Início » RN RECEBE NOTA 9,2 DE ÓRGÃO VINCULADO AO MINISTÉRIO DA ECONoMIA POR AÇÕES DE COMBATE À PANDEMIA

RN RECEBE NOTA 9,2 DE ÓRGÃO VINCULADO AO MINISTÉRIO DA ECONOMIA POR AÇÕES DE COMBATE À PANDEMIA

  • por
Compartilhe esse post

Um artigo científico divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), deu nota 9,2 para o desempenho do estado do Rio Grande do Norte nas ações de combate à pandemia.

O Estado foi qualificado como um dos seis melhores do Brasil no uso da ciência para o combate à pandemia, ficando atrás apenas de Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, ficando empatado com o Espírito Santo.

Os dados são fruto do trabalho “Ciência e pseudociência durante a pandemia de COVID-19: o papel dos ‘intermediários do conhecimento’ nas políticas dos governos estaduais no Brasil”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e feito pelo pesquisador Rodrigo Fracalossi de Moraes.

O estudo avaliou a atuação dos comitês científicos e a interação deles com os entes responsáveis pela aplicação das políticas de combate à Covid-19 nos estados.

Foram avaliados os comitês potiguares que atuam junto às Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação. No levantamento feito, o RN despontou com os melhores indicadores em termos de transparência e influência dos comitês.

O estado do Rio Grande do Norte também obteve as melhores pontuações ao afastar o uso de medidas não-científicas, como recomendação do suposto “tratamento precoce/kit Covid” ou a busca pela imunidade de rebanho.

O documento finaliza elogiando a iniciativa da Sesap em montar seu comitê estadual de especialistas com especialista de referência com formações em diversas áreas.

IPEA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.

Por Blog da Thaisa Galvão


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *