A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por seu Secretário George Antunes, emitiu uma nota alertando a população sobre os riscos que os restos de comida a céu aberto deixados pelos animais de rua podem causar, desde a presença de roedores, dentre outros que podem oferecer riscos a população humana.
“Na realidade, ao distribuir cartazes, a pasta buscava alertar a população sobre os riscos que os restos de alimentos deixados pelos animais, a céu aberto, poderiam acarretar, atraindo outros animais, a exemplo de roedores, que oferecem riscos reais à população humana”, diz a nota.
A pasta ainda pediu desculpas às organizações protetoras da causa animal que, diariamente, procuram alimentar a população pet de rua. “Com essa conduta, reforçando o alerta acerca dos riscos advindos da conduta mencionada, não imaginávamos nem desejávamos provocar contendas entre cidadãos e organizações sociais e/ou pessoas físicas que em ato de nobreza e amor a uma causa, doam parte do seu tempo e recursos outros, para cuidar de animais em situação de abandono”, esclarece.
“Esta secretaria entende que tem o dever de oferecer à sociedade políticas públicas que atendam aos interesses da coletividade e, compromete-se a implementar programas permanentes de cuidado aos animais em situação de abandono, ao tempo que segue na missão de preservar a saúde humana”, conclui.