Início » NATÁLIA BONAVIDES ACIONOU MPF PARA INVESTIGAR COMPRA DE TRATORES PELO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

NATÁLIA BONAVIDES ACIONOU MPF PARA INVESTIGAR COMPRA DE TRATORES PELO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: AGÊNCIA BRASIL

O Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, utilizou R$ 89,8 milhões – que seriam direcionados para amenizar o impacto da Covid-19 em comunidades em situação de vulnerabilidade social – para a compra de 247 equipamentos agrícolas.

Ao suspeitar de irregularidades nesse processo, a deputada federal Natália Bonavides (PT) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que fosse instaurada uma investigação, a fim de averiguar e confirmar o desvio de recursos públicos.

“Bolsonaro retirou recursos do auxílio Brasil para pagar o centrão. Dinheiro que deveria ir para famílias em situação de vulnerabilidade. É inadmissível que a população mais pobre siga pagando a conta desse governo. Já não bastasse o orçamento secreto, agora a assinatura vem do próprio governo federal. Acionamos o MPF e esperamos que uma apuração seja feita”, declarou a parlamentar.

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, em junho do ano passado, o uso de sobras orçamentárias resultantes da transição do Programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil, porém o uso deveria ser unicamente para custeio relacionado ao combate aos efeitos da Covid-19 em comunidades mais vulneráveis.

A compra dos 247 tratores obviamente desconsiderou a condicionante do TCU.

Bonavides apontou que um dos estados mais beneficiados foi a Bahia, e que o responsável pela aquisição dos equipamentos foi o ex-ministro João Roma, hoje pré-candidato ao governo do Estado.

“É fundamental que se investigue a possibilidade de relação entre os fatos, como o desrespeito à determinação do Tribunal de Contas e a pré-candidatura do então ministro ao governo do Estado da Bahia”, concluiu.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *