A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) emitiu ontem uma resolução determinando a desclassificação do Mossoró Esporte Clube do Campeonato Potiguar da Segunda Divisão de 2023, declarando o vice-campeão Baraúnas como o campeão estadual deste ano e dono da vaga ao acesso.
A decisão da FNF foi tomada após denúncia do próprio Baraúnas de que o Mossoró Esporte Clube registrou atualização do seu Estatuto Social em outubro de 2013, se propondo a praticar o futebol em caráter amador, o que torna o clube inadequado a participar do Campeonato Potiguar Segunda Divisão, competição de futebol profissional.
Com a desclassificação do Mossoró, primeiro colocado na competição, foi declarada na mesma resolução a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas como a campeã do Estadual da Segundona. O Leão do Oeste ganhou o título por que terminou a competição em segundo lugar, além do direito de retorno à Série A.
MEC RECONHECE ERRO
Em nota oficial, a diretoria do Mossoró admitiu o erro administrativo. “O Mossoró Esporte Clube assume a responsabilidade pelo seu erro. Reforçamos nosso compromisso com o FairPlay e a ética esportiva. Por entendermos que o direito não pode perder para o erro e para não prejudicar o campeonato e os demais clubes filiados, decidimos não recorrer e reconhecer o Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas como campeão da 2ª divisão de 2023”.