Início » Arquivos para 17 de outubro de 2021, 19:52h

outubro 17, 2021


ABC GOLEIA O CAXIAS GARANTINDO VAGA NA SÉRIE C E AMÉRICA NA D; VEJA OS GOLS

  • por
Compartilhe esse post

Jogadores comemoram com a torcida – Foto: Gabriel Leite/UDE

Festa no Frasqueirão! ABC supera o Caxias em casa, pelo placar de 3 a 0, avança para as semifinais da competição e, consequentemente, já garante vaga na série C em 2022.

Moacir Júnior optou por escalar o Alvinegro de forma ofensiva. O time marcou pressão desde o início, criou boas oportunidades mas errou nas conclusões e a partida terminou mesmo 0 a 0 no primeiro tempo.

Decidido a não repetir o resultado do primeiro jogo, o time voltou ainda mais focado e o resultado logo apareceu. Aos 4 minutos do segundo tempo, após um chute forte de Felipinho, a bola foi desviada por Gustavo Henrique, bateu na trave e em um zagueiro do Caxias antes de entrar no gol. A torcida foi ao delírio. 

Veja o primeiro gol:

Reprodução/Tv Brasil

E não acabou por aí! Wallyson, aniversariante do dia, marcou o segundo gol do jogo após jogada pelo lado esquerdo do campo aos 25 minutos.

Veja segundo gol:

Reprodução/Tv Brasil

Nos acréscimos, Negueba tabelou com Wallyson e, girando sobre o zagueiro, marcou o terceiro gol na partida, fechando o placar.

Veja o último gol:

Reprodução/Tv Brasil

O resultado coloca o time diretamente na Série C em 2022, que também avança para a semifinal da série D, encarando o Aparecidense-GO.

A vitória ainda ajudou o rival potiguar. Mesmo eliminado neste sábado (16), o América conquistou o acesso à série D do ano que vem, herdando a vaga do alvinegro.


Compartilhe esse post

JOGANDO EM CASA, CHEGOU A VEZ DO ABC TENTAR O ACESSO NESTE DOMINGO (17)

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Augusto César Gomes

ABC e Caxias do Sul se enfrentam neste domingo (17) em jogo de volta pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O confronto está marcado para às 17h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal. 

O vencedor no tempo regulamentar avança para as semifinais e garante o acesso à Série C. Se houver empate, como na partida de ida, a decisão da vaga será nos pênaltis, assim como aconteceu na disputa entre América e Campinense neste sábado (16), que consagrou a classificação e acesso do time paraibano.

As estatísticas estão ao lado do alvinegro. Segundo melhor aproveitamento na fase de grupos, o ABC teve até o momento 8 vitórias e apenas uma derrota em partidas jogadas em casa. Dessa vez, o mais querido ainda conta com o apoio da torcida. São esperados cerca de 6 mil torcedores, todos os ingressos disponíveis foram esgotados.

A bola rola a partir das 17h30, no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. O vencedor avança para as semifinais e garante o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.


Compartilhe esse post

COVID-19: RN NÃO REGISTRA ÓBITOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; OCUPAÇÃO DE LEITOS CRÍTICOS É DE 35%

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Internet

A Secretaria Estadual de Saúde atualizou os números referentes à Covid-19 no Rio Grande do Norte. Segundo a pasta, não foram registrados óbitos nas últimas 24 horas. Novos casos são 38.

Até o momento, desde o início da pandemia, o RN totaliza 370.895 casos de Covid-19 confirmados e 7.364 mortos. Neste sábado a secretaria divulgou um novo óbito provocado pelo vírus, mas que já estava em investigação há semanas. 

Ocupação dos leitos 

Apesar da melhora em relação aos novos casos e óbitos pela doença, o Rio Grande do Norte teve um aumento na ocupação de leitos críticos para Covid. No momento, a lotação é de 35,6% do total. 

A Região Metropolitana de Natal possui a maior ocupação (37,9%), seguida pela Região Oeste (31,8%) e Seridó (20%).

No total, o estado possui 123 leitos disponíveis, 68 ocupados e 8 bloqueados. Os dados são da plataforma Regula RN.

Divulgação/ Regula RN

Compartilhe esse post

COVID-19: IDOSOS ACAMADOS DEVEM SER CADASTRADOS PARA RECEBER A DOSE DE REFORÇO EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

Os responsáveis pelos idosos acamados domiciliados com idade a partir de 60 anos devem realizar o cadastro do idoso no site Natal Vacina solicitando que uma equipe de vacinação da Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realize a dose de reforço da imunização contra Covid-19. Para quem não possui acesso à internet, é possível fazer a solicitação na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

O cadastro prévio se faz necessário pelo fato de as equipes de vacinação estarem indo aos domicílios e muitos idosos não se encontram em casa, ou seja, não são considerados acamados. 

Em Natal, nas primeiras fases da campanha, cerca de 3.500 pessoas solicitaram esse tipo de atendimento. Devido à logística ser complexa, a SMS não está fazendo aviso antecipado de quando a equipe vai vacinar, pois considera o aviso prévio desnecessário uma vez que os idosos são considerados acamados.

“A dose de reforço é com o imunizante da Pfizer que exige uma temperatura adequada que dura apenas 6h e cada frasco possui apenas seis doses, então traçar as rotas e verificar se o idoso já completou os seis meses de quando recebeu a D2, exige toda atenção de nossas equipes. Por esse motivo, estamos pedindo o cadastro prévio”, explica o secretário municipal de Saúde, George Antunes.


Compartilhe esse post

VETUS 2: OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL COMBATE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Sérgio Henrique Santos

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) deu início na última sexta-feira (15), à Operação Vetus 2, de combate à violência contra idosos. A ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), e segue até o dia 18 de novembro.

Durante a operação, os profissionais de segurança pública apuram denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais. 

O trabalho também prevê a instauração e conclusão de procedimentos investigativos, visitas a residências de vítimas, cumprimento de mandados e medidas protetivas.

A operação realizada em 2020, que se estendeu até o mês de dezembro, apurou 250 denúncias de violência no estado.

Canais para denunciar 

As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do 181 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.


Compartilhe esse post

AO LADO DO CAÇULA, ÁLVARO DIAS INCENTIVA MULTIVACINAÇÃO; CAMPANHA SEGUE ATÉ O FIM DO MÊS

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Joana Lima

Natal realizou neste sábado (16), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Uma força-tarefa foi montada para atualizar o esquema vacinal de crianças a partir dos dois meses de idade e adolescentes menores de 15 anos completos. As vacinas estão disponíveis em todas as UBS, no horário das 08h às 17h. A campanha segue até dia 30 de outubro. 

Na ocasião, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou a Unidade Básica de Saúde de Jardim Progresso, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte. Acompanhado do filho Rafael, de 12 anos, ele aproveitou para atualizar a caderneta vacinal do seu caçula, e conversar com a população e os técnicos da saúde que davam suporte à vacinação, inclusive com atividades lúdicas, devido o intenso fluxo de crianças necessitando de uma ou mais doses de vacinas. 

“É muito importante a população saber que existem outras doenças que precisamos ficar alertas e atualizar seus cartões para que as crianças e adolescentes fiquem protegidas. Muitas dessas doenças só foram erradicadas graças à vacinação. Quis vir pessoalmente aqui na UBS de Jardim Novo, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, para acompanhar como está o ritmo de vacinação e fazer um chamamento: Aqui temos todos os tipos de vacinas disponíveis em todas as UBS durante todo o dia. Procurem, se vacinem e protejam suas famílias”, disse o prefeito.

Nas redes sociais ele registrou o momento em que vacinou o caçula. 

O Dia D da Multivacinação é uma campanha em parceria com o Ministério da Saúde. São 18 tipos de vacinas disponíveis, como as que previnem poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. Entre os imunizantes recomendados para a faixa etária, estão BCG, Hepatite B, Tríplice Viral, meningocócica ACWY, HPV,  Febre Amarela, assim como a dose de Vitamina A. 

É necessário levar caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal para receber a vacina. Também é preciso que um acompanhante ou responsável legal esteja com a criança ou adolescente no momento da aplicação. Chegando no local o enfermeiro confere o cartão de vacina e indica o que precisa atualizar. Em seguida ele prepara a dose e faz a aplicação. 

A campanha acontece desde o início de outubro, com mutirão neste último sábado (17), mas segue até o fim do mês. As vacinas estão disponíveis em todas as UBS do município.


Compartilhe esse post

COVID-19: VACINAÇÃO VOLANTE CHEGA AO BAIRRO TIROL EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Divulgação/SMS Natal

Após ter aplicado mais de 1.300 vacinas contra a Covid-19 no Alecrim, o trailer de vacinação de Natal vai estacionar nesta segunda-feira (18) no bairro de Tirol, em frente à sede central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) escolheu o novo ponto com base na grande circulação de pessoas na região, já que o ponto é situado no cruzamento da Av. Nevaldo Rocha com Av. Hermes da Fonseca, ao lado do Midway Mall.

O trailer tem previsão inicial de permanecer em frente ao IFRN Central entre os dias 18 e 22 de outubro, mantendo o funcionamento das 08h às 15h, sempre de segunda a sexta-feira. 

Na unidade de vacinação volante é possível receber a primeira, a segunda ou a terceira dose dos imunobiológicos contra a Covid-19. Qualquer morador de Natal pode receber a vacina desde que esteja portando a documentação necessária e dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

Em três semanas de funcionamento, foram atendidas 1.343 pessoas pelo trailer de vacinação. “Essa é mais uma forma de ampliar a cobertura vacinal em Natal,e por isso pretendemos colocar esse ponto volante em locais onde há boa circulação de pessoas ou grandes centros comerciais da cidade. A escolha dessa segunda parada no Tirol demonstra bem essa estratégia”, afirma o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

A partir desta segunda-feira (18) a secretaria de Saúde da capital também amplia a vacinação com a D3 para profissionais da Saúde. A partir de agora, todos os trabalhadores acima dos 18 anos podem receber o reforço.

ATENDENDO PEDIDO DA SESAP, NATAL VAI APLICAR DOSE DE REFORÇO EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE A PARTIR DOS 18 ANOS


Compartilhe esse post

ZONA NORTE DE NATAL E BAIRROS DE SÃO GONÇALO FICAM SEM ÁGUA ENTRE SEGUNDA E TERÇA-FEIRA (19)

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Internet

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou que vai suspender o abastecimento de água para a Zona Norte de Natal e bairros de São Gonçalo do Amarante entre a noite da próxima segunda-feira (18) e a terça-feira (19).

A suspensão tem início a partir das 18h desta segunda-feira (18), em todos os bairros da Zona Norte, e também nos bairros Jardim Lola, Golandim e Amarante, no município de São Gonçalo do Amarante.

A interrupção do serviço será necessária para a instalação de um registro de grande porte na Avenida João Medeiros Filho, em Natal, além de intervenções na Estação de Tratamento de Água (ETA) Extremoz, comunicou a Companhia que justificou que as medidas têm o objetivo de “melhorar a gestão do abastecimento de água e otimizar a eficiência operacional”.

“Equipes da operação da Caern se revezarão na execução do trabalho e a previsão é que todos os serviços sejam concluídos até o final da noite da próxima terça-feira (19), quando o sistema será religado”, informou a empresa.

O abastecimento será retomado de forma gradativa, num prazo de até 72 horas, após o sistema ser religado.


Compartilhe esse post

PREFEITO DE PARNAMIRIM AFIRMA QUE ESPOSA RESPONDE A 15 PROCESSOS E SERÁ INDICIADA NA OPERAÇÃO FURA FILA: “COM CERTEZA”

  • por
Compartilhe esse post

Prefeito Rosano Taveira e a primeira-dama Alda Leda – Foto: Reprodução/Internet

O prefeito Rosano Taveira, da cidade de Parnamirim, concedeu entrevista neste final de semana ao programa de rádio do ex-deputado Gilson Moura, em que foi abordada a possibilidade de delação premiada do vereador Diogo Rodrigues, preso na Operação Fura Fila, deflagrada pelo Ministério Público para investigar esquema de venda de exames e uso da estrutura de saúde pública com fins eleitorais.

Durante a entrevista, Taveira disse que a esposa dele, Alda Leda, realmente intermediava realização de exames pedidos pela população e completou: “Se ela pecou ou cometeu algum erro, ela tá consciente… ela vai se defender.”

Em outro momento, Taveira apresenta o número de processos que a esposa responde: “Tem 09 processos, vem mais 06, eu já tomei conhecimento desses 06.”

Havia rumores que a primeira dama de Parnamirim, Alda Leda, estaria envolvida no esquema Fura Fila, mas o marido dela, prefeito Taveira, confirmou com todas as letras: “Tenho certeza que pela denúncia, pelo que saiu lá, ela será indiciada com certeza.”

Depois de confirmar que a esposa será indiciada na Operação Fura Fila, Taveira insinua que ela pode ter culpa, mas ele não: “Eu, Rosano Taveira, duvido. Eu sei o que eu faço. Pode colocar Seu Chico, Seu Antônio, Maria pra delatar contra mim… Não tem.”

Alda Leda estava articulando sua candidatura a deputada estadual. Depois dessa declaração de seu marido, prefeito Rosano Taveira, dificilmente a primeira dama manterá a candidatura, principalmente após seu futuro indiciamento na Justiça.

A expectativa da cidade é pela possibilidade de ser concretizada a delação do vereador Diogo Rodrigues, que poderia detalhar como funcionava o esquema.

Confira o vídeo:

Divulgação

Compartilhe esse post

PADRE DA ARQUIDIOCESE DE NATAL REBATE ATAQUES DE DEPUTADO BOLSONARISTA À IGREJA: “DIGNO DE NOJO E PENA”

  • por
Compartilhe esse post

Divulgação/Alesp/Canção Nova

O deputado estadual Frederico D’Avila (PSL-SP) fez uma série de ataques ao arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao papa Francisco em seu discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última quinta-feira (14). 

Os ataques do deputado foram uma reação à fala do arcebispo, Dom Orlando Brandes, que criticou a disseminação de notícias falsas e o armamento da população brasileira na última terça-feira (12), durante missa em honra a Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, mesmo sem citar o nome de Bolsonaro, ele disse que “para ser pátria amada não pode ser pátria armada”.

“Seu vagabundo, seu safado da CNBB, dando recadinho para o presidente [Bolsonaro], para a população brasileira, que pátria amada não é pátria armada. Pátria amada é a pátria que não se submete a essa gentalha”, disse o deputado estadual Frederico D’Avila. Ao se referir ao arcebispo e ao papa, ele ainda utilizou outros termos pejorativos como “safados” e “pedófilos”.

Em resposta, o Presbítero Católico da Arquidiocese de Natal, Padre Dalmário, afirmou que nunca se calou diante de ataques contra a igreja e seus pastores, e dessa vez não seria diferente. 

“Político desta qualidade são dignos da latrina pois emporcalham o mundo! Digno de nojo e pena!”, rebateu o padre, compartilhando o vídeo com a fala do deputado paulista.


Compartilhe esse post

PRIVATIZAÇÃO DO TERMINAL DE AREIA BRANCA DEVERÁ IMPULSIONAR A INDÚSTRIA SALINEIRA NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Divulgação

Por Bosco Afonso

Ao entrar em operação, a partir de março de 1974 o Terminal Salineiro de Areia Branca “Luiz Fausto de Medeiros” modernizou, amplificou e proporcionou economia ao transporte do sal marinho, embora tenha gerado inúmeros desempregados nas categorias de estivadores, barcaceiros, alvarengueiros e conferentes para não falar de outras categorias com números menores de integrantes, principalmente nos municípios de Macau e Areia Branca, onde se concentravam a quase totalidade desses profissionais.

Mas o aprimoramento da colheita do sal e a modernização do transporte com o funcionamento do Terminal Salineiro sinalizavam que tornariam o sal marinho produzido no Rio Grande do Norte mais competitivo, inclusive abrindo caminhos para o mercado no exterior.

As mais de 6 milhões de toneladas de sal marinho produzidas no Rio Grande do Norte é utilizado em grande escala na indústria química e como segunda opção a sua utilização está na pecuária do país e o excedente para o mercado exterior, que para isso necessita do estimulo de equipamentos mais modernos.  Hoje, não fora mecanismos na pauta de impostos e outras medidas governamentais, o sal do Chile que chega às indústrias brasileiras localizadas no sul do país tem preço mais competitivo que o sal marinho produzido no Rio Grande do Norte, que por sua vez é responsável por cerca de 97% da produção brasileira.

No momento em que o governo brasileiro busca tornar menor a interferência governamental na economia do país e faz com que o Terminal Salineiro de Areia Branca, administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), entre no rol das empresas estatais a serem privatizadas, a mobilização contrária começa a ser feita apenas em defesa de pouco mais de 100 empregos estatais, sem enxergar o benefício da competitividade que a privatização poderá trazer para toda a indústria salineira e com isso gerar um maior número de empregos diretos e indiretos. Na época do funcionamento do Terminal Salineiro, em 1974, mais de 2.500 empregos, entre Macau e Areia Branca, foram sacrificados em nome da modernização da colheita e do transporte do sal.

A decisão está tomada. O Terminal Salineiro de Areia Branca “Luiz Fausto de Medeiros”, que em 2001, chegou a embarcar 2 milhões, 526 mil e 755 toneladas de sal à granel como recorde, atendendo demanda dos mercados interno e externo, será privatizado e o edital de licitação será no dia 15 de novembro próximo. Ainda não se sabe o destino dos 115 funcionários da CODERN lotados no Terminal Salineiro de Areia Branca, mas com certeza seus direitos serão preservados. Os servidores realmente capacitados poderão ser absorvidos pela empresa que vier administrar o TERSAB, enquanto os demais, deverão ser remanejados pela CODERN para outros portos ou entrar no Plano de Dispensa Voluntária (PDV), o que não é aceito pelo presidente do Sindicato dos Portuários, Pablo Vinicius.

O presidente do Sindicato de Exportadores de Sal, (SIERSAL), Airton Paulo Torres reconheceu que o Terminal Salineiro não tem a eficiência que tem uma empresa privada e disse que “São 35 salinas no Rio Grande do Norte em oito municípios com uma produção de 6 milhões de toneladas de sal. Parte de nossos empregos dependem, do Terminal Salineiro. Temos um mercado grande, mas não temos condições de exportar. É um cenário que tem nos assustados. Não sabemos até quando podemos sustentar esses 15 mil empregos, mas o porto é um limitador. Somos otimistas com a chegada da iniciativa privada. A prosperidade virá e ela não vai dispensar o trabalho dessa equipe de trabalhadores que tem experiência. O porto precisa de obras, de manutenção e de aquisição de novos equipamentos”.                        

O deputado Souza Neto (PSB), responsável pela Audiência Pública que ocorreu na cidade de Areia Branca, para discutir a privatização do Terminal Salineiro, disse que “Precisamos estar juntos para que seja encontrada uma solução em defesa também da indústria salineira. Uma outra definição é assegurar a remoção dos trabalhadores do Terminal para outros órgãos do governo, para os portos de Natal e Maceió. É preciso que se tenha a garantia mínima de aproveitamento da mão de obra qualificada”.


Compartilhe esse post

SESC VAI ABRIR CONCURSO NA LINHA DE RESPRESENTAÇÕES NATALINAS

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Divulgação/Sesc-RN

A inciativa do Serviço Social do Comercio (SESC/RN) visa estimular a criação e difusão de projetos que apresentem simbologia com os festejos de fim de ano, no caso presépios, considerando a linha do sincronismo. Serão selecionadas 10 propostas que evidenciem formatos diferenciados dos presépios contemporâneos.

As inscrições estarão abertas até o dia 31 de outubro e cada artista poderá realizar apenas uma inscrição, exclusivamente por meio do preenchimento da ficha de inscrição e envio para o e-mail cultura@rn.sesc.com.br e cada proposta selecionada será remunerada com o valor de R$ 750,00, sendo que os projetos deverão obedecer às dimensões do espaço expositivo de 60 centímetros de comprimento e 50 centímetros de profundidade.

Os projetos selecionados serrão expostos na unidade do SESC – Rio Branco, em Natal, como também serão divulgados virtualmente nos canais da instituição.


Compartilhe esse post

ARTIGO: UMA FORÇA DA NATUREZA

  • por
Compartilhe esse post

Por Marcelo Alves Dias de Souza

Otto Maria Carpeaux (1900-1978) – austríaco naturalizado brasileiro, jornalista e ensaísta dos grandes, historiador e crítico de literatura, arte e música, polímata e poliglota, autor de “A História da Literatura Ocidental” (volumosa magnum opus) e de “A história concisa da literatura alemã” (que, em edição da Faro Editorial, 2013, tenho citado aqui) – foi uma força da natureza.

Carpeaux nasceu em Viena, então capital do Império Austro-Húngaro, numa família judia (pelo pai) burguesa de classe média. Estudou direito sem terminar. Foi cursar filosofia e química, ainda na Universidade de Viena, obtendo graduação nessas duas ciências. Tentou dar aulas por ali. Partiu Europa afora. Berlim, Roma, Amsterdam, Londres, Paris e por aí vai. Sempre estudando (literatura, cinema, música, ciência política etc.) e já fazendo jornalismo internacional. Voltou a Viena. Casou. Com a morte do pai, converteu-se ao catolicismo. Escreveu mais crítica literária e jornalismo. Fez política nos níveis mais altos do governo austríaco. Com a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, fugiu de sua terra natal. Destino final: Brasil. Sorte nossa.

A estada de Carpeaux entre nós viria a durar décadas. De 1939 a 1978, o ano de sua morte, do coração, no Rio de Janeiro, cidade que adotou como sua. E quem não gostaria de morar no “Rio antigo”, “como nos velhos tempos”, conforme descrito na música do nosso Chico Anísio (1931-2012)? No Brasil, ele teve seus anos mais produtivos. Foi bibliotecário e enciclopedista importante. A partir do saudoso Correio da Manhã fez muito jornalismo. Publicou livros à saciedade. “A História da Literatura Ocidental”, que tenho aqui numa coedição da UniverCidade Editora e Topbooks, é originalmente de 1959-1966. Monumental. E, quando caiu em si, foi um feroz crítico do regime militar/ditatorial brasileiro (1964-1985).

A influência de Carpeaux no panorama cultural brasileiro foi enorme. Eis as palavras de Willi Bolle, no texto “À sombra do muro (anos 1960 a 1990)”, que atualiza “A história concisa da literatura alemã”: “A vocação de Otto Maria Carpeaux como historiador da cultura manifesta-se desde obras de grande abrangência, como História da Literatura Ocidental, até os ‘pequenos’ ensaios publicados em jornais. No meio do caminho situa-se seu livro sobre A Literatura Alemã (1964), que oferece ao leitor da América Latina e especialmente no Brasil uma visão do universo cultural de origem do seu autor. O que destaca a obra de Carpeaux é sua repercussão formadora no meio intelectual brasileiro. Contribui para isso a capacidade de síntese com que ele expõe um panorama da literatura alemã, desde os primórdios até os autores contemporâneos. Panorama organizado por estilos de época – Barroco, Classicismo, Romantismo etc. – ou pelo recorte alternadamente estático e político: Revolução, Expressionismo, República de Weimar… Contribuem também a escolha acertada dos autores e das obras, bem como a sensibilidade e firmeza na avaliação, trabalho em que Carpeaux se baliza pelo estado da Ciência e da crítica literária do seu tempo. Na caracterização dos períodos e na arte de torná-los concretos, através dos retratos de escritores e textos, revela-se o grau de compreensão do historiador”.

Se a grandeza e a influência de Carpeaux parecem patentes (há gente mais habilitada para tratar disso do que eu), eu quero aqui deixar registrado o que mais me impressiona na vida desse cidadão do mundo e do Brasil (sobre as minhas impressões, quem melhor fala sou eu mesmo).

Como imigrante, Carpeaux aqui aportou com muito pouco. E menos sabia do Brasil. Embora poliglota – li que dominava alemão, francês, flamengo, inglês, italiano, espanhol, catalão, galego, provençal, servo-croata e o clássico latim –, o homem não versava o português. Dizem até que originalmente mandava seus textos jornalísticos em francês, que eram traduzidos para publicação. Outros tempos. Mas ele aprendeu bem a nossa língua. Embora, nas leituras de “A história concisa da literatura alemã”, eu tenha notado alguns erros (não sei se de edição) e sobretudo tenha tido a impressão de estar diante de um texto escrito por alguém que não teve o português como língua materna.

Bom, a obra brasileira do “nosso” escritor é impressionante. Monumental, repito. E quem já precisou escrever em alto nível, em língua não maternal, sabe o quão difícil, quase impossível, isso é. É necessária muita força. Uma força da natureza, como no caso de Otto Maria Carpeaux. 

Marcelo Alves Dias de Souza

Procurador Regional da República

Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL


Compartilhe esse post