Após o período de filiações partidárias para a eleição de outubro, o PSDB Rio Grande do Norte anuncia a ampliação dos filiados e a vigência em 133 municípios, em todas as regiões do Estado, através das comissões provisórias. O partido, o segundo que elegeu o maior número de prefeitos em 2020, seguido somente do MDB, projeta continuar o crescimento em 2024. Na capital, a formação da nominata pretende encabeçar esse crescimento na eleição proporcional. Segundo o presidente do PSDB no município, vereador Klaus Araújo, o partido projeta ocupar pelo menos cinco cadeiras no legislativo natalense a partir de 2025.
“Nós temos quatro vereadores e trouxemos quatro suplentes. Três primeiros suplentes e um segundo suplente. Sem contar que a gente tem uma candidatura coletiva, a gente tem representantes como Fadinha da 98 FM, temos pastores que trazem dois mil votos, nós temos uma chapa muito forte”, explica o presidente.
A expectativa é integrar a renovação que a Câmara de Natal costuma ter nas três últimas eleições, de cerca de 50%.
Para o vereador Klaus, isso será possível porque o partido tem dado liberdade, não só em Natal, mas às comissões municipais de decidirem com autonomia de acordo com a realidade de cada município.
“Ezequiel tem sido muito correto em todos os municípios e tem dado legitimidade e também deixando os diretórios do seu município fazer as costuras necessárias. Isso tem deixado todo mundo confortável. O diretório municipal tem carta branca para votar e apoiar quem o partido acha que é mais interessante para o crescimento do partido. O que nós queremos é que o PSDB cresça”, explica.
A partir disso foi que a legenda definiu o apoio a Paulinho Freire à prefeitura de Natal e com perspectivas de levar a disputa ao segundo turno.
“Paulinho já apareceu em segundo na última pesquisa e nós acreditamos muito que vamos para o segundo turno com Paulinho Freire, até porque com a candidatura da deputada federal Natália, do ex-prefeito Carlos Eduardo e de Paulinho é muito difícil que não haja o segundo turno, pela quantidade de votos que cada um terá”, analisa.
Entretanto, torce para que o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) defina o apoio ao nome do União Brasil e suba o palanque ao lado do PSDB. “O prefeito Álvaro Dias será importantíssimo para o apoio a Paulinho Freire. Nós temos uma relação muito boa com o prefeito e nós gostaríamos muito de contar com o apoio do prefeito a Paulinho Freire no nosso projeto de 2024, na Câmara Municipal de Natal e também na Prefeitura”, diz.
Segundo ele, em 20 dias, “no máximo”, será divulgado o apoio a Paulinho Freire.