reajuste já aprovado pela ANS desde 2000. Segundo a agência, a justificativa para um percentual tão significativo é o aumento das despesas das operadoras, puxado, por exemplo, pelo maior número de procedimentos eletivos em 2021.

“O trabalho da agência, a gente foca, acima de tudo, na sustentabilidade do setor, pensando obviamente no melhor para o consumidor, na estabilidade das relações. A viabilidade da manutenção do setor para dar continuidade, entregando às famílias as coberturas assistenciais contratadas”, disse o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello durante a reunião.

Já nas próximas faturas, a Unimed Natal deve aplicar o reajuste para cerca de 74 mil clientes. De acordo com a empresa, os contratos individuais que completam “aniversário” em junho ou julho já terão suas faturas reajustadas com o retroativo ao mês de maio. Já os contratos com aniversário nos demais meses terão aplicação do reajuste sem retroativo.

O cálculo do reajuste feito pela ANS para 2022 e 2023 teve a concordância do Ministério da Economia.

De acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), as projeções já apontavam para uma estimativa de reajuste na casa dos 15%.

Com informações da Tribuna do Norte


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *