Início » PREFEITO PODE PERDER VEREADORES PARA OPOSIÇÃO NA CÂMARA DE NATAL

PREFEITO PODE PERDER VEREADORES PARA OPOSIÇÃO NA CÂMARA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Mamata do prefeito de Natal, que tenta a reeleição, é escancarada. Recebeu  sem trabalhar | Partido dos Trabalhadores
Reprodução

Antes de falar da longa quebra-de-braço e jogo de cintura que a bancada de oposição precisará demonstrar na articulação que resultará na possível conquista das dez (faltam somente três) assinaturas no requerimento solicitando a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI), na Câmara Municipal de Natal (CMN), para apurar as denúncias que culminaram na Operação “Rebotalho”, vamos revelar algumas questões que podem influenciar (de forma negativa para o prefeito) na transição de camisas de alguns parlamentares da Casa. Álvaro Dias (PSDB) deve confiar no ditado que diz: “time que está ganhando não se mexe”; alguns, consideram um erro deixar bons jogadores no banco. Sem atenção.

Pois é, nos bastidores da Casa Legislativa de Natal, o assunto é que a insatisfação dos parlamentares com o comportamento do prefeito de Natal, pode levá-lo a perder parceiros neste mandato. Segundo relatos de parlamentares ao Blog Tulio Lemos, além de não prestar a devida atenção aos membros do legislativo natalense, com o atual chefe da Casa Civil tendo atuação letárgica, comparada à eficiência ou esforço empregado pelo anterior que esteve no cargo, o chefe do executivo municipal é apontado como infiel na concessão de determinados espaços, acertados previamente, além de deselegante ao não receber vereadores em audiências.

Um dos parlamentares declarou: “acredito que seja muito difícil que a oposição conquiste as três assinaturas que faltam para o requerimento de abertura da CEI; mas, devo assumir que a bancada está sendo maltratada pelo prefeito. Se a governadora entrasse na jogada, o quadro poderia reverter facilmente para a “dor de cabeça” de Álvaro; mas, quem não deve não teme, não é mesmo?”

TRANSIÇÃO COMPLICADA

Câmara Municipal de Natal — Foto: Elpídio Júnior/Divulgação/CMN
Câmara Municipal de Natal — Foto: Elpídio Júnior/Divulgação/CMN

Quem correu para os telejornais, programas de rádio e demais mídias jornalísticas da cidade e, consequentemente, assumiu a “cara” da CEI na Casa Legislativa Municipal de Natal foi Divaneide Basílio (PT). Agora, caso tenha êxito, todos os “louros” irão para a parlamentar; mas, a principal medida negativa vem agora: a conversa é que ela não soube transitar entre os colegas da Casa, pedindo o valioso e necessário apoio e se resumiu à ilha da oposição. Na política, aliados são fundamentais. Ninguém sozinho aprova nada. Ninguém sozinho faz investigação ou revolução. Nas trincheiras, são sempre bem-vindos reforços e companhias para somar nas causas adotadas.

Ao falar da atuação da governadora, os comentários se estenderam até à vergonhosa protelação da instalação da CPI da Covid, para investigar os gastos do Governo Fátima ao longo da pandemia. Em qualquer gestão, quem não deve não teme. Esse é um fato absoluto.

Como já citamos no Blog, o Governo Fátima Bezerra continua desprezando a razão e menosprezando a seriedade. Somente na última semana, em mais um golpe contra o paredão invisível da gestão Estadual contra a CPI da Covid, a protelação da bancada de Fátima levou o deputado Kelps Lima à cara do gol em relação à imagem que oposição e Governo estão produzindo antes mesmo do início dos trabalhos da Comissão.

Kelps buscou a Justiça, em Mandado de Segurança, para obrigar a Assembleia a instalar a CPI da Covid. Seja qual for o resultado, o Governo perde. Uma atitude injusta é aderir a dois pesos e duas medidas. Investigação no âmbito municipal, mas não no estadual? Assim, tomam partido e levantam bandeiras meramente egoístas. Falando na gestão do dinheiro público no gerenciamento dos recursos para preservar vidas, a briga partidária/ideológica fica ainda mais danosa.

Voltando à questão do prefeito… “ele deve se confiar que é melhor seguir insatisfeito do que com um mandato ‘solto’, fica tudo mais difícil”, disse um parlamentar. Sinceramente, essa confiança toda não é boa para ninguém. Notamos vereadores sem autonomia. Alguns até com trabalho quase que insignificante. Que vivem aguardando ordens do executivo. Comum até a colocação que são mandatos vendidos, postos à serviço dos caprichos de quem assina o papel.

Na última quinta-feira (08), o vereador Anderson Lopes (SOLIDARIEDADE) declarou, por meio de suas redes sociais, que assinará o requerimento com pedido para instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) no âmbito do Legislativo Natalense. Foi mais uma vitória para oposição, somando seis assinaturas

O burburinho, já confirmado por apoiadores da CEI na Câmara Municipal de Natal, é que Klaus Araújo (Solidariedade) assinará o requerimento. Nem Álvaro nem Fátima. Klaus que segue no processo de saída da legenda e parece se colocar disposto à oxigenação política. Veremos.

PROCESSO DE INSTALAÇÃO DA CEI

Foto: Luana Thayse/Ascom Brisa Bracchi

Segundo o Regimento Interno da Casa, a abertura da CEI exige a assinatura mínima de um terço da quantidade de parlamentares, ou seja, dez integrantes. Até o momento, sete já se posicionaram a favor. Além de Anderson Lopes e Klaus Araújo, os vereadores de oposição que primeiro defenderam a instalação da CEI foram: Divaneide Basílio, Robério Paulino, Brisa Bracchi, Ana Paula e Pedro Gorki.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *