Início » TURISMO DE NATAL É DEBATIDO EM SEMINÁRIO COM APOIO DA FECOMÉRCIO RN

TURISMO DE NATAL É DEBATIDO EM SEMINÁRIO COM APOIO DA FECOMÉRCIO RN

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou, nessa quarta-feira, 1º, da abertura do I Seminário de Turismo de Natal, promovido pela Prefeitura de Natal e Secretaria Municipal de Turismo. O evento, que aconteceu no auditório do Arena das Dunas, reuniu representantes de entidades empresariais, setor público e técnicos do segmento turístico para debater a atividade na capital potiguar.

Na sua fala, Marcelo Queiroz, reafirmou e apresentou o trabalho desenvolvido pela Fecomércio, Sesc e Senac na defesa e fomento da atividade, com a participação efetiva da Câmara Empresarial do Turismo, órgão consultivo da Federação composta por membros de diversas entidades do segmento.

“Um dos resultados deste trabalho efetivo foi a manutenção da redução da alíquota do ICMS da energia elétrica para os meios de hospedagem, de 25% para 12%, até dezembro de 2022. Procuramos o Governo do Estado e conseguimos esse incentivo. Além dos projetos estratégicos que desenvolvemos, como a instalação do Sistema de Inteligência do Turismo, o Sírio, e o trabalho de capacitação de mão de obra exclusiva para o turismo, com o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa”, pontuou Queiroz.

Para ele, o momento é de discutir ações e pensar no turismo de Natal, com planejamento e ações assertivas, investindo em roteiros além do Sol e Mar. “Foi um momento que escutamos especialistas, os empresários do turismo potiguar e o poder público para pensar e repensar o setor, a principal atividade econômica da nossa cidade e estado”.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, comentou das ações do Executivo Municipal para desenvolvimento da atividade, principalmente após o novo Plano Diretor da capital. A revitalização da Ribeira e a construção do Mercado da Redinha está no radar da Prefeitura e, segundo o gestor, impulsionaram o turismo da cidade.

“O turismo é prioridade da nossa gestão. Com as obras de infraestrutura, a praia da Redinha será um local aprazível e de ótima convivência. Também o bairro de Ponta Negra está sofrendo intervenções do município, com o aterro da praia que proporcionará o alargamento da faixa de areia”, comentou Dias.

A programação contou com a palestra do consultor e ex-secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches, que falou sobre como alavancar o turismo através de parcerias público-privadas. Em seguida, a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (MTur), do Governo Federal, Débora Barboza, realizou a apresentação “Como estimular a competitividade no destino: oportunidades do turismo inteligente”. Outros temas como o turismo e a 2ª Guerra Mundial e o equipamento Arena das Dunas e seu impacto foram tema de apresentações.

Estiveram presentes ainda o vice-presidente da Fecomércio e presidente em exercício do Conselho Deliberativo do Sebrae, Itamar Manso Maciel; secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes; presidente do CDL Natal, José Lucena; superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo; e o vereador Kleber Fernandes, representando a Câmara Municipal do Natal.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *