O aplicativo e o site do Sistema ConectSUS, do Ministério da Saúde, continua foram do ar, já a mais de 24 horas, depois de ser invadido por hackers na madrugada desta sexta-feira (10.12). O ConectSUS é uma plataforma digital onde as pessoas podem retirar comprovantes de vacinação contra o Covid-19. Também foi atingido o sistema de notificação de casos de doenças.
Por conta desde incidente, o Governo Federal decidiu adiar o início da necessidade de viajantes de outros países que chegam ao Brasil por via aérea, que estava previsto para começar neste sábado (11), apresentarem comprovante de imunização, ou ficar cindo dias em quarentena.
Segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), publicada nesta sexta-feira (10.12), a exigência do comprovante de vacinação deverá começar no próximo dia 18 de dezembro.
Na manhã deste sábado (11.12), o MS emitiu nota em que declara que “está atuando coma máxima agilidade para restabelecer os sistemas comprometidos com o ataque causado na madrugada desta sexta-feira.
” Vários sistemas já foram reestabelecidos e a expectativa é que os outros sistemas estejam disponíveis para a população na próxima semana”, informou o MS.
Com informações do G1 nacional