
Com a pandemia do novo coronavírus entrando em uma fase de maior controle em Natal, a Prefeitura iniciou a retomada de alguns serviços que foram paralisados na rede pública municipal de saúde, em virtude da concentração de recursos financeiros e humanos no enfrentamento à covid-19. O Hospital dos Pescadores, a Policlínica Oeste e a Unidade de Saúde da Família do Nova Natal são unidades que já diponibilizam de procedimentos para quem necessitar de cuidados e serviços não relacionados a covid-19.
Antes com toda a sua estrutura voltada ao tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o Hospital dos Pescadores já retomou o pronto-atendimento para pacientes não covid-19. Os leitos clínicos do hospital voltaram a funcionar no primeiro andar, com alas distintas para pacientes Covid e clínica geral, tendo separação física e equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais diferentes.
Uma ampliação da estrutura da unidade também está prevista para os próximos meses, com a construção de 20 novos leitos clínicos e dez leitos de UTI. Atualmente, o Hospesc também atende o perfil intermediário de pacientes acometidos pelo coronavírus, abrigando os serviços do antigo Hospital Natal Sul.
“Na fase mais aguda da pandemia, tivemos que voltar todas as nossas forças em recursos humanos e financeiros para combater a covid-19 em Natal, abrindo novos leitos, contratando profissionais, adquirindo remédios e equipamentos. Agora estamos em um estágio de maior controle e vimos a necessidade da reativação de alguns procedimentos. À medida que a situação melhorar ainda mais, voltaremos a oferecer ainda mais serviços aos usuários da saúde pública de Natal”, destaca o prefeito Álvaro Dias.
O secretário municipal de Saúde, George Antunes, pontua que, mesmo com a volta e ampliação de diversos serviços, a Prefeitura seguirá atenta aos cuidados para quem testar positivo para a covid-19. “Estudamos sempre as melhores formas de atender os pacientes com Covid, mas sem perder de vista a atenção com os atendimentos de rotina”, analisa ele.
Policlínica
Desde a última segunda-feira 23, as equipes da Policlínica Oeste, na Cidade da Esperança, voltaram a acolher as demandas de ultrassonografias abdominal e transvaginal, punção de mama e tireóide, vasectomia, postectomia, grupo de tabagismo e linha de cuidado e atenção à obesidade. O fluxo para realização de consultas e serviços especializados acontece após marcação nas unidades básicas de saúde (UBS), onde o paciente passa pelo médico clínico geral e recebe o encaminhamento para realização dos procedimentos.
No caso da vasectomia, basta o paciente demonstrar interesse em qualquer UBS para ser encaminhado ao médico especialista da Policlínica Oeste, além de passar por equipe multidisciplinar de enfermagem, assistência social e psicologia no local.
Laboratório
A população da Zona Norte, por sua vez, ganhou mais um serviço. A Unidade de Saúde da Família do Nova Natal abriga agora um posto de coleta laboratorial, ampliando a oferta de realização de exames no Município. Para realizar a coleta, é necessário agendar os procedimentos na USF Nova Natal, apresentando requisição médica, cartão SUS e documento com foto. O agendamento é realizado de segunda à sexta-feira das 08h às 10h até o fim de agosto; em setembro, esse horário passa para das 13h às 15h.
Além do posto de coleta na unidade de saúde do Nova Natal, a SMS/Natal disponibiliza outros pontos na cidade: UBS Pajuçara, Policlínica Norte, Unidade Mista de Felipe Camarão, Laboratório Municipal, Distrito Sul e Policlínica Zeca Passos.
Natal mantém eficiência em vacinação contra a covid-19
Natal está entre as poucas capitais brasileiras que, desde a semana passada, já está vacina o público de pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades contra a covid-19. A capital potiguar foi a nona a alcançar essa marca. Ao alcançar essa faixa etária, o Município atingiu a última etapa prevista no Plano Nacional de Imunização proposto pelo Ministério da Saúde. Para marcar a conclusão desse ciclo, realizou um “Baladão da Vacina”, nos drives instalados na Arena das Dunas e no ginásio Nélio Dias.
De acordo com dados do portal RN+Vacina, 78% da população vacinável já tomou pelo menos uma dose dos imunizantes e 31% já está completamente vacinada contra a doença. Já foram aplicadas em Natal 762.982 doses.
“Graças à estrutura que montamos e à capacidade de trabalho de nossas equipes, atingimos essas marcas importantes. Desde janeiro, estamos empreendendo todos os esforços para controlar a pandemia. A vacinação é o único caminho para alcançarmos esse objetivo. Graças a este trabalho, o Município está em um estágio de controle da doença com a diminuição de ocupação de leitos, número de novos casos e óbitos. Seguiremos assim até que o último natalense apto a se vacinar esteja protegido”, assegura o prefeito de Natal, Álvaro Dias.
A estrutura da campanha de vacinação da Prefeitura de Natal conta atualmente com cinco pontos de aplicação no sistema drive-thru: Shopping Via Direta, Palácio dos Esportes, Arena das Dunas, Ginásio Nélio Dias e o Sesi. Além destes locais, a vacinação contra a covid-19 ocorre em 35 salas em unidades de saúde nas quatro regiões da cidade. Todas as informações a respeito da vacinação contra a covid-19 em Natal estão disponíveis no portal: www.vacina.natal.rn.gov.br.
*Matéria Publicada no Jornal Agora RN.