Início » Arquivos para 28 de maio de 2025, 13:00h

maio 28, 2025


AGN VIRA DESENVOLVE RN E ANUNCIA NOVIDADES EM MOMENTO HISTÓRICO

  • por
Compartilhe esse post

Celebrando 25 anos de história, a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte reuniu, nesta terça-feira (27), autoridades, empreendedores, parceiros e representantes do setor produtivo para comemorar os resultados e anunciar os próximos passos da instituição.
Nessas mais de duas décadas foram R$ 300 milhões investidos e mais de 57 mil empreendedores atendidos. A instituição financeira é vinculada ao Governo do Estado que tem como principal missão promover o desenvolvimento econômico e social do RN. Seu papel é apoiar micro e pequenos empreendedores, empresas e municípios, oferecendo crédito orientado, com condições facilitadas e taxas competitivas.
Uma ponte entre o setor produtivo e políticas públicas de fomento, estimulando a geração de emprego, renda e o fortalecimento das cadeias produtivas locais.
Além disso, apoia projetos estratégicos em áreas como inovação, infraestrutura, energias renováveis e economia criativa. Uma parceira do crescimento sustentável do estado, contribuindo para tornar a economia potiguar mais dinâmica, inclusiva e competitiva.

NOVA FASE
Um dos marcos da celebração dos 25 anos é a mudança de nome. A AGN agora é Agência Desenvolve RN e diversas iniciativas chegam para somar à nova fase, em destaque, o Portal do Cliente. A ferramenta está disponível no site www.desenvolvern.com.br e permite ao empreendedor solicitar crédito de maneira rápida, remota e digital, bem como, acompanhar o andamento da solicitação. Além disso, ao longo do ano, a instituição irá a escolas públicas estaduais para falar sobre educação financeira e empreendedorismo com o Desenvolve RN na Escola e realizará, ainda, o Prêmio de Jornalismo e a Feira e Fórum do Empreendedor em outubro.
A nova marca Desenvolve RN está aplicada em toda comunicação visual da agência e deverá ganhar as ruas em nova campanha. A nova identidade representa uma instituição mais moderna, acessível e próxima da população. O nome mais claro e direto, reforça a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico por meio do crédito e dos empreendedores. O slogan “Você merece crédito” resume o propósito de apoia e investir nas pessoas. As cores e o visual transmitem confiança, energia e seriedade, sem perder a leveza.

Recursos investidos nos últimos seis anos, correspondem a 70% do investimento de toda história da instituição

Durante o evento de apresentação, a diretora-presidente da agência, Márcia Maia, destacou os avanços alcançados especialmente nos últimos seis anos, período em que 70% dos recursos investidos em toda história da instituição foi aplicado no apoio a empreendedores.

“Chegamos a quase R$ 300 milhões investidos e mais de 57 mil empreendedores atendidos em 25 anos, mas com um desempenho fora da curva nos últimos seis anos. Foram aproximadamente 70% de todo o volume de recursos financiados ao longo da história da agência, fruto de um trabalho estruturado e focado na inclusão produtiva. Uma instituição que se reinventou com novos produtos, ficou mais próxima dos municípios e dos empreendedores, incorporando novas ferramentas, tecnologias e parcerias estratégicas”, completou.

Presente no evento, a governadora Fátima Bezerra enalteceu o papel da agência como um verdadeiro instrumento de justiça social. “A Desenvolve RN tem sido uma aliada essencial do nosso governo no enfrentamento das desigualdades e os números mostra a diferença que um governo desenvolvimentista faz. Os números comprovam isso. É crédito chegando à mulher empreendedora, ao jovem, ao agricultor familiar, ao pescador artesanal. Não é apenas fomento, é cidadania em forma de oportunidade”, declarou.

Fátima também sublinhou a importância da nova identidade para fortalecer a missão da agência.

“O novo nome comunica de forma clara o que a instituição faz. É mais acessível, moderno e está em sintonia com outras agências de fomento do país. Marca nova, mas com o mesmo compromisso: impulsionar o Rio Grande do Norte”, disse.


Compartilhe esse post

PEIXE-LEÃO JÁ ESTÁ PRESENTE EM TODO LITORAL POTIGUAR E IMPLICA VÁRIOS RISCOS

  • por
Compartilhe esse post

O aparecimento do primeiro exemplar de peixe-leão no litoral norte-rio-grandense foi registrado em julho de 2022, em Tibau, na Costa Branca. A partir de então, uma equipe da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) monitora a presença do peixe no estado. No ano passado, os peixes-leão já estavam espalhados por todo o litoral do RN.

Recentemente, um jovem de 26 anos morreu após mergulho em uma praia em Grossos, na Costa Branca, e existe a suspeita que tenha sido vítima de um peixe-leão. O laudo do Itep ainda é aguardado, mas dias após o acidente, um exemplar da espécie foi capturado em Areia Branca, acendendo um novo alerta sobre os perigos dessa “invasão” na costa do Rio Grande do Norte.

Originário do oceano Indo-Pacífico, o peixe-leão foi introduzido no oceano Atlântico pela região do Caribe, no início dos anos 2000, provavelmente através de liberação acidental de aquários ou de furacões que danificaram aquários e proporcionaram a chegada desse animal no mar. É o que explica a professora Emanuelle Rabelo, da (Ufersa). “De lá, espalhou-se rapidamente, chegando à costa brasileira em 2020. No RN, o primeiro registro foi em 2022”, disse.

Rápida disseminação

“O peixe-leão pode comprometer a biodiversidade e a pesca” – Foto: Reprodução

O superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rivaldo Fernandes, explica que a rápida expansão da espécie é explicada por três fatores principais: a ausência de predadores naturais fora de sua área de origem, sua elevada capacidade de adaptação e a rápida reprodução, visto que uma única fêmea pode liberar até 2 milhões de ovos por ano. “O resultado é um crescimento populacional explosivo que ameaça os recifes de coral e toda a cadeia alimentar marinha”, destacou.

“O peixe-leão é um predador generalista, o que significa que ele se alimenta de qualquer outra espécie de animal, sejam peixes ou crustáceos, o que pode comprometer a biodiversidade e a pesca. (…) Ele é adaptado a profundidades de até 300 metros, podendo invadir áreas naturais, como recifes, ou artificiais, como naufrágios, pesqueiros ou locais com armadilhas de pesca de lagosta”, completou Emanuelle Rabelo, que afirmou que o peixe-leão tem sido encontrado com mais frequência nas cidades de Porto do Mangue e Areia Branca.

Riscos ambientais

“Uma tragédia ecológica com consequências em cascata” – Foto: Reprodução

“Com suas cores vibrantes, nadadeiras elegantes e aparência exótica, o peixe-leão poderia facilmente ser confundido com uma joia viva dos mares. No entanto, por trás de sua beleza hipnotizante esconde-se uma das maiores ameaças aos ecossistemas marinhos tropicais”, declarou o superintendente estadual do Ibama.

Rivaldo Fernandes explicou que há estudos que mostram que a introdução dessa espécie em regiões como o Caribe e as Bahamas causou uma redução de até 90% nas populações de peixes pequenos. “Uma tragédia ecológica com consequências em cascata para o ecossistema”, pontuou.

“No Brasil, especialistas alertam para o risco iminente de desequilíbrio ecológico, especialmente em áreas como Fernando de Noronha e o litoral do Nordeste, onde a biodiversidade marinha é rica e sensível”, completou o gestor.

Ameaça à saúde pública
A professora Emanuelle Rabelo alerta que o peixe pode representar uma ameaça à saúde pública, visto que possui 18 espinhos peçonhentos, que podem provocar acidentes graves. “Ao penetrar na pele humana, o veneno pode causar vários sintomas como: dor intensa, inflamação local, taquicardia, náusea e tontura”, explicou. Ela orienta que, em casos de ferimentos com os espinhos do peixe-leão, deve-se colocar um pano quente sobre o machucado e procurar urgentemente atendimento médico.

Rivaldo Fernandes complementa que embora um ferimento por um peixe dessa espécie não seja letal para pessoas saudáveis, pode ser perigoso para alérgicos, crianças e idosos. Ele acrescenta, inclusive, que já foram registrados diversos acidentes relacionados ao peixe-leão em águas brasileiras, muitas vezes desavisados sobre a presença do invasor.

Ações de controle
O gestor estadual do Ibama, Rivaldo Fernandes, afirmou que especialistas defendem ações coordenadas entre órgãos ambientais, universidades, pescadores e comunidades costeiras para monitorar e controlar a presença do peixe-leão. Ele explicou que já começaram a ser aplicadas no Brasil estratégias que estão em curso em outros países, como campanhas de conscientização, o envolvimento de mergulhadores para captura dos peixes-leão e incentivos à pesca da espécie, que é “comestível e saborosa, desde que devidamente preparada”.

Apesar de ser um desafio, Fernandes disse que há esperança de que os danos sejam contidos, desde que o combate seja realizado de forma ágil e contínua. “O peixe-leão é mais do que uma curiosidade marinha: é um alerta claro sobre os perigos da introdução de espécies exóticas nos ecossistemas e sobre a necessidade de vigilância permanente dos nossos mares”, finalizou.

Coleta
Se um animal dessa espécie for pescado, a recomendação da professora Emanuelle Rabelo é de que o animal não seja tocado com as mãos, de forma a evitar acidente com os espinhos. Ela solicita que o peixe seja coletado com um arpão ou outra ferramenta e colocado em um recipiente plástico resistente para que seja recolhido por uma equipe da Ufersa. A solicitação da coleta deve ser feita pelo número 84 99997 0530.


Compartilhe esse post

TOMBA APOIA PALANQUE UNIFICADO COM ROGÉRIO, ÁLVARO E ALLYSON

  • por
Compartilhe esse post

O deputado estadual Tomba Farias (PL) apoia a união das forças de direita no Rio Grande do Norte em torno de uma candidatura única para o governo estadual em 2026. Em entrevista ao Diário do RN nesta terça-feira (27), Tomba citou os nomes do senador Rogério Marinho (PL), do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), e do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), como figuras dessa coalizão política. Ele não cogitou a possível tentativa de Allyson numa terceira via na disputa.

“Eu acho que a direita e o centro precisam se juntar e se unir e não olhar para os problemas pessoais, e sim para o Estado, que precisa de ter uma solução”, afirmou o deputado, ao defender uma composição ampla para enfrentar o que considera uma crise prolongada na administração pública estadual. “A gente já vem de vários governos que não deram certo e nós precisamos arrumar um governo para que dê certo, para que a gente mude essa história do Rio Grande do Norte”, defendeu.

Ressaltando que o candidato do PL é o senador Rogério Marinho, Tomba destacou que o prefeito de Mossoró deverá estar no palanque, ao lado de Rogério Marinho e Álvaro Dias. “A importância é essa: hoje a gente precisa ver o Rio Grande do Norte, precisa juntar Rogério, juntar Allyson, juntar Paulinho Freire, juntar Álvaro Dias e ter o apoio também dessa Casa [Assembleia Legislativa], que é importante, e dos prefeitos”, reforçou.

Até então, há ainda a dúvida sobre possibilidade de integração de Allyson Bezerra, apesar da identificação ideológica, neste grupo. Há indisposições do prefeito mossoroense com Rogério Marinho, com quem rompeu relação política na eleição do ano passado, e divergências com o senador Styvenson Valentim (PSDB).

O deputado também afirmou que, caso Marinho opte por não disputar o Executivo estadual, a escolha deve ser feita entre Álvaro e Allyson, a partir de diálogo e participação ampla. “Tem que ser uma escolha discutida com todo mundo, escutando inclusive deputados estaduais, escutando os prefeitos, fazendo reuniões. Não adianta sair de cima para baixo, eleição de cima para baixo não resolve o problema normalmente”, ressaltou.

A possibilidade de retirada da pré-candidatura de Rogério foi ventilada a partir de publicações da imprensa nacional, que colocaram o líder da oposição no Senado como possível nome para composição de chapa como candidato a vice-presidente da República do bolsonarismo. Tomba crê que Marinho deva permanecer no RN, mas não descarta: “Eu não acredito, eu não ouvi falar nisso ainda, mas se fala em Brasília, algumas pessoas comentam. Se comentam isso é porque é mais uma justificativa dizendo que ele está pronto e preparado também [para a disputa nacional]”.

Para Tomba, a presença de Allyson Bezerra no palanque da direita deve somar ao grupo na disputa contra o PT. “Lógico, ele é um forte candidato, tem votos, faz uma boa administração em Mossoró, ele é uma pessoa que soma muito. E quem sabe pode ser ele também, ninguém sabe”, observa.

O deputado estadual diz desconhecer as denúncias recentes de corrupção envolvendo a gestão de Allyson Bezerra na Prefeitura de Mossoró. Tomba demonstrou cautela, mas afirmou que as denúncias devem partir do destaque que ele vem obtendo como político.

“Não estou sabendo. Eu vi hoje pela primeira vez aqui, que postaram alguma coisa, eu não sei.

Quando a pessoa está bem e começam as denúncias, é porque está incomodando”, declarou. E completou: “Acho que Allyson é um jovem candidato, está fazendo uma boa administração em Mossoró e é um cara que tem o direito de o nome dele também estar em evidência, ele fez jus a isso”, concluiu.

Senado
Para a composição da chapa ao Senado, Tomba Farias tem o nome de Styvenson como certo. O candidato da segunda vaga deve ser definido a partir da convergência do grupo.

“Nós temos Styvenson, que é um grande nome, o qual o PL apoia, e dependendo dos acordos que vão ser feitos, vai surgir um novo nome, pode ser até Álvaro, se Rogério for candidato a Governador; Allyson pode compor também na chapa”, avaliou o deputado.


Compartilhe esse post

THABATTA PIMENTA SE COLOCA COMO PRÉ-CANDIDATA A GOVERNADORA DO RN

  • por
Compartilhe esse post

Como candidata a deputada federal em 2022 pelo PSB, Thabatta Pimenta obteve 40 mil votos, mas não conseguiu chegar à Câmara dos Deputados. Em 2024, pelo PSOL, foi eleita vereadora de Natal com 7.085 votos. Agora, projeta a possibilidade de novos voos na eleição de 2026. Está à disposição de qualquer cargo, mas afirma que “não descarta” e que “é para valer”, a pré-candidatura ao Governo do RN. Ela falou sobre o assunto no Programa 12 em Ponto, da 98 FM.

“Sou pré-candidata em 2026, só que eu ainda não sei a que. Não descarto, inclusive, uma candidatura ao governo do estado”, afirmou.

Thabatta contou que as conversas internas no PSOL ainda estão no início e que há diferenças entre as correntes internas do partido. Ela pertence à Primavera Socialista, tendência de atuação nacional, enquanto a direção estadual é composta por outra corrente. “A gente está entrando nas conversas sobre a chapa, inclusive. Eu estou na corrente que é a corrente nacional, que é a Primavera Socialista. Aqui é outra corrente, mas o PSOL hoje é o meu partido”, disse. Ao Diário do RN, ela afirmou que já levou a conversa ao diretório municipal.

Apesar do foco atual no mandato em Natal, Thabatta também cogita a possibilidade de disputar à Câmara dos Deputados. “A Câmara Federal também é um caminho, porque a nossa comunidade trans, por exemplo, nós queremos, nós estamos articuladas e queremos fazer uma bancada trans no Congresso”, disse.

Ela destacou que foi convidada pelo próprio presidente Lula para a disputa pelo PT. “Lula me chamou. Lula me convidou para ser deputada federal do PT. Quando esteve aqui as duas vezes, uma foi quando fomos para Oiticica”.

Thabatta também mencionou a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e disse estar de olho em possíveis nomes para dobradinha. “Tem nomes muito bons. Ivan Baron está querendo se colocar. Eu também não tiro a ideia de ir para Assembleia. Eu estou dizendo que estou analisando, vou continuar meu trabalho. Está sendo muito foco em Natal”, afirma.

PT
A vereadora comentou ainda as articulações nacionais envolvendo o PSOL e a possível federação com o PT. “Eu não estou conversando com nenhum partido. Ninguém veio a mim, até porque, quando vêm, eu digo que não quero conversar, porque o PSOL também está fazendo, pautando isso nacionalmente. Tem a possibilidade hoje do PSOL ter uma federação com o Partido dos Trabalhadores. Então, isso é um debate ainda muito grande”, disse.

Sobre essa eventual aliança com o PT e a possibilidade de isso inviabilizar sua candidatura ao governo, respondeu: “É. Mas, se não [acontecer a federação], o PSOL sempre tem candidatura própria. Por que não?”.

Dentro destas possibilidades, foi questionada se aceitaria compor como vice na chapa de Cadu Xavier, pré-candidato do sistema governista ao Governo do Estado. Ela respondeu: “Eu não conheço Cadu. Inclusive, hoje, os meus únicos votos que eu tenho certeza que eu vou votar: o presidente Lula, indo para reeleição, e a senadora Zenaide Maia”.

Entretanto, citou a falta de diálogo com as lideranças petistas locais, enquanto aliados. Enfatizou que só teve contato com Cadu Xavier uma vez, na ocasião em que esteve com o presidente Lula.

Sobre a governadora Fátima Bezerra, Thabatta adotou cautela. “As pessoas que me conhecem dentro da política sabem que eu não passo pano para ninguém. Eu já tive meus embates com o PT, com a esquerda, com a direita. Votei na governadora, não sei se ela realmente… Eu acho que quem deveria ser candidata ao Senado era a Natália [Bonavides]”, afirmou.

A vereadora, que iniciou a carreira política em Carnaúba dos Dantas, reforçou que sua trajetória política não se limita a siglas. “Para além de partidos, eu sou as pessoas que precisam estar ali. As pessoas interioranas, as pessoas com deficiência, as pessoas LGBT”, afirmou.

Sandro Pimentel: “Discussão sequer chegou ao partido”

O presidente estadual do PSOL no Rio Grande do Norte, Sandro Pimentel, afirmou ao Diário do RN que a eventual candidatura de Thabatta Pimenta ao Governo do Estado não foi discutida internamente até o momento.

“Essa é uma discussão coletiva e que sequer chegou ao partido ainda, nem por ela e nem por nenhum outro. Pessoalmente, acho estranho que essa discussão comece pela imprensa e não pelo partido. Um erro grave”, disse.

Sandro ressaltou que qualquer filiado ou filiada pode se colocar como pré-candidato a qualquer cargo, mas frisou que a decisão final será tomada pelo partido: “Ela, eu ou qualquer outra pessoa filiada ao PSOL pode se postular a qualquer cargo, mas que a definição final é do partido.”


Compartilhe esse post

CÂMARA DE PARNAMIRIM GASTA R$ 350 MILA MAIS COM DIÁRIAS DO QUE A PREFEITURA

  • por
Compartilhe esse post

A Câmara Municipal de Parnamirim tem em seus quadros 21 vereadores e 186 servidores, entre eletivos e comissionados. Já a Prefeitura de Parnamirim possui 5.756 servidores. Entretanto, quando se trata de gastos com as diárias de pessoal os números se invertem de forma exorbitante.

No período de 1º de janeiro de 2025 a 27 de maio de 2025, a Câmara de Parnamirim registrou no Portal da Transparência despesas de R$ 391.913 com a verba que cobre gastos deslocamento, alimentação e eventualmente hospedagem dos trabalhadores do Legislativo. Já por outro lado, a Prefeitura utilizou, no mesmo período, o valor de R$ 41.915 com a mesma despesa, apesar de dispor de uma estrutura bem maior de trabalhadores. O dado é do Portal da Transparência do Município.

Em relação ao mesmo intervalo de tempo do ano passado, a Câmara de Parnamirim gastou cerca de R$ 10 mil a mais com a diárias na Casa. De 1º de janeiro de 2024 a 27 de maio de 2025, foram R$ 382.590. Nos mesmos meses de 2025, a nova legislatura, sob presidência do vereador César Maia, as diárias foram R$ 391.913.

A verba indenizatória, a chamada verba de gabinete, também foi mais alta nos primeiros meses da nova legislatura em relação ao mesmo período da legislatura passada. Entre 1º de janeiro de 2024 e 27 de maio de 2025 a verba indenizatória custou aos cofres da Câmara de Parnamirim R$ 689.048,70. Já até os 27 dias de maio de 2024, a despesa com a verba de gabinete foi de R$ 469.614,91. Ou seja, cerca de R$ 220 mil de crescimento.

Os vencimentos dos servidores da Câmara também foram ampliados na nova legislatura. Foram quase 6 milhões de reais a mais. Nos primeiros cinco meses de 2024, os vencimentos e vantagens somaram R$ 6.531.395,68. Já em 2025, os salários do pessoal do Legislativo Municipal de Parnamirim aumentaram para R$ 8.302.391,13.


Compartilhe esse post