Início » VEREADORES DA BANCADA DE ÁLVARO REFORÇAM APOIO A PAULINHO FREIRE

VEREADORES DA BANCADA DE ÁLVARO REFORÇAM APOIO A PAULINHO FREIRE

  • por
Compartilhe esse post

Luciano Nascimento é vereador do PSD, partido de Carlos Eduardo, e compõe a base governista na Câmara Municipal de Natal (CMN). Após o anúncio de apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) à pré-candidatura de Paulinho Freire (UB), ele é o único que permanece defendendo o nome do ex-prefeito. Outros 20 vereadores da bancada acompanham o gestor municipal.

O apoio de Álvaro Dias à pré-candidatura a prefeito de Natal de Paulinho Freire foi divulgado na última quinta-feira (02). Álvaro também indicou Joanna Guerra, secretária de Planejamento para a candidatura a vice-prefeita.

O vereador Luciano acredita que a bancada deverá saber separar a atuação administrativa na Câmara e a político-eleitoral. Ele não crê que possa acontecer direcionamento para exclusão de vereadores da bancada por apoiar um nome que não seja o defendido por Álvaro Dias.

“Não acredito nesse tipo de expediente. Sempre fui correto com o Governo de forma administrativa. Saberemos separar as coisas”, informou.

Nascimento afirmou que vai permanecer na base governista na Casa Legislativa, e que “não abre um milímetro” sobre a decisão de permanecer no palanque de Carlos Eduardo.

“O Prefeito Álvaro, como qualquer outro eleitor de Natal, tem direito de fazer sua escolha e ele fez a dele”, complementou.

Quando questionado sobre postagem do PSD Jovem, em que aponta “ingratidão” de Álvaro Dias, o parlamentar não deu resposta se esse seria o sentimento do partido como um todo em relação ao prefeito.

Câmara Municipal de Natal
O vereador Peixoto (Republicanos) é um dos três que compõem a bancada do partido do prefeito Álvaro Dias na Câmara, mas defendia o apoio do gestor ao pré-candidato Carlos Eduardo (PSD).

No entanto, antes mesmo da oficialização pública do apoio a Paulinho Freire, ele deixou claro que acompanharia o seu líder político. E assim deverá ser com cerca de 21 vereadores que compõem a base governista na Câmara, segundo afirmou o líder da bancada, vereador Hermes Câmara (Cidadania).

Para o vereador Peixoto, há motivos para subir ao palanque da chapa Paulinho-Joanna. “Paulinho Freire foi um legislativo muito junto da gestão e isso faz com que a gente entenda que foi uma escolha sábia do prefeito. Ele quer uma continuidade. Então ele vê Paulinho como uma pessoa mais próxima, uma pessoa que também conhece Natal, uma pessoa que hoje tem uma história”, disse.

O parlamentar, que defendia a preferência popular por Carlos Eduardo, apontada em pesquisas, agora acredita que o rumo da campanha pode mudar, pendendo para o lado de Paulinho. “Eu acho por que ele (Carlos Eduardo) era candidato único até então. As pesquisas falam de uma forma, diante do quadro de ontem, o quadro de hoje já muda. Então hoje a população que é entrevistada via muito Carlos como uma pessoa que tinha tudo a ver com Álvaro. Pelo fato de ter sido vice, ter sido prefeito. Mas hoje eu acho que vai ter uma história diferente daqui. Eu acho que daqui para frente as pesquisas devem mudar pelo fato dessa decisão de Álvaro”, explicou.

É este o posicionamento que o líder da bancada governista na CMN, Hermes Câmara, diz existir no grupo.

“Eu acho que era o que a Câmara Municipal esperava, essa sintonia entre Paulinho e o prefeito Álvaro. Paulinho que sempre foi amigo de Álvaro foi um grande aliado na gestão de Álvaro, como várias matérias importantes como o plano diretor, como outros projetos que precisaram do apoio da Câmara e Paulinho como presidente na época não mediu esforços”, lembrou.

Durante o anúncio de apoio, o prefeito Álvaro Dias falou sobre o direcionamento dos vereadores do Republicanos e da bancada em seguir o projeto. “A orientação do partido é que toda a bancada acompanhe a nossa decisão e o nosso candidato. Isso aí inclusive é uma questão do partido que eles devem seguir, não há possibilidade de que um vereador do Republicanos deixe de seguir a orientação do partido. Isso poderia até vir a ser caracterizado como infidelidade partidária, mas nós não acreditamos que isso venha acontecer pelo bom diálogo que temos”, afirmou o prefeito.

O líder governista explica que o assunto vai ser conversado.

“Uma coisa é a questão política, outra coisa é a questão administrativa. Tem que diferenciar isso aí. Eu ainda vou conversar com o prefeito sobre o alinhamento da bancada, como é que vai ser”, afirmou, observando que há outros vereadores compondo a bancada da situação, mas que eleitoralmente devem subir em outros palanques, como Herbeth Sena (PV) e Milkley Leite (PV), que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) e devem apoiar a candidatura de Natália Bonavides (PT).

Já os vereadores Nina Souza (UB) e Ériko Jácome (PP), entusiastas da aliança entre o União de Paulinho e o Republicanos de Álvaro, comemoraram ao lado do prefeito e dos pré-candidatos durante o anúncio.

“A campanha estava ainda esperando essa peça fundamental que é o prefeito Álvaro Dias. Nós temos aí o apoio do PL, o apoio do Podemos, o apoio do PP, do próprio União Brasil, mas faltava, né? O Republicanos, desse grande líder que é o prefeito Álvaro Dias”, afirmou a esposa do deputado Paulinho Freire.

De acordo com a opinião de Nina, “sem dúvidas” haverá segundo turno em Natal e haverá a vitória de Paulinho Freire. Para isso, há um amplo apoio em Natal e em Brasília.

“Numa campanha de envergadura como essa, todo mundo tem que ser ouvido, né? O diálogo tem que ser amplo e a gente precisa compreender que Natal é uma cidade, que hoje, o que arrecada cerca de 100% vai para pagar folha do servidor. Então nós precisamos sim de apoio dos parlamentares tanto federais, como do dos senadores, bem como de apoio em Brasília dos partidos. Desses partidos que eu falei para que as obras sejam viabilizadas, porque por mais que nós tenhamos projetos, tenhamos ideias, temos o desejo, se a gente não tiver o recurso para viabilizar as coisas não saem do papel e isso é o diferencial”, se refe sobre Álvaro Dias e Paulinho Freire.

O presidente da Câmara de Natal, Ériko Jácome (PP), confirma a integração de “mais de 70% da Câmara de Natal” no apoio a Paulinho.

“Todos os vereadores demonstraram algumas incertezas e perguntas se isso (apoio a Paulinho) iria mesmo acontecer e de fato mais de 70% da Câmara Municipal de Natal esperava que isso acontecesse. Natal ganha com o desenvolvimento que Álvaro Dias vem causando e que certamente o seu sucessor deverá continuar fazendo, que será o deputado federal Paulinho Freire, pré-candidato a prefeito da nossa cidade”, ressaltou.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *