Início » Arquivos para 18 de julho de 2021, 17:17h

julho 18, 2021


MULHER DO PREFEITO DE PARNAMIRIM NÃO FOI CITADA EM PESQUISA PARA DEPUTADO ESTADUAL. KÁTIA PIRES E PROFESSORA NILDA APARECEM NAS INTENÇÕES DE VOTO

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução – Montagem

Neste domingo (18), de acordo com pesquisa realizada pela SENSUS para o pleito de deputado estadual no Rio Grande do Norte (RN), a mulher do prefeito de Parnamirim, Alda Leda, não teria vez na Assembleia Legislativa do RN. 

Entre as citações, a professora Nilda, ex-vereadora em Parnamirim, teve 0,56% de visibilidade. Já a vice-prefeita Katia Pires, que foi vereadora por cinco mandatos, contou com 0,12% das citações para o pleito.

A Pesquisa IP Sensus foi realizada entre 07 e 13 de julho, lembrando que o instituto divulgou apenas os nomes com mais de duas citações. 

Confira nomes citados:

Reprodução

Compartilhe esse post

NOTA DIZ QUE É UMA HONRA BOLSONARO SER MOTOQUEIRO E CHAMA LULA DE LADRÃO DE NOVE DEDOS

  • por
Compartilhe esse post

Ato de Bolsonaro com motoqueiros tem tom de campanha e discurso  negacionista | Atualidade | EL PAÍS Brasil
ALAN SANTOS / PRESIDENCY OF BRAZ / EFE

Neste domingo (18), uma nota apócrifa – sem assinatura – que circula em grupos do WhatsApp, rebatendo o termo usado pelo presidente da CPI da Covid no Senado, ganhou repercussão ao destacar, em nome dos motoqueiros do Brasil, que não há nada de pejorativo na categoria. Além disso, a nota pontua que os motoqueiros são responsáveis por grande parte da PIB Brasileiro, gerando milhões de postos de trabalho e renda adquirindo motos, peças e serviços para o lazer, esporte e sobretudo trabalho.

Confira nota na íntegra:

Nota de repúdio

Os motoqueiros do Brasil repudiam veementemente as declarações do Senador Omar Aziz, que na tentativa de atacar o presidente da República, o chama de “motoqueiro”, como se fosse algo ruim, como se fosse crime ser motoqueiro, tentando dar uma conotação pejorativa à nossa categoria.

Cumpre esclarecer que o Brasil é movido pelos caminhoneiros nas estradas e pelos motoqueiros nas cidades, NOS RESPEITE SENADOR!

Somos responsáveis por grande parte da PIB Brasileiro, gerando milhões de postos de trabalho e renda adquirindo motos, peças e serviços para o lazer, esporte e sobretudo trabalho, e o senhor senador, gera o que???

Somos infinitamente mais valiosos ao país do que este senador que nos custa caro e que saliva ódio pelos Brasileiros e sobretudo pelos motoqueiros.

Ter um presidente “motoqueiro” honra a todos nós, o que não queremos jamais, é um presidente “trambiqueiro” como é o caso do ladrão de nove dedos, tão defendido pelo senador.

Lembramos que o mais humilde entre nossa categoria, com certeza é muito mais honrado, honesto e trabalhador que o senador Aziz.

Imaginar que o presidente da República merece algum descrédito por ser “motoqueiro” é atentar contra a dignidade de cada um de nós.

Se referir de forma discriminatória, pejorativa, desrespeitosa, vil e infundada ao presidente da República, única e exclusivamente pelo fato dele ser motoqueiro, é comprar uma briga com uma categoria que merece muito respeito e que historicamente é unida e continuará sendo ainda mais e, essa briga, o senador já perdeu.

Temos fé e orgulho de nossa profissão, nosso caráter e nossa honra.

Seremos sempre motoqueiros, o presidente será presidente até 2026 e motoqueiro até o último dia de sua vida

O Brasil é motoqueiro e o motoqueiro é patriota e os patriotas estão unidos contra o comunismo.

DIVULGUE SE VC É PATRIOTA.


Compartilhe esse post

JUSTIÇA BLOQUEIA BENS DO PRESIDENTE DA CNC

  • por
Compartilhe esse post

Justiça bloqueia bens do presidente da CNC
Foto: Divulgação

Tadros é acusado de ter causado prejuízo de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos no período em que comandou o Sesc do Amazonas

A Justiça do Amazonas bloqueou os bens do presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, em uma ação de improbidade movida pelo Ministério Público amazonense, diz a Crusoé.

Tadros é acusado de ter causado prejuízo de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos no período em que comandou o Sesc amazonense, antes de assumir o comando da entidade máxima do empresariado comercial do país, em 2018.

Na ação, a Promotoria afirma que o atual presidente da CNC atuou “simultaneamente, como locador e locatário”.

*Com informações de O Antagonista.


Compartilhe esse post

BOLSONARO SAI DO HOSPITAL E MATA CANDIDATURA DE FÁBIO FARIA

  • por
Compartilhe esse post

Bolsonaro tem alta de hospital e se defende de suspeitas de irregularidades  na compra de vacinas | São Paulo | G1
Bolsonaro fala com jornalistas ao deixar hospital em SP neste domingo (18), após 4 dias internado por obstrução intestinal. — Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro saiu do hospital em São Paulo, neste domingo (18), e falou sobre os 6 bilhões para o fundo partidário. O presidente disse que esse dinheiro do fundão nas mãos de Rogério Marinho, o potiguar resolveria o problema da falta de água no Nordeste.

Com essa declaração, o presidente reforça indiretamente apoio à candidatura de Rogério ao Senado e mata a aspiração do também ministro Fábio Faria.

O presidente declarou que o bom parlamentar não precisa de dinheiro para fazer campanha: “ele é reconhecido no seu estado”.

Era essa a sinalização que faltava para decidir sobre quem Bolsonaro quer na eleição 2022 no RN?

Veja vídeo:


Compartilhe esse post

COMO FOI A ESCOLHA DA MULHER DE CARLOS EDUARDO PARA SER SECRETÁRIA DE ÁLVARO

  • por
Compartilhe esse post

Diversos | Fernando Machado | Page 193
Reprodução

Após o resultado da eleição 2020, o prefeito de Natal reeleito Álvaro Dias é convidado a se reunir com o ex-prefeito Carlos Eduardo para tratar do cumprimento de compromissos políticos assumidos.

Após falar sobre nomes que gostaria que continuassem na gestão reeleita de Álvaro, Carlos Eduardo recebe a confirmação do prefeito e o reforço de que a palavra dada está sendo cumprida.

Em determinado momento, Carlos Eduardo olha para Álvaro e com o termo carinhoso que usa para falar com o amigo, diz: “Los Dias, gostaria de falar com você a respeito da situação de Andréa.” Disse o ex-prefeito em relação à sua esposa, Andréa Ramalho, que já fazia parte do secretariado.

O veterano seridoense, já passado na casca do alho da política, sabia que Carlos Eduardo queria algo diferente para a esposa na nova gestão e não deixou o filho de Agnelo nem completar a frase e soltou a pancada carinhosa:

De Álvaro para Carlos:

“Meu amigo, é claro que vi a situação de sua mulher. Ela vai ficar exatamente no lugar que você escolheu pra ela. Vai continuar na secretaria da Mulher. Eu sei que você escolheu o melhor pra ela e apenas eu vou manter, pode ficar tranquilo!”

Carlos Eduardo congelou e ficou sem ter o que dizer. Com sorriso amarelo, agradeceu a Álvaro a permanência da mulher no secretariado e saiu de fininho rangendo os dentes em silêncio, praguejando internamente contra o aliado.

Na verdade, Carlos Eduardo queria que Andréa Ramalho assumisse a secretaria de Assistência Social, a SEMTAS, um poderio de ação social e assistencialista que dá muita visibilidade a quem a comanda.

Hoje, Andréa Ramalho continua como secretária da Mulher e a SEMTAS é comandada pelo filho de Álvaro, Adjuto Dias. O prefeito cumpriu o compromisso com o ex.


Compartilhe esse post

PRECISA RELATA TENTATIVA DE INVASÃO AO DROPBOX DE EMANUELA MEDRADES

  • por
Compartilhe esse post

Precisa relata tentativa de invasão ao Dropbox de Emanuela Medrades
Foto: Pedro França/Agência Senado

A conta é a mesma que a farmacêutica utilizou para enviar ao Ministério da Saúde os documentos relativos ao processo de importação da Covaxin

Segundo a Crusoé, Precisa Medicamentos comunicou a CPI da Covid sobre indícios de uma tentativa de invasão à conta de Dropbox da diretora técnica da empresa, Emanuela Medrades.

De acordo com o comunicado, o caso ocorreu às 15 horas e 22 minutos da última quarta-feira, quando a farmacêutica prestava depoimento à comissão.

A conta de Dropbox é a mesma que Emanuela utilizou para enviar ao Ministério da Saúde os documentos relativos ao processo de importação da Covaxin, vacina contra Covid desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech.


Compartilhe esse post

PREFEITURA DE MOSSORÓ CONVOCA PESSOAS DE 35 A 39 ANOS QUE AINDA NÃO TOMARAM D1

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Célio Duarte / Secom PMM

Mesmo com a vacinação aberta, mais de três mil mossoroenses de 35 a 39 anos ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número é visto com preocupação pela Secretaria Municipal de Saúde, que convoca o público para tomar a vacina ainda neste domingo (18), nas unidades de saúde que estarão abertas.

“Convocamos esses mossoroenses que estão nessa faixa etária de 35 a 39 anos, bem como as pessoas de 33 e 34 anos, que ainda não tomaram sua dose da vacina, para comparecerem até as unidades de saúde neste domingo, ou ao Sesi durante a semana, para receberem a sua dose”, afirma a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

Neste domingo, Mossoró contará com nove pontos de vacinação, em diversas regiões da cidade. O município iniciou neste sábado, dia 17, a vacinação do público-geral a partir dos 33 anos.

“Nossas equipes de profissionais da saúde e voluntários estão preparados, a estrutura está organizada para receber essas pessoas que ainda não tomaram a dose do imunizante”, disse Morgana, ressaltando que as unidades funcionam das 8h às 16h.

Documentos necessários
No momento da vacinação, o público-geral, a partir de 33 anos, deve apresentar originais e cópias de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Grupos prioritários
Neste domingo, Mossoró seguirá vacinando trabalhadores da indústria, construção civil e limpeza urbana a partir dos 18 anos. A nova faixa etária foi anunciada neste sábado pelo prefeito Allyson Bezerra.

Pontos de vacinação neste domingo, 18:

UBS Lahyre Rosado – Sumaré
UBS Maria Soares – Alto de São Manoel
UBS Chico Costa – Santo Antônio
UBS Francisco Nazareno – Bom Pastor
UBS Lucas Benjamim – Abolição 3
UBS Dr. José Leão – Alto da Conceição
UBS Ildone Cavalcante – Barrocas
UBS Moisés Costa – Redenção
UBS Marcos Raimundo – Belo Horizonte


Compartilhe esse post

BOLSONARO RECEBE ALTA NESTE DOMINGO (18)

  • por
Compartilhe esse post

Bolsonaro recebe alta
Reprodução/Redes Sociais

O presidente estava internado desde a última quarta-feira no hospital Vila Nova Star

Na manhã deste domingo (18), o presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica. Segundo boletim divulgado pelo hospital Vila Nova Star, o presidente continuará recebendo acompanhamento ambulatorial.

O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve alta hoje do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or. Ele estava internado desde a quarta-feira, 14 de julho, para tratar um quadro de suboclusão intestinal. Ele seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente.”

O presidente estava internado desde a última quarta-feira (14) no Vila Nova Star, em São Paulo, para tratar uma obstrução intestinal


Compartilhe esse post

ARTIGO POR CARLOS EMERENCIANO: SEIS MESES DE VACINAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, mostra seu cartão de vacinação após ser a primeira brasileira a receber a vacina no Brasil em 17 de janeiro de 2021 — Foto: Carla Carniel/AP
A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, mostra seu cartão de vacinação após ser a primeira brasileira a receber a vacina no Brasil em 17 de janeiro de 2021 — Foto: Carla Carniel/AP

O Brasil completou, neste sábado (17), seis meses do início da vacinação contra a Covid-19 com 15,7% da sua população completamente imunizada com as duas doses da vacina ou com a dose única. A primeira dose da CoronaVac aplicada no país foi em uma enfermeira de São Paulo, logo após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso emergencial da vacina em janeiro. Desde então, mais de 120 milhões de doses desta e de outras vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas nos braços dos brasileiros em meio ano de campanha nacional de imunização.

O advogado e arquiteto Carlos Emerenciano enviou ao Blog Tulio Lemos um artigo em que faz projeções do processo de imunização no Brasil.

Veja na íntegra:

ARTIGO POR CARLOS EMERENCIANO: SEIS MESES DE VACINAÇÃO

O Brasil completa hoje seis meses de vacinação contra a Covid-19. 

Vou fazer uma breve análise desse período a partir de 2 dados arredondados: aplicamos até hoje 120 milhões de doses e chegamos a 15% da população brasileira de totalmente vacinados. 

Análise de um leigo para leigos.

Vamos estabelecer uma data futura para fazer projeções: 17 de dezembro, daqui a exatos cinco meses. 

Os estudiosos projetam que para alcançarmos a imunidade coletiva, precisamos aplicar mais 200 milhões de doses. Seriam 320 milhões de vacinas ao todo. 160 milhões de brasileiros totalmente imunizados (sem considerar que a janssen imuniza completamente com apenas 1 dose).

Em seis meses, aplicamos 120 milhões de doses. 20 milhões de doses por mês. Precisamos dobrar esse ritmo de vacinação nos próximos 5 meses. Aplicar 40 milhões de doses por mês para alcançar a tão almejada imunidade coletiva.

Se formos fazer a análise a partir dos 15% de totalmente imunizados até agora, o desafio parece bem maior. Para chegar a 75% de totalmente imunizados em 17 de dezembro, precisamos imunizar um número 4 vezes maior de imunizados até agora. 60% em cinco meses. 12% da população a cada mês.

Como diria Cazuza, “o tempo não para”. Estamos, felizmente, apresentando redução significativa nas curvas de contágio e mortes, apesar de termos ainda um número muito alto de óbitos (não dá para se conformar com mais de mil mortes por dia).

Temos que nos preparar para os novos desafios, principalmente a contenção da variante Delta, responsável pelo aumento de casos na Europa e EUA. A nossa principal arma é a vacina!

Estamos diante de desafios e os caminhos nos levam a resultados completamente distintos. O negacionismo e o “negocionismo” nos levam à morte. A vacinação, a solidariedade, o investimento em ciência, o cuidado com o próximo, salvarão vidas.

Por Carlos Emerenciano, Arquiteto e Advogado


Compartilhe esse post

NOTINHAS DO BLOG NESTE DOMINGO (18)

  • por
Compartilhe esse post

CORAÇÃO

Depois do susto cardíaco, o ministro Rogério Marinho resolveu permanecer na Bahia. Mas não em hospital. Vai esfriar a cabeça nas praias baianas, provar um acarajé apimentado e visitar uns terreiros. Tirar as mandingas do fogo amigo.

ESPOSA

A mulher de Carlos Eduardo, Andréa Ramalho, se expressou bem nas redes sociais ao defender as mulheres e combater a violência. Pode ser o nascimento de uma candidatura para o pleito do próximo ano. Ela é bem mais simpática e articulada que o marido.

LIGAÇÃO

Todos os dias, o ex-senador Garibaldi Filho fala com familiares do professor Luís Eduardo Carneiro, seu ex-secretário e melhor amigo. A cada notícia de melhora, o pai de Waltinho fica aliviado. A situação ainda é complicada e o professor Luís caminha para três meses internado.

ACOMPANHAMENTO

Quem está acompanhando de perto a situação do jornalista Anderson Barbosa é o também jornalista Fred Carvalho. Foi Fred que ‘salvou’ a vida de Anderson o conduzindo ao hospital no momento do ataque cardíaco. Preces pela recuperação de Anderson.

CONVERSAS

O deputado Federal Benes Leocádio intensificou as conversas com partidos e lideranças políticas. Praticamente definido como o candidato a governador da oposição, Benes não encontra porta fechada em nenhuma legenda.

ALERTA

A governadora Fátima Bezerra ficou em alerta com a candidatura de Benes ao Governo. Política experiente, a filha de Dona Luzia sabe que não pode subestimar ninguém; e que não há vitória antecipada.

INTERIOR

O ex-prefeito Carlos Eduardo ensaia passos de visita ao interior. Não está sendo fácil. O filho de Agnelo não é muito adepto de conversa com políticos ou jornalistas. Seu forte não é articulação política. E não há quem faça por ele. Agnelo faz falta gigante ao filho.

LÍNGUA

Será que ninguém perto do presidente Bolsonaro observou que a queda das pesquisas é proporcional ao uso da língua pelo marido de Michele? Quanto mais fala e se expõe, o presidente reforça a paixão dos fanáticos, mas aumenta a rejeição dos não apaixonados.

PRESENÇA

O ex-presidente Lula define essa semana sua agenda de visita ao Nordeste. No Rio Grande do Norte o líder petista vai evitar compromissos públicos que gerem aglomerações ou tumultos. Contra ou a favor.

CPI

Independente de decisão judicial ou muído partidário, a CPI da Covid somente estará em pleno funcionamento no mês de agosto, após o recesso parlamentar da Assembleia.

TEMPO

Com o recesso, o Governo do RN ganha mais tempo para preparar sua defesa e organizar a documentação a respeito dos 12 contratos que vão ser investigados pela CPI.

FEIO

Não foi nada bonito o episódio da fuga dupla dos deputados governistas para evitar a instalação da CPI da Covid. Está cada vez mais explícito que o Governo Fátima está com medo das investigações.

LIMPA

Em conversa com o blog, um deputado da oposição confidenciou: “Eu sei que Fátima não está envolvida em nada de errado nesses contratos da Saúde. Fátima é limpa e eu sei disso. Só não entendo o medo do Governo.” Realmente, ninguém entende esse temor horroroso da governadoria em relação à CPI.

DISPUTA

A arenga entre o ex-governador Robinson Faria e o deputado Jacó Jácome não está perto de terminar. O filho de Antônio Jácome não aceita ser atropelado pelo pai de Fábio Faria. E em briga de partido, a Justiça não costuma interferir. No máximo, a Justiça diz que é problema ‘interna corporis’. Ou seja: Resolvam.

INVESTIGAÇÃO

Sherloquinho viu um depoimento dado sob sigilo a um promotor de Justiça a respeito de esquema no lixo de Parnamirim. A investigação está em andamento acelerado e pode complicar a vida de alguns. O depoimento é oficial e faz parte de uma investigação grave e ampla.

CANDIDATURA

O apresentador Salatiel de Souza deverá ser candidato a deputado Federal. Mas ainda não decidiu por qual partido. Poderá ser pelo PSL do delegado Sérgio Leocádio.

CASAL

O casal Albert e Carla Dickson participou de evento de filiações ao PROS, comandando pelo casal Jaime Calado e Zenaide Maia. O problema é que o casal comandante do PROS hoje é vinculado à Fátima Bezerra e apoia Lula para presidente. Já Carla Dickson é apaixonada por Bolsonaro. Tem que ver isso aí.

PARNAMIRIM

O vereador presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire, vai entrar com força na vizinha Parnamirim. Freire será candidato a deputado Federal pelo DEM.

MULHER

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio, e de Parnamirim, Rosano Taveira, já decidiram que vão apoiar suas respectivas esposas para deputado Estadual. Paulinho vai repetir a candidatura de Terezinha Maia. Taveira testar Alda Leda.

MÁQUINA

A questão das candidaturas de esposa de prefeito é natural. O que é perigoso é o inevitável uso da máquina pública para eleger a mulher. No pleito passado, a Prefeitura de São Gonçalo nomeou gente de todo o Estado. Na verdade, eram cabos eleitorais pagos com dinheiro público para fazer política para a mulher do prefeito. Será que Paulinho vai repetir a dose? E Taveira, será que vai fazer em Parnamirim o mesmo que Paulinho fez em São Gonçalo?

VICE

Cresce entre partidários do PT e do MDB a torcida para que o ex-senador Garibaldi Filho seja o candidato a vice na chapa da governadora Fátima Bezerra. Prefeitos e outras lideranças afirmam que Garibaldi na chapa garante a vitória de Fátima. Garibaldi só observa.

COMPARAÇÃO

Na verdade, o atual vice-governador Antenor Roberto não se sustenta numa comparação político eleitoral. Fátima precisa de um pouco mais e o atual vice não agrega o que ela precisa para renovar o mandato. É fato. Manter Antenor é dificultar a campanha e correr risco de derrota.

ALIADOS

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, não pode se confiar somente no bom desempenho em pesquisas. Ele está bem situado para concorrer ao Senado, mas precisa estar em uma chapa com um candidato forte ao Governo. O problema é que seu parceiro mais próximo é o isolamento.

CONSELHO

O senador Styvenson Valentim tem sido aconselhado por familiares e amigos próximos a não disputar cargo na eleição do próximo ano. Com mandato assegurado até o final de 2026, ser candidato em 2022 só trará desgaste desnecessário. O capitão ainda não decidiu seu futuro.

MOSSORÓ

Há sinais claros de aproximação do grupo das ex-deputadas Sandra e Larissa Rosado em direção ao Governo Fátima Bezerra. Mas há também restrição da petista Isolda à aproximação.

MOSSORÓ II

Isolda precisa entender que em política não há recusa a votos. Fátima não gosta de aliado que veta a chegada de novos votos. No passado, a própria Fátima foi vítima da recusa de apoio e perdeu a eleição para a Prefeitura de Natal.

LEMBRANÇA

Para refrescar a memória: segundo turno da eleição para prefeito de Natal entre Vilma de Faria e Fátima Bezerra. O PMDB havia sido derrotado e não foi ao segundo turno. O líder bacurau Aluízio Alves sinalizou na Tribuna que poderia apoiar Fátima contra Vilma.

LEMBRANÇA II

Inexperiente na época, Fátima poderia ao menos ter ficado em silêncio. Fez nota e discurso dizendo que não aceitava o apoio de oligarquia e blábláblá. Os aluizistas ficaram revoltados e votaram em Vilma. Foi o suficiente para garantir a derrota de Fátima.

ATUAL

Hoje, Fátima Bezerra está amadurecida na luta e calejada de vitórias e derrotas. Não recusa apoio e nem rejeita voto.


Compartilhe esse post

BOLSONARO: “BRASÍLIA É UM PARAÍSO DE LOBISTAS E PICARETAS”

  • por
Compartilhe esse post

Bolsonaro: “Brasília é um paraíso de lobistas e picaretas”
Foto: Reprodução

O presidente minimizou neste domingo as denúncias de corrupção envolvendo a compra de vacinas contra a Covid

Jair Bolsonaro minimizou as denúncias de corrupção envolvendo a compra de vacinas contra a Covid, durante entrevista coletiva na frente do hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ao ser questionado neste domingo sobre as irregularidades reveladas na CPI da Covid, o presidente desconversou e afirmou que “Brasília é paraíso de lobista, picareta”.

Eu já falei, repito para vocês, é um paraíso de lobistas, de picaretas. Em Brasília, tudo o que é de ruim no Brasil vai pra lá, fazer lobby, tirar proveito. Agora acredite quem quiser: nosso governo não gastou um centavo com picareta. Parabéns ao Pazuello, parabéns ao coronel Elcio.”

O presidente estava internado desde a última quarta-feira no Vila Nova Star para tratar uma obstrução intestinal.


Compartilhe esse post

ARTIGO POR MARCELO ALVES: COISA DOS NÚMEROS

  • por
Compartilhe esse post

Por Marcelo Alves Dias de Souza – Procurador Regional da República, Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

“O Terceiro Homem” (“The Third Man”), de 1949, é um clássico do cinema. Para a sua realização concorreu gente da mais alta patente do cinema e da literatura. A produção é de David Selznick (1902-1965) e Alexander Korda (1893-1956). A direção é de Carol Reed (1906-1976), com base em roteiro de Graham Greene (1904-1991), uma parceria que nos deu outros filmes, tais como “O Ídolo Caído” (“The Fallen Idol”, 1948) e “Nosso homem em Havana” (“Our Man in Havana”, 1959). Robert Krasker (1913-1981) responde pela fotografia; Anton Karas (1906-1985), pela trilha sonora. No filme atua gente como Joseph Cotten (no papel de Holly Martins), Orson Welles (Harry Lime), Alida Valli (Anna Schmidt), Trevor Howard (Major Calloway), entre outros. Curiosamente, Greene expandiu o roteiro do filme, publicando, em 1950, uma novela/romance com o mesmo título. Em regra, o contrário se dá: o livro é adaptado para o cinema. Bom, “O Terceiro Homem” é por muitos considerado o melhor filme britânico de todos os tempos. E olhem que a concorrência ali não é fácil.

A estória é ambientada na Viena pós-Segunda Guerra Mundial, uma cidade destruída e dividida entre as quatro potências vencedoras do conflito (Estados Unidos da América, Inglaterra, França e União Soviética). Holly Martins é um americano, escritor de faroestes de segunda categoria, bebedor e bêbado às escâncaras, sem um dólar no bolso. Ele chega a Viena para encontrar o seu amigo de longa data, o inescrupuloso Harry Lime, que lhe havia prometido um emprego. Logo descobre que seu amigo Harry está (ou, melhor dizendo, estaria) morto. As circunstâncias são suspeitas, e Holly cuida de fazer sua própria investigação. No meio disso, entre alguns porres, Holly é seguido de perto pelo Sargento Paine (das forças britânicas) e pelo superior Major Calloway, passa-se por escritor famoso, interage com os amigos/sócios de Harry Lime (Crabbin, “Baron” Kurtz, Dr. Winkel e Popescu) e, não por acaso, apaixona-se pela ex-amante do amigo. E, claro, há problema: o misterioso “terceiro homem”.

Dito isto – e tentando não fazer mais spoiler do filme –, ressalto que a trama gira muito em torno da personagem interpretada por Orson Welles, o tal Harry Lime. Ele é um criminoso, contrabandista e falsificador de Penicilina, que, na Viena pós-guerra, causou a morte e a invalidez física e mental de centenas de adultos e crianças. É um cínico, um sem-escrúpulos, cuja filosofia é arrotada em ditos como: “Atualmente, meu caro, ninguém pensa em termos de seres humanos. Os governos não pensam assim, por que deveríamos? Eles falam no povo e no proletariado, e eu falo em otários. É a mesma coisa”. E ainda: “Ora, eu ainda acredito, meu caro. Em Deus, na misericórdia e tudo mais. Não estou machucando a alma de ninguém com minhas atividades. Os mortos são mais felizes mortos. Não estão perdendo grande coisa daqui, pobres coitados”. Isso sem falar na famosa frase do “relógio cuco suíço”, que deixo para vocês pesquisarem. A despeito dessas iniquidades, Harry Lime é ainda capaz de provocar, na sua “maldade atrativa”, a admiração de alguns.

Contrabando, falsificação e roubalheira de Penicilina, o antibiótico de então, que salvava vidas assim como hoje o fazem as vacinas da Covid-19. “Maldade atrativa”. Direto para o oitavo círculo do “Inferno”, de Dante (1265-1321). Parece coisa de filme, não?

Depois do sumiço de respiradores e de gente lucrando aos tubos com drogas ineficazes. Depois da “guerra” contra as vacinas, com mandatário esnobando e sabotando produtos cientificamente seguros e eficazes. Depois da aplicação de “vacinas de vento” por profissionais que deveriam zelar pela saúde da população. E, sobretudo, depois de negociações tenebrosas de outras vacinas, com denúncias de superfaturamento, propina, prevaricação e coisas mais, envolvendo gente de alto, médio e até baixo coturno, eu já nem sei mais.

Em terra ou casa onde os números prevalecem pode sempre haver um “terceiro homem”. 

*Marcelo Alves Dias de Souza – Procurador Regional da República, Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL


Compartilhe esse post

“NÃO TEM DESCULPA PARA BOLSONARO NÃO VETAR”

  • por
Compartilhe esse post

“Não tem desculpa para Bolsonaro não vetar”
Divulgação/Senado

O senador Oriovisto Guimarães rebateu as declarações do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, sobre o fundão eleitoral

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) rebateu a declaração do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL), sobre o fundão eleitoral. Como mostramos, Ramos afirmou que, caso o presidente Jair Bolsonaro vete o aumento do fundo eleitoral, não haverá recursos para utilização nas campanhas.

Segundo Oriovisto, a fala do deputado “traz várias incorreções”.

Os recursos desse fundo estão garantidos na própria Lei Eleitoral (Lei 9.504/1997, art 16) Se houver o veto, os recursos voltarão a 2 bilhões, de acordo com a regra da Lei Eleitoral. Então não tem desculpa para Bolsonaro não vetar”, afirmou o senador a O Antagonista.

O volume de recursos públicos para bancar as campanhas saltou de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões. O “golpe do fundão”, aprovado a toque de caixa, ocorreu na última sessão do Congresso antes do recesso parlamentar.

*Informações do Antagonista.


Compartilhe esse post

FOGO AMIGO EXPLODE O CORAÇÃO DE ROGÉRIO MARINHO

  • por
Compartilhe esse post

Rogério Marinho é Internado Após Passar Mal na Bahia
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foi vítima de ataque cardíaco que o levou a se submeter uma cirurgia para implantação de stent em pleno período de férias na Bahia. O motivo? O coração não aguentou a pressão do fogo amigo em torno de sua possível candidatura ao Senado no RN pelo grupo do presidente Bolsonaro e explodiu.

Em conversa com o blog, sob garantia de preservação da fonte, um amigo de Rogério confidenciou que o ministro havia tirado esses dias de folga para ‘fazer política’ no RN, articular e deixar em andamento a chapa majoritária da oposição; pelo menos a candidatura a governador teria que ser definida antes do filho de Valério voltar à Brasília.

O ministro conseguiu seu intento. Convenceu o deputado Federal Benes Leocádio a aceitar o desafio de concorrer contra a governadora Fátima Bezerra. De forma implícita, praticamente garantiu que o companheiro de chapa de Benes na condição de senador, seria o próprio Rogério Marinho.

Benes chegou a declarar que ainda não há definição entre Rogério e Fábio Faria para o Senado, mas ele gostaria que o nome fosse o de Rogério. Ou seja: O futuro candidato a governador já escolheu publicamente Rogério para ser seu candidato ao Senado.

Com isso, sobra na reta dos excluídos, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que não aceitou o descarte público e muito menos o ‘lançamento’ do nome de Benes sem sua presença no RN.

Gritos e ranger de dentes sob efeito de isolamento acústico. Self service de sofrimento político.

Segundo a fonte ouvida pelo blog Tulio Lemos, para se ‘vingar’ de Rogério, Fábio Faria teria usado sua força na mídia forte de São Paulo e do Rio para ‘minar’ Rogério e acabar com sua pretensão eleitoral.

O fato é que, um dia após a mídia potiguar dar toda cobertura ao ‘lançamento’ do nome de Benes Leocádio e exaltar Rogério Marinho como o candidato ao Senado, praticamente definindo a chapa da oposição, eis que surge na mídia nacional, a ‘notícia’ que Rogério Marinho havia imposto condições para liberação de verbas para seu ministério e até ameaçou pedir demissão do cargo.

De acordo com o aliado de Rogério, isso nunca aconteceu. A ‘notícia’ teria sido ‘plantada’ por Fábio Faria para enfraquecer Rogério junto ao presidente Bolsonaro e até criar condições para sua demissão, passando uma imagem de intransigente e arrogante que teria peitado até o ministro da Casa Civil.

O objetivo seria ‘cortar as asas’ de Rogério antes que ele consiga voar alto demais e se torne inalcançável por Fábio e até pelo próprio Governo.

Diante do fogo amigo soltando labaredas incontroláveis internamente, somente do conhecimento de ambos e de seus aliados e assessores mais próximos, Rogério Marinho tenta esfriar a cabeça em águas baianas. O Axé e as mandingas poderiam acalmar as coisas. Não deu tempo nem de visitar um terreiro amigo.

O coração de Rogério Marinho não suportou o fogo amigo e explodiu em plena noite de sexta-feira. Afinal, apesar de Rogério ser 100% cerebral, sempre funcionando no modo frozen, um verdadeiro freezer ambulante, o coração é abastecido de emoções que a própria razão desconhece.

Ninguém manda no coração. Seja no amor ou na política, o coração é o timoneiro que determina a alegria ou o sofrimento.

Rogério Marinho sentiu na pele e na prática a música ‘conflito’, de Raimundo Fagner, que relata as duas vias divergentes, em que o pensamento, traduzido na razão, se protege; mas o coração ‘se entrega inteiro sem razão’.

Tem que ver isso aí. Rogério Marinho teve o coração despedaçado pela disputa da vaga de candidato ao Senado pela oposição.

Agora, tem que desacelerar por orientação médica. Tem que fugir do stress permanente.

Mas, como se manter na política sem stress? Como ser ministro de Bolsonaro distante do stress? O presidente é a própria materialização do stress. Política sem stress é absolutamente inexistente.

Rogério Marinho vai precisar ser mais frozen do que nunca. Isso pelo menos não é problema para ele. O filho de Valério é a geleira em pessoa.

O problema vai ser despistar o sofrimento do coração diante da trairagem interna provocada pelo ‘friendly fire’, ou, no bom português, o fogo amigo que queima imagem e ‘tosta’ projetos, transformando-os em cinzas da derrota prévia.

Parafraseando o gasguito e animado Galvão Bueno: “Aguenta coração. Essa sucessão é um teste pra cardíaco. Vai que é tua Rogério.” O estoque de stent está superabastecido.


Compartilhe esse post

ESPECIALISTAS COMENTAM ENTRAVES PARA A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

  • por
Compartilhe esse post

Especialistas comentam entraves para a privatização dos Correios
Foto: Kelsen Fernandes/Fotos Públicas

Interferência política na estatal é um dos principais problemas apontados. Arthur Lira promete pautar proposta sobre o tema depois do recesso parlamentar

A votação do projeto que abre caminho para a privatização dos Correios ficou para depois do recesso parlamentar no Congresso. O Antagonista ouviu a opinião de três especialistas sobre a proposta. Para eles, será preciso “vencer a influência política na estatal”.

José Del Chiaro, advogado especializado em Direito Concorrencial, afirmou que os Correios são “motivo de orgulho”, “mas a política destruiu a empresa e agora é preciso uma gestão técnica e profissional.”

Entre 2013 e 2016, a estatal registrou prejuízo total de R$ 3,9 bilhões, segundo dados compilados pela Associação dos Profissionais dos Correios. O vice-presidente da entidade, Marcos César Alves Silva, atribui parte desses resultados negativos às “seguidas retiradas de dividendos da empresa” na era petista.

O modelo de uma eventual privatização dos Correios ainda não está definido.

“Ninguém quer o governo como sócio. Será necessário um bom acordo de acionistas, com punição por descumprimento de compromissos”, opinou o especialista em logística Antonio Wrobleski.

A proposta do governo é de que a União seja “obrigada a manter o serviço postal universal no território nacional de modo contínuo e com modicidade de preços”, por meio de “empresa estatal, desde que já existente na data de publicação desta lei,” e da “celebração de contratos de concessão”.

Manter o serviço em todo o território nacional não será tarefa fácil, uma vez que o país tem 5.568 municípios. Atualmente, os Correios têm lucro somente em 324 cidades, segundo o vice-presidente da entidade Associação dos Profissionais dos CorreiosMarcos César Alves Silva.

Pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), “as alternativas avaliadas de desestatização que fragmentariam a empresa – por geografia, linha de serviço ou partes da cadeia de valor – foram descartadas, pois gerariam perdas de economia de escala que acabariam por pressionar ainda mais o equilíbrio financeiro da futura empresa”.

O especialista em logística Antonio Wrobleski disse que o fato de a empresa ser multimodal — ou seja, presta o serviço por meio de vários modos de transporte — tornará o processo de privatização mais desafiador. Para Wrobleski, faltam no Executivo pessoas que entendam do setor de logística“Na gestão de Jair Bolsonaro é ainda pior, mas nunca houve conhecimento técnico [desse setor]”, disse.

O que fazer exatamente com os milhares de funcionários dos Correios é outro ponto sensível da possível privatização.

O parecer preliminar do deputado federal Gil Cutrim (MDB-MA), relator da proposta na Câmara, prevê que o comprador da empresa deverá manter o quadro de trabalhadores — atualmente são quase 100 mil pessoas — por um período de 18 meses.

Há a possibilidade de os Correios viraram uma sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério das Comunicações e sob regulação da Anatel.

Pelo relatório do Programa de Parcerias de Investimentos“os cenários de venda minoritária também foram descartados por pressionar o sócio Governo a arcar com a maior parte dos investimentos e também por reduzir a capacidade de realização das alavancas de valor, diminuindo o valor percebido pelo setor privado”.

A futura empresa de capital misto poderia explorar por cinco anos, com exclusividade, os serviços de cartas, cartões postais, telegramas e malotes. Após esse prazo, a concorrência ficaria por conta das entregas do comércio digital, acredita o advogado José Del Chiaro.

“Se demorar demais, essa privatização vai virar um ‘mito’. E a empresa e a regulação terão que funcionar como nas concessões de estradas e hidrelétricas, não como nas operações envolvendo muitos aeroportos, em que não houve ganho de eficiência e melhora de infraestrutura.”

*Com informações de O Antagonista.


Compartilhe esse post

“SÓ DEUS ME TIRA DAQUELA CADEIRA”, DIZ BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

“Só Deus me tira daquela cadeira”
Foto: Reprodução

Bolsonaro deixou o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por volta das 9h50

Ao deixar o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar neste domingo que “só Deus me tira da cadeira presidencial”.

Em conversa com jornalistas, defendeu ainda o “tratamento precoce” contra a Covid e disse que, ao voltar para Brasília, pedirá ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um estudo sobre a proxalutamida.

O medicamento que normalmente é utilizado para tratamento de câncer de próstata e de mama.

O que me surpreende é de ver o mundo, alguns países investindo em remédio para curar a Covid, e aqui, quando você fala de cura para Covid, parece que você é criminoso. Não pode falar em cloroquina, ivermectina.”

*Com informações do Antagonista.


Compartilhe esse post

TURISTAS BRASILEIROS COMPLETAMENTE IMUNIZADOS JÁ PODEM ENTRAR NA FRANÇA

  • por
Compartilhe esse post

Turistas brasileiros completamente imunizados já podem entrar na França
Foto: Celia Pernot/ Mairie de Paris

Será aceita a entrada apenas de pessoas que receberam as vacinas da AstraZeneca, Moderna, Pfizer ou Janssen

Turistas completamente imunizados contra a Covid, independentemente do país de origem, já podem entrar na França. Com a nova medida, anunciada neste sábado pelo governo francês, os brasileiros também poderão viajar para o país europeu.

Para a entrada na França, porém, serão aceitas apenas as vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos: Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen. Apesar de estar na fase final de análise, a Coronavac ainda não foi autorizada pela agência.

Os turistas também deverão esperar ao menos sete dias entre a segunda dose e a viagem, ou 28 dias no caso de aplicação do imunizante da Janssen.

*Com informações de O Antagonista.


Compartilhe esse post