Início » PREOCUPANTE: RN VOLTA A TER 50% DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI

PREOCUPANTE: RN VOLTA A TER 50% DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI

  • por
Compartilhe esse post

Com 358 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina anticovid e 221 mil que não retornaram para receber a D2, o Rio Grande do Norte voltou a ultrapassar 52% de ocupação de leitos críticos para tratamento da covid-19 na manhã de quarta-feira (3), o que não acontecia há três meses e meio, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). De acordo com levantamento da pasta no mês passado, que acompanhou a evolução clínica de pacientes, com quadro finalizado por alta médica ou óbito, de 164 internações, 108 eram de pacientes que não tomaram a vacina, o que representa 65% do total.

A última vez que o estado registrou mais de 52% de ocupação foi no dia 16 de julho, quando 192 pessoas estavam internadas (53,78%).  Atualmente 92 pacientes permanecem em tratamento nos leitos covid. A diferença entre os dois cenários é de que em julho o estado disponibilizava 357 leitos e hoje 194 estão disponíveis, devido à “reversão” de leitos exclusivos covid para outras doenças.

Outro fator que desperta a preocupação dos cientistas da área é a presença da variante Delta, considerada mais transmissível por apresentar múltiplas mutações genéticas. No Rio Grande do Norte, o Lacen-RN identificou 173 casos confirmados e dois óbitos causados pela nova cepa. Por ser tão transmissível quanto a catapora, o surgimento da variante atrapalha a previsão de cenários, segundo o epidemiologista Ion de Andrade.

Em nota enviada à reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte informou que, após reunião com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) e Ministério da Saúde, encaminhou orientações para que os municípios ampliem horários de vacinação e preparem um Dia D de estímulo. Além disso, a Sesap comunicou que incentiva “fechar parcerias com os comerciantes locais, donos de bares e restaurantes, para estimular a vacinação; fazer busca ativa nominal de todos os atrasados e estimular premiação entre os vacinados”, diz trecho da nota.

Informações: Tribuna do Norte


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *